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Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia.

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Apresentação em tema: "Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia."— Transcrição da apresentação:

1 Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia

2 Agenda O Setor Ferroviário A Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil Exemplos de Empreendedorismo no Setor Considerações Finais

3 Setor Ferroviário

4 A matriz de transportes de cargas brasileira apresenta uma forte concentração no modal rodoviário. Em bilhões de TKU 2000

5 Ameaças de colapso do sistema de transportes com sintomas já presentes: frota rodoviária com idade média de cerca de 17,5 anos; estradas em condições péssima, ruim ou deficiente em 78% da extensão; baixa confiabilidade da estrutura ferroviária; pouca disponibilidade de terminais multimodais; uso do modal hidroviário incipiente. O modelo atual está saturado, exigindo reformas estruturais e a implementação de plano estratégico para o setor de transportes.

6 EVOLUÇÃO DAS EXTENSÕES DAS FERROVIAS NO BRASIL - KM Apesar das melhorias da produção das ferrovias concessionadas, não existem condições para ampliar a malha ferrroviária brasileira, que vem decrescendo pela eliminação de ramais antieconômicos.

7 Evolução das exportações das principais commodities - 1999/2004 Fonte: SECEX/IPEA E se observarmos o crescimento das commodities, líderes na demanda por ferrovia, esta extensão deveria ter crescido para acompanhar seu crescimento

8 As Ferrovias brasileiras… Ferrovias

9 ... foram projetadas para atender a demanda por transporte para os portos.

10 Transportaram cerca de 354 milhões de toneladas em 2004….

11 … e investiram aproximadamente R$ 1,7 bilhões neste ano.

12 A ferrovia também opera em um mercado competitivo. Além do caminhão, outras logísticas intermodais concorrem a BF Ferrovia Norte-Sul: Irá levar soja do MT para o Porto da Madeira – MA. Porto de Itacoatira: possibilidade de ampliar o escoamento de cargas, onde Amaggi está operando; Porto de Santarém: possibilidade de ampliar o escoamento de cargas, onde a Cargill já está operando Melhoria das rodovias: asfaltamento da BR-163 CVRD: poderá se tornar concorrente, caso exista ociosidade em seus ativos (por exemplo, redução no transporte de minério de ferro); FCA: potencial de captação de açúcar e álcool das regiões próximas à Ribeirão Preto ALL: ampliação da área de captação no MS, Bauru, Pederneiras, Araraquara, Sorocaba, Campinas Introdução de caminhões de alta performance no mercado

13 BRASIL FERROVIAS E NOVOESTE BRASIL

14 A malha ferroviária e seus principais mercados Mairinque

15 Os principais produtos transportados pela empresa são soja, minérios, combustíveis e açúcar. Transporte 2004

16 Principais fluxos da BF

17 Volumes e Projeções Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil - Volumes transportados em 2004 e os projetados para 2005, 2010 e 2015 Milhões de toneladas

18 Terminal de Alto Araguaia - MT Possui ainda dois terminais no MT, um em Alto Araguaia...

19 Terminal de Alto Taquari - MT...outro em Alto Taquari,...

20 Terminal de Chapadão do Sul... um em Chapadão do Sul no MS e...

21 Armazém XXXIX no Porto de Santos... E um armazém no Porto de Santos.

22 Utilizam atualmente cerca de 270 locomotivas e mais de 10 mil vagões Vagões de combustíveis Vagões com Bauxita Vagões Graneleiros HFT - ADM

23 Impactos dos Terminais no custo logístico O crescimento do modal ferroviário demanda mudanças de escala nos terminais rodo e hidro-ferroviários na origem para garantir eficiência na sua operação e assim reduzir os custos logísticos. Nos terminais portuários, principalmente no agronegócio, são necessários investimentos na ampliação da capacidade de recepção e expedição. 1414 14- Armazém XXXIX Armazém XXXIX CCO Portofer Terminais clientes 1- Cargill 5- Caramuru 6- ADM 7- Coimbra Terminais Clientes 2- Cutrale 4- TEFER - Terminal de Fertilizantes 8- TECON - Terminal de Container 11- Terminais Açucareiros Pátios 3- Conceiçãozinha 9- Macuco 13- Valongo 12-Ponte Móvel Portofer 10- CCO Portofer 7 8 4 6 5 9 1010 1 1313 1 2 3 3 11 10 9 8 7 6 5 4 2 1 13 12 14 TGG

24 EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO

25 1988 - Constituída a FERRONORTE S.A, foi a primeira concessionária privada estruturada no país 1992 - Início da construção em setembro de 1992 1998 - Inauguração da parte ferroviária da Ponte sobre o Rio Paraná em 9 de janeiro de 1998 1999 - Inauguração até o Terminal Chapadão do Sul (MS) - km 291,3 em 31 de maio de 1999 1999 - Inauguração até o Terminal Olacyr de Moraes (Alto Taquari - MT) - km 403,1 em 06 de agosto de 1999 2003 - Inauguração do Terminal em Alto Araguaia em junho de 2003 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 2005 – Início da construção do Terminal de Grãos do Guarujá (TGG) 2005 – Reestruturação da Brasil Ferrovias Ferronorte

26 A construção da FN criou oferta de transporte antecipadamente ao boom da soja no MT Milhões toneladas Produção e Exportações de Soja do MT e Transporte da FN

27 Parcerias com clientes +100+2.200

28 CONSIDERAÇÕES FINAIS O crescimento do transporte ferroviário nos últimos anos é uma indicação que o mercado reconhece o custo-benefício deste serviço. O crescente investimento das ferrovias no aumento da capacidade procura atender estes clientes, que buscam reduções em seus gastos com logística. As próximas etapas de crescimento das ferrovias irão incorporar novos produtos e cada vez mais oferecer um maior nível de serviços. Nos próximos 5 anos projeta-se um crescimento do setor de transporte ferroviário superior ao PIB, de forma a atender ao atual gap logístico.

29 Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia


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