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PublicouRui Santarém Paiva Alterado mais de 8 anos atrás
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Rodovias: aproximadamente 1.800.000 Km de extensão Somente 12% com pavimentação Maioria: estradas municipais sem pavimentação Rodovias federais: consideradas as piores Rodovias privatizadas: consideradas as melhores Ações: –recuperação, modernização e duplicação de rodovias já existentes –novas rodovias quando necessário Capital estatal e privado Estímulos para o maior uso das hidrovias –mais embarcações –Mais portos fluviais –Eclusas (ampliação dos trechos navegáveis em rios de planalto) –Instalação de terminais intermodais (flexibilização de trajetos) Destaques –Hidrovia Madeira-Amazonas –Hidrovia Tocantins-Araguaia –Hidrovia do Paraguai –Hidrovia Tietê-Paraná Módulo 28 – Transportes no Brasil II
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Navegação Marítima: O Brasil possui um litoral extenso e muitos portos Falta de navios –Estímulos para a indústria naval Deficiências portuárias –Modernização e maior eficiência nos portos Dificuldade de acesso aos portos –Melhoria de acesso utilizando vários modais
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SUAPE
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PECEM
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Porto de Itaqui
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Porto de Tubarão
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Porto de Santos
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Exercícios – Módulo 28: 1.C 2.VUNESP: a)Transportam muito mais carga de cada vez gastando menos combustível. São menos poluentes e mais baratos. b)Ele possui um trajeto mais flexível e é mais rápido. 3.UNESP: a)O Brasil utiliza mais o rodoviário, os EUA utilizam o ferroviário e a China o hidroviário. O Brasil tem a pior opção, pois é o sistema mais caro. b)Secundariamente o Brasil utiliza o ferroviário, os EUA utilizam o rodoviário e a China o ferroviário. A China optou pelos meios de transporte mais baratos.
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4. a) Tubarão e Itaqui b) manufaturados, carne e soja soja e açúcar manufaturados e produtos agrícolas ferro e aço 5. a)Ferro b)Sal c)Açúcar d)Cacau e)ferro e manganês f)Têxteis g)soja e petróleo 6.B 7.A 8.C
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9.C 10.FUVEST: a)grande dependência do transporte rodoviário que foi priorizado a partir da década de 60 com a implantação da indústria automobilística no Brasil. b)maior equilíbrio entre os meios de transporte reduzindo o % de cargas em rodovias e aumentando o % de cargas em ferrovias e hidrovias que são menos poluentes e mais baratos. 11.Para atrair investimentos da iniciativa privada e resolver os problemas e deficiências dos portos e da navegação marítima no Brasil.
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