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O “PARADÃO” NA INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
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“Brasil: o país dos caminhões
“Brasil: o país dos caminhões. Se os caminhoneiros pararem o Brasil pára.”
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Território brasileiro
Brasil, país com dimensões continentais, apresenta enormes dificuldades para interligações regionais; Predomina no país os rios de planalto, que dificultam o transporte hidrográfico; Os rios de planície, ideais para a navegação, estão longe dos grandes centros (ex.: Paraguai e Amazonas).
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Pontos históricos Até 1930, o Brasil prioriza o transporte ferroviário (auge da economia cafeeira de agroexportação); Com a Revolução dos Transportes nos EUA, a Crise de 1929 (falência da cafeicultura) e a vinda de multinacionais (GM, VW, FORD, FIAT, etc.) o país faz a opção pelo transporte rodoviário, ocorrendo o sucateamento das ferrovias.
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Contexto atual Aumento das exportações agropecuárias, minerais e industriais; Necessidade de meios de transportes mais eficientes; ATENÇÃO: hoje, 6% da produção de grãos é perdida no transporte, enquanto a CONAB considera como ideal até 0,6%;
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Resultado: necessidade urgente de pesados investimentos em infra-estrutura de transporte, com a construção de silos, rodovias, ferrovias, portos, etc.
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possibilidade de “apagão” infra-estrutural no setor energético e de transportes
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TABELA1: COMPARAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE TRANSPORTES
BRASIL CARGA (%) PASSAGEIRO (%) RODOVIAS 62 96 FERROVIAS 23,9 1,48 HIDROVIAS 13,8 - AEROVIAS 0,3 2,52
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Tabela 2: Transporte de cargas em outros países
Rodovias Ferrovias Hidrovias EUA 25% 50% Rússia 5% 82% 13% Japão 20% 38% 42% Brasil 62% 23,9% 13,8%
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