Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRita Álvaro Casado Alterado mais de 8 anos atrás
1
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros
2
Abordagens de Coleta de Dados Para descrever fenômenos é necessário ter dados Dados são coletados a partir das seguintes formas: observação, entrevista e/ou questionários Em seguida são analisados e tornam-se base para a decisão Ajudam a reduzir o risco de erros com consequências onerosas
3
Tipos de Coleta de Dados: Observação e de Survey OBSERVAÇÃO Podem ser obtidos pela observação humana, mecânica ou eletrônica Resulta em dados narrativos ou numéricos Desvantagem: não há oportunidade de observar características que não podem ser vistas Vantagem: abordagem não-invasiva, o indivíduo não está ciente de sua participação em um projeto de pesquisa
4
Duas formas especiais da abordagem observacional PESQUISA ETNOGRÁFICA Envolve a interpretação do comportamento através da observação de experiências de vida reais ANÁLISE DE CONTEÚDO Obtém dados através da observação e análise do conteúdo ou mensagem de texto escrito É usada para interpretar textos de entrevistas, descobrir temas e orientações de programas e anúncios na mídia O resultado final é muitas vezes usado para quantificar os dados qualitativos
5
MÉTODOS DE SURVEY MÉTODOS DE SURVEY Coleta de dados primários a partir de indivíduos São usados quando o projeto de pesquisa envolve a coleta de informações de uma grande amostra de indivíduos Os métodos de coleta de dados de survey recaem em duas categorias: administração de questionários, incluindo as surveys pelo correio e as eletrônicas, e o método de entrevista Há também um método especial de survey, o método de painel, este tem como vantagem as respostas rápidas e substancialmente mais numerosas do que em outros métodos de coleta de dados
6
Questionários O questionário é um conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos respondentes, normalmente em forma de números Questionários auto-administrados: são respondidos pelo respondente sem a presença de um pesquisador Surveys por correspondência: surveys são entregues aos respondentes por correio, fax, ou serviços de entrega em 24 horas Surveys eletrônicas: são as surveys por e-mail, pela internet...
7
Entrevistas Ocorre quando o pesquisador “fala” diretamente com o respondente, fazendo perguntas e registrando as respostas As entrevistas podem variar de não-estruturadas a altamente estruturadas Entrevistas estruturadas, o entrevistador utiliza uma sequência de perguntas predeterminadas Entrevistas semi-estruturadas: têm uma estrutura e orientações gerais, mas permitem muita flexibilidade para incluir perguntas não-estruturadas Entrevistas não-estruturadas: é conduzida sem o uso de uma sequência de perguntas Entrevistas em profundidade: é uma sessão de discussão individual não- estruturada entre um entrevistador treinado e um entrevistado
8
Entrevistas Entrevistas pessoais X entrevistas por telefone As entrevistas pessoais envolvem o contato direto com os respondentes. As entrevistas por telefone não são realizadas pessoalmente, mas ainda assim podem ser muito eficazes DIÁLOGO POR COMPUTADOR Envolve a resposta de perguntas online, ou através de questionário enviado por e-mail
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.