A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins."— Transcrição da apresentação:

1 André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins

2 Conceitos  Um processo que permite a melhoria e o desenvolvimento das ações organizacionais, através da aquisição de novos conhecimentos e de melhores compreensões (FIOL, LYLES, 1985).  Organizações onde as pessoas continuamente expandem as suas capacidades no sentido de criar resultados desejados, onde novos sistemas são gerados, onde se liberta a aspiração coletiva e onde as pessoas fazem continuamente uma aprendizagem de como aprender em conjunto.  Um processo que permite o desenvolvimento e mudança do sistema de valores e de conhecimentos, a melhoria das capacidades de ação e de resolução de problemas, permitindo criar uma atmosfera na qual os seus membros procuram constantemente melhorar o seu desempenho conjunto.

3 Considerações conceituais  “A aprendizagem organizacional surge como a religião da organização do futuro”. (KIERNAN, 1998, p. 198).  “O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado”. (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 20).

4 Métodos de aplicação  Resolução sistemática de problemas.  Experimentação.  Experiência passada.  Circulação de conhecimento.  Experiências de outras organizações.

5 Objetivos  Na aprendizagem organizacional os objetivos são explicados de diversas formas, assim, alguns teóricos como Dodgson, procuraram explicar sob dois prismas: o domínio da psicologia, que coloca a ênfase da aprendizagem como uma forma de adaptação, sendo mais fácil sobreviver em ambientes incertos, inseguros; e sob o âmbito da gestão, como meio para atingir, manter e aumentar a competitividade, produtividade e inovação em circunstancias tecnológicas e de mercado incertas, segundo o autor, existe uma relação entre as incertezas das circunstâncias e a necessidades destas.

6  Outros autores entendem que o conflito é uma condição essencial para a ocorrência da aprendizagem e que os objetivos da aprendizagem organizacional podem conduzir a situações conflituosas, o que Clark et al(1987), chamou de “dilema da produtividade”, este conflito e aprendizagem seria um “estado natural” e inevitável.  No domínio da economia e da gestão, o objetivo é a produtividade.  Argotte e Epple (1990), referem ganho de produtividade há uma maior experiência de produção. E observou-se em algumas organizações “curvas de aprendizagem”, com variações a medida que aprendem devido a fatores como: 1- esquecimento organizacional; 2- turn-over; 3- transferência de ganho de produtividade; 4- economia de escala.


Carregar ppt "André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google