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Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

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Apresentação em tema: "Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
NORMA ISO 9001:2015 Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

2 Norma ISO 9001:2015 PUBLICADA EM SETEMBRO 2015
TEMPO PARA ADEQUAÇÃO: 3 ANOS a contar da data da publicação 2008: CERTIFICADOS PODEM SER EMITIDOS ATÉ 2017 2015: A PARTIR DE SETEMBRO2018 ::TODAS DEVEM ATENDER AOS REQUISITOS DA VERSÃO 2015

3 ESTRUTURA DA ISO 9001:2015 1. Escopo 2. Referências normativas
3. Terminologia e Definições 4. Contexto da organização:. 5. Liderança: 6. Suporte: 7. Planejamento 8. Operação: 9. Avaliação de desempenho: 10. Melhorias :

4 4 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
Determinar os fatores externos e internos Entender as necessidades das partes interessadas Determinar o escopo do sistema de gestão Sistema de gestão da Qualidade (SGQ) Nesta seção serão incluídos os requisitos relativos a compreensão da organização na implementação da norma, as necessidades e expectativas das partes interessadas, o alcance do seu SGQ.

5 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
Identificar fatores externos e internos Identificar partes interessadas internas e externas e suas necessidades Documentar o contexto da organização: Manual ou documento anexo Monitorar e revisar regularmente: PEST ou SWOT

6 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização e seu contexto 4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas 4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade 4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos

7 FATORES EXTERNOS FATORES INTERNOS
4. 1 A ORGANIZAÇÃO DEVE: Determinar fatores externos e internos Analisar criticamente e monitorar estes fatores FATORES EXTERNOS FATORES INTERNOS Econômicos : disponibilidade de capital, mercados financeiros, desemprego, emissão de deuda, competência. Ambientais: emissões e resíduos, energia, catastrófes naturais, desenvolvimento sustentável Políticos: troca de governo, legislação, políticas públicas, regulação. Sociais: demografia, responsabilidade social, terrorismo Tecnológicos: Interrupções no comércio eletrônico, dados externos, tecnologia emergente Infraestrutura: disponibilidades de ativos, capacidade de ativos, acesso de capital Pessoal: capacidade do pessoal, saúde, segurança Processo: capacidade de planejamento, execução, entradas, saídas, conhecimento, fornecedores. Tecnologia, disponibilidade e integridade dos dados e sistemas, desenvolvimento, produção e manutenção

8 4.2 : PARTES INTERESSADAS A organização deve:
Determinar as partes interessadas relevantes para o SGQ Determinar requisitos relevantes das partes interessadas Analisar criticamente e monitorar as informações

9 Crie uma questão para cada um dos itens a seguir: 0
Crie uma questão para cada um dos itens a seguir: 0.1 (Generalidades), 0.3 (Abordagem de processo), Ciclo PDCA, (mentalidade de risco). Entregue a questão a professora com sua respectiva resposta. Um trabalho por dupla. Resolva os exercícios do no. 6 até o no. 10

10 LIDERANÇA 5 Liderança 5.1 Liderança e comprometimento 5.2
Política da qualidade 5.3 Funções, responsabilidades e autoridades na estrutura organizacional

11 5 .LIDERANÇA 5.1 LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO
A alta direção deve demonstrar sua liderança e compromisso com respeito a qualidade do sistema de gestão. 5.2 POLÍTICA A alta direção deve estabelecer uma política de qualidade que seja adequada ao propósito da organização e seus resultados 5.3 FUNÇÕES, AUTORIDADES E RESPONSABILIDADES A alta direção deve assegurar-se que as responsabilidades e autoridades para as funções relevantes sejam definidas e comunicadas dentro da organização.

12 Resolva os exercícios até o no. 14

13 6 PLANEJAMENTO DO SGQ ISO 31000
6.1 Ações para direcionar os riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para o seu sucesso 6.3 Planejamento e controle de mudanças

14 6.1 Ações para tratar de riscos e oportunidades
Dar segurança para que os resultados sejam de acordo com o esperado Prevenir ou reduzir efeitos indesejados Realizar melhoria contínua

15 Gerenciamento de riscos nas atividades do processo

16 ISO 31000 GESTÃO DE RISCOS MISSÃO VISÃO ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
ESTRATÉGIAS QHSER POLITICAS

17 ISO 31000 OBJETIVOS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO INDICADORES

18 ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS SEGUNDO A ISO 31000
Finanças e custos Crescimento Desenvolvimento dos recursos humanos Planos de investigação e desenvolvimento Satisfação do cliente Higiene, segurança, meio ambiente Desempenho operacional Indicadores internos de qualidade Controle de riscos

19 CICLO DO CUMPRIMENTO DA ISO 31000
OBJETIVOS DO PROCESSO CAUSAS: (fatores internos e externos agente gerador) RISCO DESCRIÇÃO EFEITOS CONSEQUÊNCIAS VENDAS SOCIAIS PERDAS DE VENDAS Em temporadas altas aumenta a crise social Meta do mês não cumprida Fontes de riscos Processo que impacta Processo 1 Processo 2 Processo 3 Processo 4 Processo 5 Estratégico Operacional Financeiro Tecnologia

20 Níveis de risco NIVEL CONCEITO DESCRIÇÃO A QUASE CERTEZA
Espera que ocorra na maioria das circunstancias B PROVAVEL Provavelmente ocorrerá na maioria das circunstâncias C POSSIVEL Pode ocorrer em algum momento D IMPROVÁVEL Poderia ocorrer em algum momento E RARO Pode ocorrer só em circunstâncias excepcionais

21 FREQUÊNCIA OU PROBABILIDADE

22 RESULTADOS

23 Resolva os exercícios até o no. 17

24 7 SUPORTE RECURSOS COMPETENCIA CONSCIENTIZAÇÃO COMUNICAÇÃO
INFORMAÇÃO DOCUMENTADA

25 7.1. RECURSOS 7.1.1 Recursos 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura
7.1.4 Ambiente para operações e processos Recursos para monitoramento e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional

26 7.1.5 RECURSOS PARA MONITORAMENTO E MEDIÇÃO
Rastreabilidade Verificação ou calibração Identificação Proteção Se não conforme: verificar a validade de medições prévias

27 7. SUPORTE 7 Suporte 7.1 Recursos 7.1.1 Generalidades 7.1.2 Pessoas
7.1.3 Infraestrutura 7.1.4 Ambiente para processos e operação 7.1.5 Recursos de monitoramento e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competência 7.3 Conscientização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada 7.5.1 7.5.2 Criação e atualização 7.5.3 Controle de informação documentada

28 Resolva os exercícios até o no. 26

29 8 OPERAÇÃO OPERAÇÃO Planejamento operacional e controle
Interações com os clientes e outras partes interessadas Controle de processos externos ou produtos Projeto e desenvolvimento Execução/implementaçãp Preparação operacional

30 8. OPERAÇÃO 8 Operação 8.1 Planejamento e controle da operação 8.2
Determinação de requisitos para produtos e serviços 8.2.1 Comunicação com o cliente 8.2.2 Determinação de requisitos relacionados a produtos e serviços 8.2.3 Revisão de requisitos relacionados a produtos e serviços 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços 8.3.1 Generalidades 8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento 8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento 8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento 8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento 8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente 8.4.1 8.4.2 Tipo e extensão do controle de fornecedores externos 8.4.3 Informação para fornecedores externos 8.5 Produção e prestação de serviços 8.5.1 Controle de produção e prestação de serviços 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.5.3 Propriedade de clientes ou de fornecedores externos 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades pós entrega 8.5.6 Controle de mudanças 8.6 Lançamento de produtos e serviços 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços

31 Resolva os exercícios até o no. 38

32 9 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
Análise crítica da direção Monitoramento medição análise e avaliação Auditoria interna Satisfação dos clientes

33 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
9 Avaliação de desempenho 9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação 9.1.1 Generalidades 9.1.2 Satisfação dos clientes 9.1.3 Analise e avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Análise crítica

34 Resolva os exercícios até o no. 43

35 10 MELHORIAS MELHORIA CONTÍNUA NÃO CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS

36 MELHORIA 10 Melhoria 10.1 Generalidades 10.2
Não conformidades e ações corretivas 10.3 Melhoria continua

37 Resolva os exercícios até o no. 45

38 ANEXOS Anexo A Esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceito (informativo) Anexo B Princípios de gestão da qualidade (informativo) Anexo C O portfólio ISO das normas de gestão da qualidade (informativo)

39 Anexo B : Princípios de gestão
1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento de pessoas 4. Abordagem de processos 5. Melhorias 6. Tomada de decisão baseada em evidências 7. gestão de relacionamentos

40 PRINCIPAIS MUDANÇAS Manutenção do foco em “confiança na capacidade de a organização fornecer mercadorias e serviços conformes”, ao invés de “capacidade da organização” (OUTPUT MATTERS!) Inclusão de duas cláusulas relativas ao contexto da organização: 4.1 Entender a organização e seu contexto 4.2 Entender as necessidades e expectativas das partes interessadas Introdução do conceito de risco em substituição à ação preventiva e desvinculação da ação preventiva da corretiva Introdução do conceito de Partes Interessadas relevantes Manutenção do conceito de “Abordagem de Processo”

41 PRINCIPAIS MUDANÇAS Adequação da linguagem para tornar a norma mais genérica e mais fácil de ser aplicada por organizações de serviços. Ex.: products está sendo substituído por goods and services (produtos e serviços). Inclusão de cláusula relativa a todas as formas de provisão externa: 8.4 Control of external provision of goods and services (produtos e serviços) Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como ISO e OHSAS e facilidade de integração de sistemas Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão (Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo “informação documentada”, por ex.)


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