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PublicouFernando Figueiredo Igrejas Alterado mais de 8 anos atrás
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Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
NORMA ISO 9001:2015 Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
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Norma ISO 9001:2015 PUBLICADA EM SETEMBRO 2015
TEMPO PARA ADEQUAÇÃO: 3 ANOS a contar da data da publicação 2008: CERTIFICADOS PODEM SER EMITIDOS ATÉ 2017 2015: A PARTIR DE SETEMBRO2018 ::TODAS DEVEM ATENDER AOS REQUISITOS DA VERSÃO 2015
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ESTRUTURA DA ISO 9001:2015 1. Escopo 2. Referências normativas
3. Terminologia e Definições 4. Contexto da organização:. 5. Liderança: 6. Suporte: 7. Planejamento 8. Operação: 9. Avaliação de desempenho: 10. Melhorias :
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4 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
Determinar os fatores externos e internos Entender as necessidades das partes interessadas Determinar o escopo do sistema de gestão Sistema de gestão da Qualidade (SGQ) Nesta seção serão incluídos os requisitos relativos a compreensão da organização na implementação da norma, as necessidades e expectativas das partes interessadas, o alcance do seu SGQ.
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CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
Identificar fatores externos e internos Identificar partes interessadas internas e externas e suas necessidades Documentar o contexto da organização: Manual ou documento anexo Monitorar e revisar regularmente: PEST ou SWOT
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CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO
4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização e seu contexto 4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas 4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade 4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos
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FATORES EXTERNOS FATORES INTERNOS
4. 1 A ORGANIZAÇÃO DEVE: Determinar fatores externos e internos Analisar criticamente e monitorar estes fatores FATORES EXTERNOS FATORES INTERNOS Econômicos : disponibilidade de capital, mercados financeiros, desemprego, emissão de deuda, competência. Ambientais: emissões e resíduos, energia, catastrófes naturais, desenvolvimento sustentável Políticos: troca de governo, legislação, políticas públicas, regulação. Sociais: demografia, responsabilidade social, terrorismo Tecnológicos: Interrupções no comércio eletrônico, dados externos, tecnologia emergente Infraestrutura: disponibilidades de ativos, capacidade de ativos, acesso de capital Pessoal: capacidade do pessoal, saúde, segurança Processo: capacidade de planejamento, execução, entradas, saídas, conhecimento, fornecedores. Tecnologia, disponibilidade e integridade dos dados e sistemas, desenvolvimento, produção e manutenção
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4.2 : PARTES INTERESSADAS A organização deve:
Determinar as partes interessadas relevantes para o SGQ Determinar requisitos relevantes das partes interessadas Analisar criticamente e monitorar as informações
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Crie uma questão para cada um dos itens a seguir: 0
Crie uma questão para cada um dos itens a seguir: 0.1 (Generalidades), 0.3 (Abordagem de processo), Ciclo PDCA, (mentalidade de risco). Entregue a questão a professora com sua respectiva resposta. Um trabalho por dupla. Resolva os exercícios do no. 6 até o no. 10
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LIDERANÇA 5 Liderança 5.1 Liderança e comprometimento 5.2
Política da qualidade 5.3 Funções, responsabilidades e autoridades na estrutura organizacional
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5 .LIDERANÇA 5.1 LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO
A alta direção deve demonstrar sua liderança e compromisso com respeito a qualidade do sistema de gestão. 5.2 POLÍTICA A alta direção deve estabelecer uma política de qualidade que seja adequada ao propósito da organização e seus resultados 5.3 FUNÇÕES, AUTORIDADES E RESPONSABILIDADES A alta direção deve assegurar-se que as responsabilidades e autoridades para as funções relevantes sejam definidas e comunicadas dentro da organização.
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Resolva os exercícios até o no. 14
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6 PLANEJAMENTO DO SGQ ISO 31000
6.1 Ações para direcionar os riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para o seu sucesso 6.3 Planejamento e controle de mudanças
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6.1 Ações para tratar de riscos e oportunidades
Dar segurança para que os resultados sejam de acordo com o esperado Prevenir ou reduzir efeitos indesejados Realizar melhoria contínua
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Gerenciamento de riscos nas atividades do processo
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ISO 31000 GESTÃO DE RISCOS MISSÃO VISÃO ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
ESTRATÉGIAS QHSER POLITICAS
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ISO 31000 OBJETIVOS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO INDICADORES
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ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS SEGUNDO A ISO 31000
Finanças e custos Crescimento Desenvolvimento dos recursos humanos Planos de investigação e desenvolvimento Satisfação do cliente Higiene, segurança, meio ambiente Desempenho operacional Indicadores internos de qualidade Controle de riscos
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CICLO DO CUMPRIMENTO DA ISO 31000
OBJETIVOS DO PROCESSO CAUSAS: (fatores internos e externos agente gerador) RISCO DESCRIÇÃO EFEITOS CONSEQUÊNCIAS VENDAS SOCIAIS PERDAS DE VENDAS Em temporadas altas aumenta a crise social Meta do mês não cumprida Fontes de riscos Processo que impacta Processo 1 Processo 2 Processo 3 Processo 4 Processo 5 Estratégico Operacional Financeiro Tecnologia
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Níveis de risco NIVEL CONCEITO DESCRIÇÃO A QUASE CERTEZA
Espera que ocorra na maioria das circunstancias B PROVAVEL Provavelmente ocorrerá na maioria das circunstâncias C POSSIVEL Pode ocorrer em algum momento D IMPROVÁVEL Poderia ocorrer em algum momento E RARO Pode ocorrer só em circunstâncias excepcionais
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FREQUÊNCIA OU PROBABILIDADE
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RESULTADOS
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Resolva os exercícios até o no. 17
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7 SUPORTE RECURSOS COMPETENCIA CONSCIENTIZAÇÃO COMUNICAÇÃO
INFORMAÇÃO DOCUMENTADA
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7.1. RECURSOS 7.1.1 Recursos 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura
7.1.4 Ambiente para operações e processos Recursos para monitoramento e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional
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7.1.5 RECURSOS PARA MONITORAMENTO E MEDIÇÃO
Rastreabilidade Verificação ou calibração Identificação Proteção Se não conforme: verificar a validade de medições prévias
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7. SUPORTE 7 Suporte 7.1 Recursos 7.1.1 Generalidades 7.1.2 Pessoas
7.1.3 Infraestrutura 7.1.4 Ambiente para processos e operação 7.1.5 Recursos de monitoramento e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competência 7.3 Conscientização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada 7.5.1 7.5.2 Criação e atualização 7.5.3 Controle de informação documentada
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Resolva os exercícios até o no. 26
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8 OPERAÇÃO OPERAÇÃO Planejamento operacional e controle
Interações com os clientes e outras partes interessadas Controle de processos externos ou produtos Projeto e desenvolvimento Execução/implementaçãp Preparação operacional
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8. OPERAÇÃO 8 Operação 8.1 Planejamento e controle da operação 8.2
Determinação de requisitos para produtos e serviços 8.2.1 Comunicação com o cliente 8.2.2 Determinação de requisitos relacionados a produtos e serviços 8.2.3 Revisão de requisitos relacionados a produtos e serviços 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços 8.3.1 Generalidades 8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento 8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento 8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento 8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento 8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente 8.4.1 8.4.2 Tipo e extensão do controle de fornecedores externos 8.4.3 Informação para fornecedores externos 8.5 Produção e prestação de serviços 8.5.1 Controle de produção e prestação de serviços 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.5.3 Propriedade de clientes ou de fornecedores externos 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades pós entrega 8.5.6 Controle de mudanças 8.6 Lançamento de produtos e serviços 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços
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Resolva os exercícios até o no. 38
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9 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
Análise crítica da direção Monitoramento medição análise e avaliação Auditoria interna Satisfação dos clientes
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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
9 Avaliação de desempenho 9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação 9.1.1 Generalidades 9.1.2 Satisfação dos clientes 9.1.3 Analise e avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Análise crítica
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Resolva os exercícios até o no. 43
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10 MELHORIAS MELHORIA CONTÍNUA NÃO CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS
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MELHORIA 10 Melhoria 10.1 Generalidades 10.2
Não conformidades e ações corretivas 10.3 Melhoria continua
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Resolva os exercícios até o no. 45
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ANEXOS Anexo A Esclarecimento da nova estrutura, terminologia e conceito (informativo) Anexo B Princípios de gestão da qualidade (informativo) Anexo C O portfólio ISO das normas de gestão da qualidade (informativo)
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Anexo B : Princípios de gestão
1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento de pessoas 4. Abordagem de processos 5. Melhorias 6. Tomada de decisão baseada em evidências 7. gestão de relacionamentos
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PRINCIPAIS MUDANÇAS Manutenção do foco em “confiança na capacidade de a organização fornecer mercadorias e serviços conformes”, ao invés de “capacidade da organização” (OUTPUT MATTERS!) Inclusão de duas cláusulas relativas ao contexto da organização: 4.1 Entender a organização e seu contexto 4.2 Entender as necessidades e expectativas das partes interessadas Introdução do conceito de risco em substituição à ação preventiva e desvinculação da ação preventiva da corretiva Introdução do conceito de Partes Interessadas relevantes Manutenção do conceito de “Abordagem de Processo”
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PRINCIPAIS MUDANÇAS Adequação da linguagem para tornar a norma mais genérica e mais fácil de ser aplicada por organizações de serviços. Ex.: products está sendo substituído por goods and services (produtos e serviços). Inclusão de cláusula relativa a todas as formas de provisão externa: 8.4 Control of external provision of goods and services (produtos e serviços) Melhoria no alinhamento com outras normas de gestão, como ISO e OHSAS e facilidade de integração de sistemas Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão (Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo “informação documentada”, por ex.)
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