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N ECESSIDADES DE UM S ISTEMA DE G ESTÃO Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos; Tradução.

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1 N ECESSIDADES DE UM S ISTEMA DE G ESTÃO Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos; Tradução de requisitos em informações a serem utilizadas como embasamento de tomadas de decisão e ações; Estabelecer estratégias, políticas de atuação e objetivos a serem atingidos;

2 N ECESSIDADES DE UM S ISTEMA DE G ESTÃO Planejar de forma preventiva ações rotineiras e não-rotineiras, visando o sucesso no atendimento aos requisitos, por meio de padrões adequados; Implementar padrões provendo os recursos necessários – financeiros, materiais, humanos, instalações, equipamentos e infraestrutura; Medir, monitorar e analisar os resultados atingidos para balizar a necessidade de tomada de ações reativas, corretivas, preventivas e preditivas;

3 N ECESSIDADES DE UM S ISTEMA DE G ESTÃO Melhorar continuamente sua eficácia em atender a todos os requisitos essenciais.

4 S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE (SGQ) Início de sistemas Formais e Documentados: 1. Uso de normas para a avaliação da extensão e capacidade de fornecedores; 2. Era da Garantia da Qualidade : Grandes clientes exigiam evidências objetivas de que seus clientes atendiam a seus requisitos especificados; 3. Estados Unidos (NASA, Militares), Inglaterra (2ª G.M. – detonação acidental de armas), Canadá, entre outros desenvolveram suas próprias normas e certificações;

5 S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE (SGQ) A fim de corrigir o problema de proliferação de normas, a ISO – International Organization for Standardization, estabelece o comitê técnico TC176 – Garantia da Qualidade. Este comitê estudou e analisou as diversas certificações, consolidando a série ISO 9000 – composta das normas: 1. ISO 9000:1987 – Estrutura semelhantes a norma britânica BS5750 (British Standards Institution), com 3 divisões:

6 S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE (SGQ) - ISO 9001:1987 – Modelo de Garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestação de serviço (Criação de novos produtos) - ISO 9002:1987 - Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviços (Semelhante ao anterior, sem abranger novos produtos) - ISO 9003:1987 – Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste. (Produto final – não processo)

7 S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE (SGQ) A adaptação das normas ISO para o contingente nacional, coube ao Comitê Brasileiro da Qualidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em 1990; Publicação do sistema de normatização NBR ISO 9000; 1994 foi revisada a primeira versão das normas da família ISO – buscando privilegiar as ações preventivas, indo de encontro à versão antiga que focava no produto final – aumento da “burocracia”

8 S ISTEMAS DE G ESTÃO DA Q UALIDADE (SGQ) Final do ano 2000 – Segunda revisão: Aplicação voltada tanto à indústria manufatureira quanto à prestação de serviços; Consolidação das versões anteriores; Foco não apenas aos requisitos de clientes e regulamentares, mas também à melhoria contínua dos processos.

9 SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

10 I NTEGRAÇÃO 1. Tornar-se parte integrante; 2. Incorporar-se; 3. Somatório de partes infinitesimais compondo um todo completo dentro de limites fixados ou de condições de fronteiras definidas;

11 S ISTEMA Pode significar uma parte daquilo que queremos estudar ou o todo que estudamos; Trata-se de um conjunto de elementos, que não necessariamente têm a mesma natureza; Sistema social, sistema de controle, sistema financeiro, sistema de ensino........

12 G ESTÃO Identifica nosso propósito; Ato de gerir, administrar com o objetivo de alcançar metas ; Envolve basicamente três funções: Planejamento, Controle e Melhoria

13 S ISTEMA DE G ESTÃO Conjunto de elementos bem determinados que de alguma forma podem interagir ou se relacionar, e para os quais voltaremos nossa atenção porque temos interesse de saber como se comportam em relação aos níveis de desempenho que previamente estabelecemos.

14 NBR ISO 9000:2000 SGQ - Sistema: Conjunto de elementos que estão inter- relacionados ou em interação; - Sistema de Gestão: Sistema para estabelecer políticas e objetivos e para atingir esses objetivos; - Gestão: Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização

15 S ISTEMA I NTEGRADO DE G ESTÃO Conjunto de elementos relacionados entre si e que devem ser implementados para assegurar a uma organização o estabelecimentos de políticas, seu desdobramento em objetivos e para permitir que estes objetivos sejam atingidos.

16 Sistema Integrado de Gestão Sistema Integrado de Gestão Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Ambiental Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (AS 8000) Outros Sistemas de Gestão Outros Sistemas de Gestão

17 G ESTÃO I NTEGRADA Desenvolvimento Sustentável; Atendimento aos mais diversos stakeholders; Mundo globalizado e de rápidas mudanças; Necessidade de discussão e identificação dos requisitos ou exigências necessários ao desenvolvimento sustentável do negócio

18 G ESTÃO I NTEGRADA Capacidade de adaptação ao ambiente e demais cenários em que está inserida a organização;

19 S TAKEHOLDERS O termos é abrangente e utilizado para identificar todas as “partes” envolvidas e/ou interessadas no negócio: As organizações devem produzir impactando e sendo impactadas, de maneira responsável. As partes impactadas são os stakeholders;

20 E XEMPLOS DE S TAKEHOLDERS Investidores e Acionistas; Clientes; Empregados e Colaboradores; Fornecedores; Sociedade; Órgãos fiscalizadores; Etc.

21 O P RINCÍPIO DA A DAPTAÇÃO S USTENTÁVEL “A sustentabilidade de uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de adaptação aos fatores críticos existentes no ambiente e nos cenários no qual cumpre sua missão” O Princípio acima pode ser traduzido segundo os requisitos ou exigências de cada fator que interfere em sua operação:

22 I NVESTIDORES “A meta de toda organização é gerar resultados que justifiquem os recursos investidos e garantam sua continuidade” Análise da afirmação: - Que tipo de resultados? - Resultado consiste no atingimento de metas.

23 C LIENTES “A sustentabilidade do negócio requer foco constante nas necessidades e expectativas dos clientes, visando não só atendê-las, mas superá- las” Análise da afirmação: - Foco no cliente; - Clientes internos e externos - Qualidade em todos os processos do relacionamento cliente-fornecedor

24 C LIENTES - Atender às expectativas do cliente em todos os aspectos esperados; - A cadeia de atendimento ao cliente deve buscar a melhoria constante e seu desenvolvimento

25 T RABALHADORES / C OLABORADORES “O ambiente interno de uma organização requer trabalho feito por pessoas capazes e satisfeitas” Análise da afirmativa: - A satisfação dos colaboradores depende de fatores muito mais abrangentes que o financeiro;

26 T RABALHADORES / C OLABORADORES - Aspectos como segurança, saúde, responsabilidade social, confiança, investimento na formação profissional; - A maior parte das falhas acontece no nível operacional, mas por responsabilidade gerencial em não prover procedimentos preventivos.

27 F ORNECEDORES “A sustentabilidade do negócio de uma organização depende de uma cadeia de fornecimento que impacte seu ambiente de tarefa interno e externo de forma responsável”

28 F ORNECEDORES Análise da afirmação: - As entradas são o início do processo produtivo da organização, e seus fornecedores devem atender a requisitos estabelecidos pela organização; - Requisitos relativos a aspectos ambientais, de segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social;

29 F ORNECEDORES - As organizações produtoras são responsáveis de forma única ou solidária, pelo impactos que seus produtos e processos ou que produtos e processos de seus fornecedores de bens e serviços possam gerar não só no meio ambiente, como também na segurança e na saúde das pessoas e nas relações sociais de trabalho.

30 S OCIEDADE “Toda organização impacta e é impactada pelas condições ambientais externas, físicas, reguladoras, regulamentadoras, políticas e sociais” Análise da afirmação: - A organização é responsável pelo impacto causado de seus produtos e processos em diversos modelos de entidades:

31 S OCIEDADE 1. Comunidades de forma geral; 2. Entidades governamentais; 3. Associações de classe; 4. ONG´s 5. Público e mídia; Etc

32 C ONCORRÊNCIA “O sucesso e a perpetuação de um negócio dependem de sua capacidade de antecipar-se à concorrência e de ocupar os espaços vazios existentes ou deixados por ela” Análise da afirmação: - Todo tipo de concorrência, mesmo produto ou substitutos;

33 C ONCORRÊNCIA - A concorrência está dentro da satisfação do cliente, daquilo que a organização vai oferecer e, se aquilo vai ou não perpetuar sua preferência.


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