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Parceria da ESCOLA com a FAMÍLIA e com a COMUNICADE

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Apresentação em tema: "Parceria da ESCOLA com a FAMÍLIA e com a COMUNICADE"— Transcrição da apresentação:

1 Parceria da ESCOLA com a FAMÍLIA e com a COMUNICADE
Maestria na Gestão Maestria Pessoal Reflexão Parceria da ESCOLA com a FAMÍLIA e com a COMUNICADE

2 Administrando Conflitos LIDERANÇA
Liderar não é para fracos LIDERAR É PARA OS FORTES Professor Jair Passos Maestria Pessoal

3 UMA BOA PERGUNTA “O que hoje é impossível fazer na minha vida e/ou na minha escola, mas se fosse possível a mudaria de forma extraordinária?” Maior Desafio Jair Passos

4 FAMÍLIA – ESCOLA - COMUNIDADE
Que tal uma parceria? FAMÍLIA – ESCOLA - COMUNIDADE Precisamos buscar juntos – NOVOS SABERES – NOVAS HABILIDADES – NOVAS POSTURAS – NOVOS POSICIONAMENTOS para lidar com este novo perfil de criança, adolescente e jovem Jair Passos

5 Olhos, Ouvidos e Sentimentos de Primeira vez “Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes” T. Harv Eker 5

6 Foco Alunos em Estudantes? Como?
Professor Jair Passos Apresentação Jair Passos

7 Século XX – Século XXI O século vinte representou uma reviravolta de valores e oportunidades. Vamos agora em busca do que precisamos compreender no século XXI !

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9 ESCOLA – PARCERIA COMUNIDADE
Maestria Pessoal Quem faz parte da minha/nossa COMUNIDADE EDUCATIVA? Alunos, Professores, Colaboradores, Pais, outros membros da ofamília... QUEM MAIS? O pipoqueiro, o dono da banca de revista, papelaria, lanchonete/bar, comerciantes do bairro, gerente do banco, padre, pastor... Caminho Quádruplo

10 Somos assim: Sonhamos o voo, mas tememos a altura.
Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram” Flódor Dostoievski em Os Irmãos Karamazov 10

11 Fernão Capelo Gaivota  NOVOS VOOS
Buscar propósitos mais nobre para a vida Filme 1 Filme 2 O livro/filme é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. O autor usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. FERNÃO está preocupado com a beleza de seu próprio voo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos voos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso. 11

12 ESCOLA – PARCERIA COMUNIDADE
Maestria Pessoal Reflexão sobre participação efetiva em PROJETOS ESPECÍFICOS Prevenção e combate ao uso de drogas na escola...

13 Administrando Conflitos
Por que é importante este tema? Porque o conflito é inerente ao ser humano. Basta existir duas pessoas juntas. Ou não precisa duas pessoas – uma só – pois todos temos conflitos internos Níveis lógicos Gestão de Conflitos na Empresa - Sonia Regina Cicone Liggieri- Conversando sobre Gestão

14 LIDERAR EXIGE Paciência (demonstrar autocontrole)
Gentileza (tratar os outros com cortesia) Humildade (demonstrar ausência de orgulho) Respeito (tratar as pessoas com importância) Altruísmo (atender as necessidades dos outros) Perdão (não ter ressentimento) Honestidade (ser honrado, transparente) Compromisso (ser fiel a sua escolha)

15 Para lidar com a COMUNIDADE
TIPOS DE LIDERANÇA Para lidar com a COMUNIDADE Liderança Autocrática – o grupo/equipe é submetido ao domínio do líder. 2. Laissez-faire – (deixa fazer) - O grupo/equipe possui completa liberdade de ação com o mínimo de participação do líder. Não existe nenhuma ação disciplinadora ou que regule a sequência de acontecimentos. 3. Democrática – Todas as atividades comuns são discutidas e decididas por todos os envolvidos. Os membros do grupo democrático participam nas tomadas de decisões. 15

16 LIDERANÇA NA COMUNIDADE Líder influencia por suas ideias e ações o pensamento e as atitudes dos membros do grupo. COESÃO - Se queremos caracterizar um grupo, uma conceituação importante a fazer é determinar a noção de coesão. A coesão é definida como a força que mantém os indivíduos de um grupo unidos e harmônicos em torno de objetivos mutuamente partilhados. (Rapport) Então o grau ou maneira de um grupo permanecer unido em direção aos objetivos mutuamente colimados caracteriza a COESÃO. E outro conceito importante em liderança e o de rapport,ou seja, uma relação de harmonia e unidade. RAPPORT é uma relação de... AFINIDADE HARMONIA ACORDO CONFORMIDADE HARMONIA DE RELAÇÃO 16

17 Como o GESTOR pode ajudar pais e educadores?
Orientar a comunidade... Eis o grande desafio: ALUNO Em ESTUDANTE Princípios

18 Resultados da Administração de Conflitos da negociaçao
Ganhar- Perder Perder-Ganhar PERDER - PERDER Ganhar/Perder – Ganhar-Perder GANHAR - GANHAR Caminho Quádruplo

19 ESCOLA – PARCERIA COMUNIDADE
Maestria Pessoal Reflexão sobre participação efetiva em comissão de prevenção Membos da Escola, Família e Comunidade... Dicas 1 -Parceria Caminho Quádruplo

20 Professor(a), Pai e Mãe Afinal, qual é de fato o papel de cada um ?
ESCOLA - FAMÍLIA Uma parceria perfeita Maestria Pessoal Reflexão sobre os papéis da Escola e Família Professor(a), Pai e Mãe Afinal, qual é de fato o papel de cada um ? Dicas 1 -Parceria Dicas 2 –Práticas familiares

21 POR QUÊ? Afinal, quem vai educar as crianças? Quem são os educadores?
Os papéis se confundem Pais educam e Escolas Ensinam? Afinal, quem vai educar as crianças? Quem são os educadores?

22 POR QUÊ?

23 Estado Presente  Estado Desejado
1º exercício  EP- ED 27/04/2017 F O C O GESTÃO LIDERANÇA Avançar

24 Dicas 2 –Práticas familiares
Dicas 1 -Parceria

25 Alunos em estudantes

26 Homenagem A um grande PAI Dicas 2 –Práticas familiares
Dicas 1 -Parceria

27 Dicas para PARCERIA - o pai Dicas para boas práticas Familiares
Como o PAI vem sendo apresentado na TV? Como nossos filhos estão vendo a figura do PAI? Nosso comportamentos e o que assistimos na tv? Dicas para PARCERIA o pai Dicas para boas práticas Familiares

28 Dicas 2 –Práticas familiares
Dicas 1 -Parceria

29 OS TEMPOS SÃO OUTROS Antigamente era mais fácil educar ?
Antigamente o pai olhava e o filho obedecia. O pai falava dez horas em casa e o filho estava no horário. Hoje todo mundo perdeu o respeito? Antigamente era mais fácil educar ? O que aconteceu? OS PAIS FICARAM MAIS BONZINHOS? OS TEMPOS SÃO OUTROS O TEMPO QUE O PAI SÓ OLHAVA (COM AQUELE OLHAR) PARA O FILHO, ERA O TEMPO DO DEVER - TEMPO DA AUTORIDADE. Isto era um padrão comum. Este padrão pertence a um “macho jurássico” com paciência curta, voz grossa e mão pesada. (Tiba, 2009) Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

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31 EXAGERO?

32 Pais educam e Escolas Ensinam?
Será que é assim mesmo? PAIS EDUCAM E ESCOLAS ENSINAM?

33 Maestria Pessoal  Família – Escola PARCERIA PERFEITA
Prof. Jair Passos Jair Passos

34 A vida é feita de Escolhas Matrix
Ser Inteligente é saber fazer escolhas Matrix ESTUDANTE QUE TEM MAESTRIA é INTELIGENTE Portanto, devemos ajudá-los nas escolhas – ensinar dar tchau para...

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36 O que significa moralizar minha famíla?
FOCO NO ALUNO OU ESTUDANTE O que significa moralizar minha famíla?  Moral e Ética Princípios orientadores que as escola estão trabalhando AUTONOMIA. DEDICAÇÃO. COOPERAÇÃO HONESTIDADE SENSO CRÍTICO 36

37 AULA DADA AULA ESTUDADA HOJE POUCO 37

38 NA AULA VOCÊ ENDENTE, MAS NÃO APRENDE Aprendemos à noite cérebro triúnico
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39 Estudando você APRENDE.
CRIAR O HÁBITO DE ESTUDAR todo dia - Na aula você ENTENDE. Estudando você APRENDE. APRENDER É FAZER Estudar sózinho… 39

40 Profissionalização (Formação continuada)
DEMANDAS ATUAIS PARA OS EDUCADORES (Perrenoud) Prática reflexiva Profissionalização (Formação continuada) Trabalho em equipe e por projetos Autonomia e responsabilidade crescentes Enfim, precisam se preparar para: “Decidir na incerteza e agir na urgência”

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42 DIFERENÇAS E OPORTUNIDADES
E o papel do Pai hoje? DIFERENÇAS E OPORTUNIDADES Hoje já vemos a participação do pai desde a maternagem, que é essencial para a mãe e o bebê, sobretudo nos primeiros meses de vida. O recém nascido requer disponibilidade total do pai e da mãe. Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

43 DIFERENÇAS E OPORTUNIDADES
E o papel do Pai hoje? DIFERENÇAS E OPORTUNIDADES Quando o homem é só pai e a mulher é só mãe, a criança torna-se o centro das atenções. Em função dela, formam-se dois pares de relacionamento na família: um envolvendo a criança e o pai, outro entre a criança e a mãe -  MÃE FILHO PAI  Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

44 UM RELACIONAMENTO A TRÊS
O pai, a mãe e o filho? UM RELACIONAMENTO A TRÊS Nesse modelo a criança fica no centro da cena e puxa o pai e a mãe para si. O marido e a mulher passam a não ter mais relacionamento e tudo é canalizado para a criança. O importante na imposição de limites é fazer com que se estabeleça um relacionamento a três, pois esse será o modelo de casal a partir do qual a criança desenvolverá a sua forma de relacionamento social e afetivo.

45 UM RELACIONAMENTO A TRÊS
PAI – MÃE - FILHO? UM RELACIONAMENTO A TRÊS  Esta é a forma de pensar de Ceres Alves de Araújo, psicóloga da PUC-SP: FILHO(S) | | MÃE < | >PAI

46 UM RELACIONAMENTO A TRÊS
O pai, a mãe e o filho? UM RELACIONAMENTO A TRÊS FILHO MÃE PAI AMOR

47 AFETOS E LIMITES Jair Passos

48 A – a = afeto L – l = limites
AFETO E LIMITE HOJE A – a = afeto L – l = limites Por que acontece? A + l = Pais permissivos a + L = Autoritários a + l = Negligentes A + L = Democráticos Afeto e Limites na medida certa Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

49 MUDANÇA DE PARADIGMA  Prof. Piazza
- Aluno ou Estudante? O problema começava na 5ª série (hoje 6º ano) Aluno brasileiro (fundamental, médio, graduação, pós  especialização, mestrado ou doutorado) estuda para PROVA, PARA TIRAR NOTA. ALUNO BRASILEIRO ESTUDA PARA PASSAR E NÃO PARA APRENDER. No Brasil os alunos conseguem tirar boas notas sem aprender. Como uma pessoa que não aprende e não cola consegue tirar uma boa nota? Decorando? Pode ser... Exemplo: A prova é na 5ª feira - Quando um aluno normal começa a estudar? Na quarta não é aluno normal, já é alguém que no Brasil tem VISÃO A LONGO PRAZO – VISIONÁRIO. Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

50 MUDANÇA DE PARADIGMA  Prof. Piazza
- Aluno ou Estudante? Pai, quando você estava na escola você aprendeu trigonometria? E o pai responde que sim. Então vem me ajudar? . E você ouve a frase: Ah! Faz tanto tempo filho. Aprender é aprender para sempre. Nunca mais deixe seus filhos estudarem para prova. Mude as regras do jogo. Se escrever no córtex nunca mais esquece. No sistema límbico é fácil escrever, mas é fácil apagar (memória RAM – memória provisória). Dicas 2 –Práticas familiares Dicas 1 -Parceria

51 AULA DADA AULA ESTUDADA HOJE POUCO 51

52 NA AULA VOCÊ ENDENTE, MAS NÃO APRENDE Aprendemos à noite cérebro triúnico
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53 Estudando você APRENDE.
CRIAR O HÁBITO DE ESTUDAR todo dia - Na aula você ENTENDE. Estudando você APRENDE. APRENDER É FAZER Estudar sózinho… 53

54 FAMIÍLIA E ESCOLA Uma parceria perfeita UMA BOA PERGUNTA “O que hoje é impossível fazer na minha vida, mas se fosse possível a mudaria de forma extraordinária?” Jair Passos

55 FAMIÍLIA E ESCOLA Uma parceria perfeita “Tomar a decisão de ter um filho é algo que irá mudar sua vida inteira de forma inexorável. Dali para frente, para sempre o seu coração caminhará por caminhos fora do seu corpo.” Rubem Alves Você recebe uma Graça Recebe uma Força Divina Esta força vem do ALTO Esta força é o AMOR O AMOR mais puro e verdadeiro Uma força Estranha… Jair Passos

56 Ser pai não é para fracos SER PAI É PARA OS FORTES
Guerreiro Visionário Mestre Curador a Ser pai não é para fracos SER PAI É PARA OS FORTES

57 Pais exemplos 0 a 6 anos

58 Maestria Administrando Conflitos e a Gestão de Talentos 
É a evolução sutil gerada por elevação da consciência e por espírito de unidade que levam a integração entre razão e intuição, à percepção de sua conexão profunda consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com Deus. Oriente-se

59 MUDANÇA – AUTOCONFIANÇA – MOTIVAÇÃO – COMUNICAÇÃO
Na Gestão e Liderança a essência é o Amor MUDANÇA – AUTOCONFIANÇA – MOTIVAÇÃO – COMUNICAÇÃO “Ser sábio é saber que nenhuma mudança é possível sem a magia do amor. Amor que deve refletir naquilo que somos, naquilo que fazemos”.

60 Arte de Amar AMAR A TODOS AMAR SEMPRE TOMAR A INICIATIVA NO AMOR
FORÇA ESTRANHA – pureza em tudo AMAR A TODOS AMAR SEMPRE TOMAR A INICIATIVA NO AMOR AMAR O OUTRO COMO A SI MESMO Chiara Lubich 60

61 Fortalecer a democratização das relações  rapport
NOVA CONCEPÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS na ESCOLA Romper com a divisão entre chefe e subordinado – Construir pontes entre as pessoas (parcerias – equipe – time) ¨Estou e não sou¨ - Quem inventou isso?  níveis lógicos - Desenhos Presença Fortalecer a democratização das relações  rapport

62 H Transcendente Eu SI Outro
CONFLITO  O GESTOR que é LÍDER orienta-se pela Bússula do “Ser em Relação” - Transcendente Eu SI Outro Mundo ... o próximo como a si mesmo  S O B E ... PACIÊNCIA –melhor dobrar-se do que romper H

63 Afinal, qual é a Essência da Prática do Diálogo e da Mediação?
Os principais fatores para a educação não estão nas últimas descobertas da ciência ou nas maravilhas tecnológicas, mas continuam em coisas comuns como o respeito, a compaixão, o afeto, a amizade, o carinho e a esperança, que se traduz em uma única palavra: AMOR Eis a essência da Educação do Século XXI Portanto, o AMOR deve também permear o DIÁLOGO e a MEDIAÇÃO dos conflitos na GESTÃO e LIDERANÇA na EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

64 ETAPA inicial do trabalho de coaching - ETAPAS DO PLANO DE AÇÃO
Elabore uma roda da vida para você hoje. O que ela lhe revela sobre o equilíbrio de sua vida? Qual é o ponto mais importante que requer o início dos trabalhos de coaching? ÁREA ESCOLHIDA PARA COMEÇAR A MUDANÇA Tarefa específica para as próximas 24h 3. Nome do seu coach

65 Mudança e Desenvolvimento
ESTADO DESEJADO O QUE VOCÊ QUER? ESTADO PRESENTE RECURSOS O que vou precisar OBJETIVOS Espertos INTERFERÊNCIAS Inclusive Crenças Limitadoras ACREDITAR – GARRA – FÉ É preciso querer mudar, saber como mudar e se dar a chance de mudar.

66 AÇÃO credibilidade Se eu prometer e não cumprir ....
Autoconfiança e motivação tem a ver também com credibilidade Se eu prometer e não cumprir .... Quantas coisas eu prometi para... 66

67 AUTOCONFIANÇA – MOTIVAÇÃO – COMUNICAÇÃO
Maestria Pessoal  MUDANÇA AUTOCONFIANÇA – MOTIVAÇÃO – COMUNICAÇÃO

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