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São Paulo, 20 de agosto de 2009 As estratégias das organizações e a Educação Corporativa Prof. a Dr. a Marisa Eboli.

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1 São Paulo, 20 de agosto de 2009 As estratégias das organizações e a Educação Corporativa Prof. a Dr. a Marisa Eboli

2 Educação Corporativa: relembrando conceitos, princípios e práticas Os sete princípios de sucesso da Educação Corporativa Educação Corporativa: tendências, mitos e verdades Tópicos Passos para modelagem de um Sistema de Educação Corporativa

3 “Se você acha a educação cara, experimente a ignorância.” Derek Bok, Reitor de Harvard (1971-1991)

4  Organizações flexíveis  Economia do conhecimento  Rápida obsolescência do conhecimento  Empregabilidade  Educação para estratégia global A Educação Corporativa surge da confluência de diversos fatores...

5 A Universidade Corporativa (UC) é um “guarda- chuva estratégico” para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. O modelo de UC é baseado em competências e interliga aprendizagem às necessidades estratégicas de negócios. Jeanne Meister O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios... 1999

6 QUALIFICAÇÃO/CARGO COMPETÊNCIA Relativa estabilidade da atividade econômica Organização do trabalho com base em cargos definidos e tarefas prescritas e programadas Foco no processo Baixa aprendizagem Baixa previsibilidade de negócios e atividades Organização do trabalho com base em metas, responsabilidades e multi- funcionalidade Foco em resultados Alta aprendizagem Fonte: RUAS & ANTONELLO & BOFF. Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. O conceito de Educação Corporativa implica mudança de paradigma...

7 competências Desenvolver competências OBJETIVO FOCO RESULTADO Estratégias de negócios competitividade Aumento da competitividade Desenvolver habilidades Aumento das habilidades Necessidades Individuais O conceito de Educação Corporativa implica mudança de paradigma... CENTRO DE T&D TRADICIONALEDUCAÇÃOCORPORATIVA

8 Atributo da Organização Atributo da Pessoa Competência: o que é?

9 A l i n h a m e n t o d a s c o m p e t ê n c i a s

10 PROª DRª MARISA EBOLI Educação Corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo instalar e desenvolver nos colaborados (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais. Marisa Eboli 2004

11 PROª DRª MARISA EBOLI COMPETITIVIDADE PERPETUIDADE CIDADANIA CONECTIVIDADE DISPONIBILIDADE SUSTENTABILIDADE PARCERIA 1 2 5 3 4 7 6 Fonte: M. Eboli (2004) O sucesso da implantação de um Sistema de Educação Corporativa é garantido por sete princípios fundamentais...

12 PRINCÍPIOPRÁTICAS COMPETITIVIDADE Alinhar estratégias, diretrizes e práticas de GP às estratégias de negócio Implementar Modelo de Gestão por Competências Conceber programas educacionais a partir do mapeamento e alinhamento de competências – empresariais e humanas. PERPETUIDADE Disseminar a cultura organizacional nos programas educacionais CONECTIVIDADE Adotar “educação inclusiva” Integrar sistema de Educação Corporativa com Gestão do Conhecimento DISPONIBILIDADE Utilizar de forma intensiva a tecnologia aplicada à Educação Adotar múltiplas formas de aprendizagem

13 PRINCÍPIOPRÁTICAS CIDADANIA Obter sinergia entre os programas educacionais e projetos de atuação social Comprometer-se com a cidadania empresarial PARCERIAS INTERNAS: responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem EXTERNAS: estabelecer parcerias estratégicas com academia, centros de pesquisa e instituições de ensino superior SUSTENTABILIDADE Implantar sistema de avaliação de resultados Criar mecanismos que favoreçam a auto-sustentabilidade financeira do SEC

14 Adaptado de © 1997 Corporate University Xchange, Inc. A modelagem/ implantação de um Sistema de Educação Corporativa deve seguir dez passos SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA SUGESTÕES GERAIS PARA SISTEMA DE MENSURAÇÃO MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; VALORES/PRINCÍPIOS DIRETRIZES, FILOSOFIA DE ATUAÇÃO, OBJETIVOS E MEIOS NECESSÁRIOS 3. MISSÃO E VISÃO INDICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS, PROGRAMAS E AÇÕES EDUCACIONAIS DEFINIÇÃO DOS PÚBLICOS- ALVO PARA AS GRANDES ESCOLAS DE FORMAÇÃO 4. SERVIÇOS 5. PROGRAMAS ESTRUTURAÇÃO, CLAREZA E TRANSPARÊNCIA PARA OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO, DECISÃO E GESTÃO 2. GOVERNANÇA EQUIPE EXECUTIVA + STAFF 7. ORGANIZAÇÃO PROVEDORES LOCAIS E INTERNACIONAIS 8. PARCEIROS ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA APOIO E APRENDIZADO 9. TECNOLOGIA RECURSOS E INFRA- ESTRUTURA NECESSÁRIOS 6. RECURSOS 10. RESULTADOS 1. DIRECIONADORES

15 São Paulo, 20 de agosto de 2009 10 anos de Educação Corporativa no Brasil Profª. Drª. Marisa Eboli

16 Vejamos alguns resultados obtidos em 13.06.2009, colocando-se os termos abaixo: − Educação Corporativa = 80.800 resultados − Cursos de Educação Corporativa = 83.400 resultados − Projetos de Educação Corporativa = 5.630 resultados − Consultorias em Educação Corporativa = 405 resultados − Pesquisas em Educação Corporativa = apenas 9 resultados!

17 ‒ Do modismo inicial para uma real consciência da importância da educação ‒ Amadurecimento conceitual e produção própria ‒ Quantidade e qualidade dos projetos de concepção 10 anos de Educação Corporativa no Brasil

18 ‒ Processo de consolidação, aprimoramento e ampliação das experiências já existentes; ‒ Internacionalização dos sistemas de educação corporativa; ‒ Mudanças e inovações, como intercâmbio, atividades compartilhadas etc... Educação Corporativa no Brasil: tendências PESQUISA Set/ 2005

19 Alguns mitos... A Universidade Corporativa requer mais recursos do que se aporta para os centros tradicionais de treinamento. As Universidades Corporativas vieram para substituir as universidades tradicionais.

20 Algumas verdades... O envolvimento dos líderes é fundamental para o sucesso de uma Universidade Corporativa É um sistema estratégico e integrado de formação de pessoas Há necessidade de revisões periódicas A Universidade Corporativa não é um modismo

21 Grupo de Estudo em Gestão da Educação Corporativa FEA/USP PESQUISADORES DO GRUPO − Alessandra Zago Dahmer − Fábio Cássio Costa Moraes − Flávio Hourneaux Junior − Hermann Atila Hrdlicka − Marcio Shoiti Kuniyoshi − Sérgio Mancini − Wagner Toyama Cassimiro Líder do grupo: Profª Drª Marisa Eboli

22 OS PRINCIPAIS TEMAS –Alinhamento estratégico e inserção na cultura organizacional –Estrutura dos SEC’s –Integração com demais áreas, processos, práticas e políticas (gerais e de pessoas) –Programas educacionais –Investimentos e recursos –Práticas de AMT (Aprendizagem Mediada por Tecnologia) –Sinergia entre Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. –Sinergia entre Educação Corporativa e Sustentabilidade –Públicos atendidos –Internacionalização da Educação Corporativa –Mensuração e avaliação de resultados –Tendências, prioridades e desafios para a EC Pesquisa Nacional - Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009

23 – Melhor forma de celebrarmos os Dez Anos de Educação Corporativa no Brasil: uma grande pesquisa que retrate nossa realidade. – Apresentação dos resultados: I Simpósio Internacional de Educação Corporativa no Brasil, a ser realizado em 27 de novembro de 2009. –A partir dos resultados desta pesquisa certamente teremos muitas pistas para percorrermos os caminhos dos próximos dez anos. 10 anos de Educação Corporativa no Brasil

24 PARA CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR

25 MAIS DO QUE ECONOMIAS COMPETITIVAS... SISTEMAS EDUCACIONAIS COMPETITIVOS!

26 Muito Obrigada! Marisa Eboli meboli@usp.br


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