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PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2014-2015 Agrupamento Damião de Goes.

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1 PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2014-2015 Agrupamento Damião de Goes

2 O que é um programa eco escola?  Este é um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o início dos anos 90.  Está a ser implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.

3 Programa Eco-escola Programa Eco-escola  Visa encorajar ações e reconhece o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.  Visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.  As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, visam a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

4 Eco- Escola  A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade.  Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

5 Eco- Escola  O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola. Não é um prémio monetário mas um prémio de reconhecimento público da existência, naquela escola, duma educação pelo ambiente. O Galardão consiste em:  - Bandeira que poderá ser colocada no átrio da escola ou hasteada num mastro;  - Certificado de Eco-Escola;  - Autorização de utilização do logótipo das Eco-Escolas.  Para uma escola obter o Galardão Eco-Escola terá de estar registada no Programa e apresentar uma candidatura ao Galardão.

6 Os sete passos do programa Eco-Escolas:  OS 1.Constituição do Conselho Eco-Escolas 2.Realização da Auditoria Ambiental 3.Elaboração de um plano de ação para as Escolas 4.Monitorização e avaliação 5.Trabalho curricular 6.Momentos de Divulgação 7.Elaboração do Eco-código Finalmente a Candidatura ao Galardão Constituição do Conselho Eco-Escolas Alunos. Professores Assistentes Operacionais Administrativos Direção Escola Associação de Estudantes Pais / Associação de Pais Câmara Municipal Comunicação social ONGAS Escola Segura SEPNA Proteção Civil

7 Temas a abordar  Temas base: - água, resíduos e energia.  Temas do ano: - agricultura Biológica, mar e floresta.  Temas complementares: -transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e alterações climáticas.

8 Ações - Elaboração de inquéritos e realização da auditoria ambiental. - Participação na geração depositrão. - Campanha “Green Cork”. - Recolha de pilhas. - Recolha de papel. - Recolha de tampinhas - Diminuição do consumo de água e luz. - Medição do ruído. - Reciclagem de materiais. - Sementeira de plantas aromáticas. - Elaboração de cartazes de sensibilização.

9 Participação na geração depositrão

10 Campanha “Green Cork”.  - Candeeiros com cortiça.  - Construção do rolhinhas.  - Recolha de rolhas.

11 Recolha de tampinhas  Continuar-se com a recolha de tampinhas

12 Recolha de pilhas. A Escola promove junto dos alunos a recolha de pilhas e baterias portáteis usadas. Uma vez recolhidas as pilhas e baterias são colocadas dentro dos Pilhões. Cada Pilhão cheio vale pontos (ler regulamento) que podem ser trocados por material destinado a atividades escolares e lúdicas, de acordo com o catálogo de prémios da iniciativa "Pilhão vai à Escola".

13  No seguimento da vossa inscrição na 7ª edição da campanha Geração Depositrão, gostaríamos de destacar alguns aspetos a considerar ao longo deste desafio.  Assim, lembramos que já no 1º período premiaremos todas as escolas que recolherem o mínimo de 50 kg de pilhas e/ou baterias em fim de vida (em anexo seguem exemplos). As escolas poderão selecionar um dos prémios abaixo: . Gravador DVD . Mesa Digitalização . Câmara Web . Coluna Bluetooth . Leitor DVD

14 A 1ª fase da recolha terá lugar entre os dias 1 e 19 de dezembro, de acordo com as datas a comunicar muito em breve. Verificar-se-ão, ainda, mais dois períodos de recolha neste ano letivo, respetivamente: ·. 2ª recolha >> 2 a 20 de março ·. 3ª recolha >> 1 a 19 de junho Sublinhamos que a atividade de recolha premiará 10 escolas a nível nacional, 5 em peso total e outras 5 em peso por aluno. Os resíduos a recolher incluem: a) Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. grandes eletrodomésticos (máquinas de lavar e secar roupa, fornos, fogões, micro ondas,…);. frigoríficos, arcas congeladoras, aparelhos de ar condicionado;. televisões/monitores, LCDs e plasmas;. computadores, impressoras, ratos, teclados, colunas, scanners, rádios, máquinas fotográficas, calculadoras, etc.;. pequenos eletrodomésticos (varinhas mágicas, torradeiras, fritadeiras, batedeiras, balanças, secadores de cabelo, ferros de engomar,…).

15 b) Resíduos de pilhas e acumuladores. pilhas de comandos, brinquedos, relógios, máquinas fotográficas, balanças, etc.;. baterias de ferramentas, telemóveis, computadores portáteis, entre outras. Os prémios podem ser consultados em: http://www.geracaodepositrao.abae.pt/index.php?p=atividades&s=recolhahttp://www.geracaodepositrao.abae.pt/index.php?p=atividades&s=recolha Os procedimentos relativos aos pedidos de recolha, serão encaminhados aquando da informação sobre as datas definidas para todas as escolas. Os pedidos de recolha só deverão ser enviados na semana anterior à data definida para cada escola.

16 Recolha de papel.  Recolha de papel, para a Renova.

17 Diminuição do consumo de água e luz.  Controle de gastos desnecessários de água e luz.

18 Medição do ruído. Medição do ruído.  Medição do ruído e campanha de sensibilização para a diminuição do mesmo.

19 Reciclagem de materiais. Reciclagem de materiais.  A importância de separar os resíduos. Concurso Inter-escolas no amarelo: Concurso interescolar de reciclagem (ecoponto amarelo). As escolas devem acondicionar o material e permitir a recolha semanal pelos serviços da autarquia.  Período: De Janeiro a Maio de 2015. Inscrições: Até 06 de Dezembro 2014.

20 Visitas às Instalações da Valorsul Em 2014 – Total 1 visita: Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste (CTRO) Em 2015 – Total 2 visitas: Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste (CTRO) Visitas às Instalações da Valorsul. Sessões EcoJornalistas: Missão 3R Visita ás instalações do Diário das Notícias, e elaboração de uma notícia de teor ambiental, no período da manhã, com início ás 9h.45m.

21 PROJETOS-CONCURSOS-ATIVIDADES Ao longo do ano letivo poderão surgir mais atividades ou concursos

22 Sementeira de plantas aromáticas. Sementeira de plantas aromáticas.

23 Elaboração de cartazes de sensibilização.

24 Inquérito aos Alunos (realizar 1 por cada aluno)

25 Funções do Delegado Ambiental  1. Cumprir e dinamizar na sua turma o sentido do cumprimento dos principais objetivos ambientais, exercendo uma vigilância ativa em defesa do ambiente.  2. Participar nas reuniões do Concelho Eco- escolas.


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