A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPRESÁRIOS NA ESCOLA. Maio de 14 Introdução De acordo com a Comissão Europeia A educação e a formação profissional deverão contribuir para incentivar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPRESÁRIOS NA ESCOLA. Maio de 14 Introdução De acordo com a Comissão Europeia A educação e a formação profissional deverão contribuir para incentivar."— Transcrição da apresentação:

1 EMPRESÁRIOS NA ESCOLA

2 Maio de 14 Introdução De acordo com a Comissão Europeia A educação e a formação profissional deverão contribuir para incentivar o espírito empresarial, promovendo a atitude mental correcta, a consciência das oportunidades de carreira de empresário e as competências.

3 Maio de 14 Conceito chave A Empresa no contexto da metodologia EMPRE : Cada turma integrada será uma empresa, da qual são sócios todos os alunos dessa turma. A empresa terá um nome, uma identificação corporativa, capital social, e negócios reais. A empresa extingue-se no final do ano lectivo.

4 Maio de 14 Objectivo Desenvolver capacidades empreendedoras nos jovens adolescentes, através da criação e gestão de uma empresa na escola. Os estudantes são confrontados com a necessidade de tomar decisões de negócios de forma autónoma embora de forma acompanhada.

5 Maio de 14 Processo O programa: O programa de ensino de empreendedorismo consiste, em termos gerais, na constituição de uma empresa na sala de aula. A constituição não passa pelos aspectos formais, mas a empresa, de que todos os alunos são sócios, faz negócios reais com dinheiro real. Tem clientes e fornecedores internacionais.

6 Maio de 14 Processo Enquadramento temporal: 1 ano lectivo Público-alvo: Jovens entre os 13 e os 16 anos de idade (7º a 9º ano de escolaridade). Funcionamento: O programa de ensino funciona na disciplina de Projecto. Deve ter a participação de todos os membros da turma.

7 Maio de 14 Cronograma das Actividades ActividadeData/Duração Formação dos professores 30 de Setembro de 2009 Apresentação da metodologia EMPRE 1 semana Criação da empresa 2 semanas Organização da empresa Identidade corporativa 3 semanas Contacto com os Parceiros Internacionais 2 semanas Estudo do mercado 2 semanas Definição das gamas de produtos 4 semanas Escolha de fornecedores 2 semanas Plano financeiro 3 semanas Visitas a empresas 1 semana Produção 5 semanas Encomenda aos parceiros internacionais 2 semanas Preparação da Feira + Feira EMPRE 3 semanas Fecho das actividades 1 semana

8 Maio de 14 Cronograma das Actividades Formação dos professores 1 dia Apresentação da metodologia/Inscrição na rede EMPRE 1 semana com a presença de um empresário e alunos que já participaram no EMPRE Criação e Organização da empresa 2 semanas (disciplina associada: Português) Nome da Empresa Criação de Inscrição na rede EMPRE para escolha do parceiro internacional Escolha da forma jurídica da empresa Organigrama.

9 Maio de 14 Cronograma das Actividades Identidade corporativa 3 semanas (disciplinas associadas: Português, Informática, Educação Visual) A turma/empresa deve escolher: nome, marca, logótipo: Lettering, facturas, cartas, recibos e outros elementos de comunicação empresarial.

10 Maio de 14 Cronograma das Actividades Contacto com o Parceiro Internacional 2 semanas (disciplinas associadas: Português, Língua estrangeira, Geografia, História) Antes do contacto os alunos devem recolher informação sobre o país e região de origem do seu parceiro internacional. O contacto deve ser feito de forma institucional apenas pelo aluno/sócio responsável pela área de comunicação, através do institucional. Estudo do mercado 2 semanas (disciplinas associadas: Português, Língua estrangeira, Geografia, História) Os sócios devem nesta fase tentar aprofundar o conhecimento que têm do seu parceiro internacional, para tentar vislumbrar que tipo de produtos podem ser úteis às pessoas que vivem na região de origem destes.

11 Maio de 14 Cronograma das Actividades Definição das gamas de produtos 4 semanas (disciplinas associadas: Português, Língua Estrangeira, História) Identificação e selecção dos produtos a comercializar. (Criatividade, debate de ideias) A empresa deve escolher os produtos que sejam mais vendáveis ou úteis ao parceiro. Programar rótulos dos produtos. Efectuar catálogo de produtos a disponibilizá-lo ao parceiro. Escolha de fornecedores 2 semanas (disciplinas associadas: Português, Matemática, Geografia) Pesquisa de fornecedores; lei da oferta e procura.

12 Maio de 14 Cronograma das Actividades Plano financeiro 3 semanas (disciplinas associadas: Português, Matemática) Devem estimar-se as necessidades financeiras para levar a cabo a produção e venda dos produtos seleccionados. Os alunos definem qual será o valor da sua quota para realização de capital (5 a 10 euros). Visitas a empresas 1 semana (disciplinas associadas: Português) Contacto com a realidade de uma empresa e os eu funcionamento. Visita a uma empresa, de preferência industrial, de forma a visitar instalações produtivas. Pode ser uma visita comercial.

13 Maio de 14 Produção 5 semanas (disciplinas associadas: Português, Química, Matemática) Podem ser manufacturados produtos Investimento em materiais. Solicitar orçamentos aos fornecedores seleccionados. É necessário que os alunos planeiem bem as actividades produtivas, em termos de tempo e materiais necessários à realização dos produtos para venda. Encomenda do parceiro internacional Logística de acondicionamento e envio dos produtos. Envio da encomenda. Cronograma das Actividades

14 Maio de 14 Cronograma das Actividades Encomenda aos parceiros internacionais 2 semanas (disciplinas associadas: Português, Língua estrangeira, Geografia, História) Deverá ser abordado como um contacto formal e de negócios. Consultar o catálogo de produtos do parceiro e decidir o que e quanto encomendar risco ponderação monetária. A empresa deve escolher os produtos que sejam mais vendáveis ou úteis na sua região. Preenchimento de facturas, notas de encomenda, etc. Encomenda Recepção da encomenda efectuada.

15 Maio de 14 Cronograma das Actividades Preparação da Feira + Feira EMPRE 3 semanas (disciplinas associadas: Português, Educação Visual, Matemática) A Feira do Empreendedor visa ser um evento para toda a sociedade, no qual a empresa irá vender os produtos que comprou aos seus parceiros internacionais. Solicitar autorização da Câmara Municipal de Abrantes, para venda de rua. Recomenda-se uma duração de mais que um dia. Informar comunicação Social. Decoração de stands de venda. Preparação das vendas.

16 Maio de 1416 Fecho das Actividades Fecho das actividades 1 semana (disciplinas associadas: Português, Matemática) Devem ser: apuradas as contas pagas as dívidas ou empréstimos, caso existam restituídas as quotas distribuídos os lucros de forma equitativa.


Carregar ppt "EMPRESÁRIOS NA ESCOLA. Maio de 14 Introdução De acordo com a Comissão Europeia A educação e a formação profissional deverão contribuir para incentivar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google