Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanna Corte-Real Correia Alterado mais de 8 anos atrás
1
Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2
2
Ementa: O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes perspectivas teóricas. Teoria de aprendizagem e sua base filosófica. Fatores que influem na aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget: Acomodação e assimilação, estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget.
3
Estudar o desenvolvimento na perspectiva das teorias da aprendizagem.
4
Mês PrevistoConteúdo a ser ministrado AgostoUnidade I – O Desenvolvimento Humano Setembro1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade II – Introdução ao Estudo da Aprendizagem Humana OutubroUnidade III – O Desenvolvimento segundo Piaget NovembroSeminários DezembroAvaliações finais
5
Pasta no Terra On Site da professora: www.lucianacampos.psc.br (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos) www.lucianacampos.psc.br
6
Preferencialmente por email: luciana.campos360@gmail.com Emergências por whatsapp: (dias de semana e horário comercial). Não justifique falta por whatsapp e nem tirem dúvidas sobre conteúdo
7
Teremos uma média de 15 aulas Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.
8
Introduzindo o conteúdo...
10
Sócrates (469-399 a.c.): A razão distingue o homem dos animais. Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.
11
No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política. Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso. SANTO AGOSTINHO (354-430 d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal. SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1254 d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.
12
MUNDO MEDIEVAL MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)
13
Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.
14
Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos. Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos Introspecção: autoexame dos estados mentais Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência
15
BEHAVIORISMOGESTALTPSICANÁLISE
16
O caso Amala e Kamala
17
www.lucianacampos.psc.br Mídia → Vídeos Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2)
18
Responsável pela sobrevivência física Responsável pela sobrevivência psicológica
19
Aquisição da linguagem Organização do pensamento Capacidade de comunicação Funções executivas
20
Surgimento da consciência e diferenciação entre realidade objetiva e subjetiva. Trabalho como atividade exclusivamente humana voltada para um fim Apropriação da cultura
22
Investigar como ocorrem os processos homem x mundo em articulação com seus processos cognitivos, emocionais e afetivos.
23
Texto: “Antes que elas cresçam” Affonso Romano Santana
24
A criança interage com os outros e se apropria do que lhe é apresentado. Aos poucos amplia seu repertório. O aprendizado tem uma natureza social.
25
O professor estrutura condições para a ocorrência da apropriação do saber pelo educando, produzindo desenvolvimento e aprendizado. A escola é a instituição responsável pela educação sistemática.
26
TEXTO 1 da pasta na Terra On: “Psicologia na Educação”, Davis e Oliveira, 1994. Texto opcional: “Antes que elas cresçam” Affonso Romano Santana. Vídeo no site: Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2) :
27
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994. LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor. Porto Alegre: Diogo Lara, 2004.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.