A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2.  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2.  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2

2  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes perspectivas teóricas. Teoria de aprendizagem e sua base filosófica. Fatores que influem na aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget: Acomodação e assimilação, estágios do desenvolvimento segundo Jean Piaget.

3  Estudar o desenvolvimento na perspectiva das teorias da aprendizagem.

4 Mês PrevistoConteúdo a ser ministrado AgostoUnidade I – O Desenvolvimento Humano Setembro1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade II – Introdução ao Estudo da Aprendizagem Humana OutubroUnidade III – O Desenvolvimento segundo Piaget NovembroSeminários DezembroAvaliações finais

5  Pasta no Terra On  Site da professora: www.lucianacampos.psc.br (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos) www.lucianacampos.psc.br

6  Preferencialmente por email: luciana.campos360@gmail.com  Emergências por whatsapp: (dias de semana e horário comercial).  Não justifique falta por whatsapp e nem tirem dúvidas sobre conteúdo

7  Teremos uma média de 15 aulas  Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.

8  Introduzindo o conteúdo...

9

10  Sócrates (469-399 a.c.): A razão distingue o homem dos animais.  Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.

11  No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política.  Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso.  SANTO AGOSTINHO (354-430 d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal.  SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1254 d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.

12 MUNDO MEDIEVAL MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)

13  Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.

14  Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos.  Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos  Introspecção: autoexame dos estados mentais  Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência

15 BEHAVIORISMOGESTALTPSICANÁLISE

16  O caso Amala e Kamala

17 www.lucianacampos.psc.br Mídia → Vídeos Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2)

18  Responsável pela sobrevivência física  Responsável pela sobrevivência psicológica

19  Aquisição da linguagem  Organização do pensamento  Capacidade de comunicação  Funções executivas

20  Surgimento da consciência e diferenciação entre realidade objetiva e subjetiva.  Trabalho como atividade exclusivamente humana voltada para um fim  Apropriação da cultura

21

22  Investigar como ocorrem os processos homem x mundo em articulação com seus processos cognitivos, emocionais e afetivos.

23  Texto:  “Antes que elas cresçam”  Affonso Romano Santana

24  A criança interage com os outros e se apropria do que lhe é apresentado. Aos poucos amplia seu repertório.  O aprendizado tem uma natureza social.

25  O professor estrutura condições para a ocorrência da apropriação do saber pelo educando, produzindo desenvolvimento e aprendizado.  A escola é a instituição responsável pela educação sistemática.

26  TEXTO 1 da pasta na Terra On: “Psicologia na Educação”, Davis e Oliveira, 1994.  Texto opcional: “Antes que elas cresçam” Affonso Romano Santana.  Vídeo no site: Crianças que viveram com animais (Vídeo 1 e 2) :

27  DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994.  LARA, Diogo. Temperamento Forte e Bipolaridade: dominando os altos e baixos do humor. Porto Alegre: Diogo Lara, 2004.


Carregar ppt "Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2.  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google