A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: 13025-001 – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: 13025-001 – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: 13025-001 – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação UNICAMP Curso de Extensão Universitária www.extecamp.unicamp.br Local: Casa da Criança de Belo Horizonte Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis EDU 0015 PROEPRE: Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para a Educação Infantil

2 Curso de Extensão Universitária: EDU 0015 - PROEPRE: Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para a Educação Infantil Laboratório de Psicologia Genética - FE Duração: 240 horas Período: Local: Instituto da Criança Rua Laplace, 155 – Santa Lúcia Belo Horizonte - MG Objetivos Gerais: 1.Propiciar aos participantes a compreensão dos princípios gerais da teoria construtivista de Jean Piaget e suas implicações educacionais. 2.Proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer os fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para orientar o trabalho em instituições de educação infantil a partir de uma perspectiva construtivista e humanista na qual o PROEPRE se fundamenta, assegurndo à criança a possibilidade de construir de maneira global e gradativa os alicerces de sua personalidade. Pedagógicos, Objetivos, Atividades e Conteúdos 17. PROEPRE: Estrutura do trabalho diário 18. PROEPRE: Aspecto Cognitivo: Conhecimento Físico 18.1 – Sugestões de atividades: cor, forma, textura, odor, sabor, consistência, temperatura, som, peso, reação dos objetos às ações do sujeito, animais e plantas. 19. PROEPRE: Aspecto Cognitivo: Conhecimento Lógico Matemático 19.1 – Sugestões de atividades: aquisição da noção de conservação de quantidades discretas ou descontínuas, aquisição da noção de conservação de quantidades contínuas (líquido e massa); 19.2 - Sugestões de atividades: aquisição da Noção de Classificação Operatória 19.3 - Sugestões de atividades : aquisição da Noção de Seriação Operatória 19.4 - Sugestões de atividades : estruturação da Noção de Espaço 19.5 - Sugestões de atividades : estruturação da Noção de Tempo 19.6 - Sugestões de atividades : compreensão das Relações Causais 20. PROEPRE: Aspecto Cognitivo : Conhecimento Social 20.1 – Sugestões de atividades: aquisição da noção de família, escola, comunidade, etc. 21. PROEPRE: Aspecto Cognitivo: sugestões de atividades de função simbólica 21.1 – Imitação representativa 21.2 – Jogo Simbólico 21.3 – Desenh 21.4 – Imagem Mental 21.5 - Linguagem 22.PROEPRE: Aspecto Social: sugestões de atividades 23.PROEPRE: Aspecto Afetivo: sugestões de atividades 24.PROEPRE: Aspecto Físico: sugestões de atividades 25.Formação do Professor Proepreano: Autonomia do Professor e Formação Científica 26.3.4 - Função Simbólica 27.4 – Desenvolvimento Físico 28. Provas para o diagnóstico do comportamento operatório 29. Avaliação do Programa - PROEPRE 30. Construção do Conhecimento do Sistema Escrito 31. Construção do Número 26.Avaliação do desenvolvimento da criança 26.1 - Desenvolvimento Social 26.2 - Desenvolvimento Afetivo 26.3 - Desenvolvimento Cognitivo 26.3.1 - Conhecimento Físico 26.3.2 - Conhecimento Lógico Matemático 26.3.3 - Conhecimento Social 26.3.4 - Fun ç ão Simb ó lica 27.4 – Desenvolvimento F í sico 28. Provas para o diagn ó stico do comportamento operat ó rio 29. Avalia ç ão do Programa - PROEPRE 30. Constru ç ão do Conhecimento do Sistema Escrito 31. Constru ç ão do N ú mero PROGRAMAÇÃO: 1. PROEPRE: Um programa educacional fundamentado na teoria piagetiana 2. Pressupostos da educação construtivista 3.Posições Epistemológicas: Empirismo, racionalismo e construtivismo 4. A Construção das Estruturas da Inteligência na Criança 5.O Desenvolvimento Intelectual da Criança segundo Jean Piaget 6.Fatores do Desenvolvimento Intelectual na Teoria Piagetiana 7. Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria Piagetiana 8.Linguagem e Pensamento na Teoria Piagetiana 9.Conhecimento Físico, Lógico-Matemático e Social: As abstrações 10.Função Semiótica ou Simbólica: Imitação, Jogo Simbólico, Imagem Mental e Linguagem 11. Desenvolvimento Afetivo da Criança 12.Curiosidade, Motivação e Criatividade 13.Desenvolvimento Social da Criança 14.Desenvolvimento da moralidade infantil 15.A linguagem do educador 16. PROEPRE : Princípios Preço do curso: 13 parcelas de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) a serem pagas por boleto bancário, no dia 10 de cada mês exceto a primeira que deverá ser paga por ocasião da matrícula CRONOGRAMA: Junho 2012 – dias 22 e 23 – 12 horas Agosto 2012 – 3 e 4 – 12 horas e Setembro 2012 – 30/08 e 01/09 - 12 horas – 21 e 22/09 – 12 horas Outubro 2012 – 19 e 20 – 12 horas Total : 72 horas Novembro 2012 – 23 e 24/11 – 12 horas – Total : 72 horas. Janeiro e fevereiro 2013 – 28 a 31/01 e 01 e 02/02 – 48 horas Total: 96 horas Julho e agosto 2013/ 2013- 29 a 31/07 e 01, 02 e 03/08 – 48 horas – Total: 96 horas * As demais 72 horas seriam distribuídas em 6 grupos (de 12 horas): março, abril, maio, junho, agosto e setembro de 2013. Procedimento: 1.Preencher a ficha de matrícula, juntar cópia de CPF, RG e Certificado de Conclusão do 2º graus ou curso superior. 2.Encaminhar os referidos documentos para o endereço da: ESCOLA DE EXTENSÃO DA UNICAMP Av. Roxo Moreira, 1831 - Campus Unicamp Caixa Postal 6085 / CEP: 13083-970 / Campinas – SP 3. Esperar a confirmação da matrícula Efetuar o pagamento da 1ª parcela no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Vagas Limitadas: Os alunos serão selecionados pelo nº de ordem da inscrição INFORMAÇÕES: Laboratório de Psicologia Genética – FE / UNICAMP Fones: (19) 3521-5584 (19) 3521-5589 Instituto da Criança - BH Rua Laplace, 155 – Santa Lúcia Belo Horizonte – MG Telefones: (31) 3296-7733 (31) 3344-5992


Carregar ppt "O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: 13025-001 – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google