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CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO

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Apresentação em tema: "CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO"— Transcrição da apresentação:

1 CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO
Tema: CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO Roteiros: Jean Piaget e o desenvolvimento das estruturas cognitivas; A Criança e o desenvolvimento segundo Piaget Vania M. de Sene

2 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Não são objetos reais, não são observáveis. São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental

3 Objetivos conhecer a teoria cognitiva de Jean Piaget e seus principais
conceitos; compreender que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da relação da criança com o mundo; identificar, segundo Piaget, a importância de o professor criar conflitos cognitivos, em sua prática pedagógica, para que novos conhecimentos sejam produzidos; refletir sobre a importância dos fundamentos da teoria piagetiana para orientar a prática pedagógica.

4 JEAN PIAGET (1896-1980) UM PIONEIRO NO ESTUDO DA INTELIGÊNCIA INFANTIL
Jean Piaget ( ) foi um renomado Biólogo, psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

5 Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura.
Estágio sensório-motor 0 a 2 anos Atividade intelectual SENSORIAL E MOTORA. Ausência da FUNÇÃO SEMIÓTICA não representa mentalmente os objetos Ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura. A estimulação ambiental interferirá na passagem de um estágio para o outro

6 Estágio pré-operatório
2 a 7 anos Este período caracteriza-se: pelo egocentrismo. A criança é incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis. Formam-se as primeiras imagens mentais dos objetos ausentes do meio imediato. Neste percurso O EU E O MUNDO tornam-se progressivamente distintos. Possibilidade do desenvolvimento da função simbólica : A criança reproduz, ou imita utilizando gestos ou onomatopéias, participa de jogos de faz-de-conta, é capaz de imaginar ações ou fatos sem praticá-los efetivamente.

7 Estágio operacional concreto e formal
(7 /12 ANOS) CLASSIFICAÇÃO SERIAÇÃO São ações mentais : agrupar objetos em uma CLASSE e relacionar objetos em uma ordem ou SÉRIE Assim, por meio das operações – inicialmente só aplicáveis a objetos concretos e presentes no ambiente – os conhecimentos construídos anteriormente pela criança vão transformando em conceitos. A reversibilidade do pensamento possibilita à criança construir noções de conservação de massa, volume... Essas ações são REVERSÍVEIS. A criança faz generalizações partindo de exemplos concretos: (PENSAMENTO INDUTIVO)

8 Estágio Operacional Formal 11 aos 15 anos
Tipo de Pensamento: Pensamento hipotético dedutivo - o aluno parte de possibilidade para, a partir delas, raciocinar ou experimentar. Pensamento abstrato – pode formar abstrações puras e pensar em nível abstrato, verbal. Pensa sobre seu próprio pensamento. o pensamento final é: lógico, abstrato e flexível.

9 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Não são objetos reais, não são observáveis. São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental

10 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Não são objetos reais, não são observáveis. São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental

11 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Não são objetos reais, não são observáveis. São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental

12 Esquemas mentais Piaget entendeu a mente como dotada de estruturas do mesmo modo que o corpo. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Não são objetos reais, não são observáveis. São construtos hipotéticos, da mesma maneira que “inteligência”, “criatividade”, “capacidade”, etc. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados. Eles se modificam com o desenvolvimento mental

13 Esquemas mentais ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO.
“Todo esquema é [...] coordenado com outros esquemas e ele próprio constitui uma totalidade com partes diferenciadas.” Os processos responsáveis pelas mudanças na estrutura cognitiva são, segundo Piaget, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO.

14 Ligeira semelhança morfológica entre um cavalo e um cachorro
ASSIMILAÇÃO É o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos àsestruturas cognitivas que já possui. Ligeira semelhança morfológica entre um cavalo e um cachorro

15 ASSIMILAÇÃO Ai-Ai (Aye-Aye):é um primata nativo, ameaçado de extinção, de Madagascar. Noturno e arborícola, possui pelo negro e um dos seus dedos é maior, que usa para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores. Os seus olhos são grandes e possui boa visão noturna. Polvo Dumbo (Dumbo Octopus) Polvos comumente chamados de Polvos Dumbo pelas orelhas parecidas com o personagem da Disney. São criaturas que vivem em profundidades extremas e são os mais raros da espécie dos Octopuses.

16 ACOMODAÇÃO Ocasionalmente um estímulo não pode ser assimilado, por não poder ser encaixado em nenhum esquema pré-existente na estrutura cognitiva.

17 ACOMODAÇÃO O QUE OCORRE NESTE CASO? criação de um novo esquema no qual possa encaixar o estímulo ou - modificação de um esquema prévio de modo a incluir o estímulo. A ACOMODAÇÃO é a criação de novos esquemas mentais ou a modificação de antigos esquemas existentes. A acomodação é responsável pelo desenvolvimento (mudança qualitativa) e assimilação pelo crescimento (mudança quantitativa).

18 Equilibração Os processos de assimilação e acomodação são
necessários para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo. - apenas assimilação poucos esquemas e incapacidade de detectar diferenças nas coisas - apenas acomodação grande número de esquemas pequenos e com pouca generalidade Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de EQUILIBRAÇÃO.

19 Processo da aprendizagem, segundo Piaget

20 Eles apelam à exploração de materiais, à análise de situações,
Desequilíbrio é um estado de conflito cognitivo, que ocorre quando expectativas ou predições não são confirmadas pela experiência a maior fonte de motivação para o desenvolvimento intelectual,segundo Piaget. Os construtivistas reconhecem que o conflito cognitivo leva as pessoas a um nível mais elevado de conhecimento e, por isso, recomendam aos educadores produzirem conflito cognitivo nos alunos, como uma forma de motivação do trabalho escolar O conflito cognitivo pode ser deliberadamente provocado pelos professores na sala de aula QUANDO: Eles apelam à exploração de materiais, à análise de situações, à resolução de problemas (ALMEIDA, 1993). Fazendo isto, o professor estará ativando o desenvolvimento e a aprendizagem do sujeito .

21 ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE
ABSTRAÇÃO EMPÍRICA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE Experiência lógico-matemática Experiência física Caracterizase pela ação do sujeito sobre o objeto, de forma que se possa extrair o conhecimento da própria ação que é exercida sobre o objeto. Essa ação atribui aos objetos, características que eles não possuem por si mesmos. Por exemplo: Quando usamos de exercícios de reagrupamento, o número dez pode ser assim representado: 1 + 9; 9 + 1; 2 + 8; Ao seguir o raciocino matemático, a criança irá usar do raciocínio dedutivo para compreender que o total permanece o mesmo. Corresponde a ação do sujeito sobre o objeto, de forma que ele abstraia as características do objeto, por exemplo: cor, peso, tamanho, ou seja, são características físicas do objeto.

22 Estudos transculturais confirmam a existência da mesma estrutura mental básica em todas as crianças. Independente da raça, nacionalidade, valor cultural ou grau de industrialização, elas constróem estruturas lógico- matemáticas e espaço- temporais na mesma seqüência geral. Porém, a idade em que eles aparecem apresenta grande variação (influenciadas por fatores ligados à criança e a seu ambiente social).

23 “o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender”
“O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor”. Jean Piaget “o professor não ensina, ajuda o aluno a aprender” Lauro de Oliveira Lima


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