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O trabalho de Jean Piaget

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Apresentação em tema: "O trabalho de Jean Piaget"— Transcrição da apresentação:

1 O trabalho de Jean Piaget
E sua importância para o ensino de Ciências

2 Características básicas
A teoria genética é uma teoria evolucionista; É uma teoria estruturalista; O conhecimento é um processo e não um estado cristalizado; É uma a teoria realista; Opõe-se ao empirismo. O desenvolvimento da criança é um processo histórico; A criança se desenvolve segundo duas direções: psicossocial e espontânea / biológica Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

3 As bases da epistemologia genética
Se preocupa com a forma pela qual o conhecimento é construído; Se preocupa como o desenvolvimento genético influencia o desenvolvimento; Conceito chave: organização esquema. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

4 O que é um esquema? Conceito + Mecanismos de busca e inserção
Afetividade Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

5 Invariantes funcionais
Organização; Assimilação; Acomodação: Acomodação generalizadora; Acomodação reconhecedora (discriminante); Acomodação recíproca. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

6 Departamento de Física - UFMS
Organização Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Conceito Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

7 Departamento de Física - UFMS
Assimilação Estrutura cognitiva inicial Elemento externo Estrutura cognitiva final Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

8 Departamento de Física - UFMS
Adaptação Elemento externo Estrutura cognitiva final Estrutura cognitiva inicial Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

9 Um diagrama do processo de assimilação / acomodação
Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

10 Os estágios do desenvolvimento
O estágio sensório motor; O estágio pré – operatório; O estágio operatório concreto; O estágio das operações formais. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

11 Como a criança se relaciona com o mundo?
Mundo exterior Conhecimento Domínio Criança Criança Mundo exterior Estado inicial: egocentrismo Estado final a alcançar: distanciamento. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

12 O sincretismo infantil
Primeiro estágio: sincretismo Segundo estágio: análise Terceiro estágio: síntese Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

13 Artificialismo infantil
No mundo infantil tudo se confunde Egocentrismo Confusão entre si mesmo e o mundo: a criança percebe o mundo a sua imagem e não é capaz de superar seu próprio ponto de vista. Sincretismo Confusão dos objetos uns com os outros e si mesma: a criança percebe um mundo global (não distingue os objetos uns dos outros) e confuso (percepção imprecisa de cada objeto em si mesmo). Artificialismo infantil A criança considera os fenômenos naturais como provocados por uma vontade mítica ou humana, à imagem de seus próprios atos de vontade. Não distingue o natural do artificial Finalismo infantil A criança considera os fenômenos naturais como provocados por um fim pré-determinado, à imagem de seus próprios atos. Não distingue a finalidade da conseqüência. Realismo infantil A criança não distingue no objeto o que é essencial e o que não é mais do que uma aparência passageira. A criança atribui à aparência uma realidade que não possui. Animismo infantil A criança considera o mundo como animado, tal como ela mesma. Não distingue o vivo do inanimado. Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

14 Departamento de Física - UFMS
A criança e seu meio A interação é sensorial; A interação é “polêmica”; A interação é por tentativa e erro. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

15 Vínculos impostos para a construção de uma pedagogia adequada
A criança precisa reagir frente ao seu meio; A experiência é uma condição necessária mas insuficiente pra a educação da criança; A criança precisa ir além da observação dos objetos Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

16 A criança precisa ir além da observação dos objetos
Evitar o empirismo pedagógico: a experiência não é um fim em si mesma; Construir o significado das coisas pela reflexão sobre as experiências. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

17 A experiência como condição necessária
A observação é necessária: A observação permite evitar o verbalismo e o dogmatismo; A observação é uma forma de aquisição do espírito científico; A observação permite à criança construir a idéia de relatividade de todas as coisas (e também a sua perenidade: noção de tempo). Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

18 O trabalho de Vygotsky Formação de conceitos
Palavra Significado lag blocos altos e largos bik blocos baixos e largos mur blocos altos e estreitos cev blocos baixos e estreitos Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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Fase I - Amontoado ou agregação desorganizada I.1- Fase onde os agrupamentos são construídos pelo processo de tentativa e erro. Os grupos são criados ao acaso. I.2- Fase onde a organização é feita por contigüidade temporal ou espacial ou pela inserção dos objetos em uma relação mais complexa. A característica desse período é o fato de que os agrupamentos são formados pela presença dos objetos no campo visual da criança no momento da formação do agrupamento. I.3- Fase onde os agrupamentos são feitos com base nos agrupamentos formados nas duas subfases anteriores. Os objetos são agrupados por já terem sido agrupados de alguma forma em um momento anterior. Embora mais elaborada, essa fase ainda forma amontoados sincréticos. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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Fase II - Pensamento por complexos II. 1 - Complexo Associativo - neste caso a associação pode ser feita com base em qualquer tipo de relação percebida pela criança entre o objeto específico e outros objetos presentes. II. 2 - Complexo de Coleções - os elementos são agrupados por alguma característica que os torna diferentes (cor, forma, etc.). É uma associação por contraste e não por semelhança. II. 3 - Complexo em Cadeia II. 4 - Complexos Difusos - neste caso uma semelhança muito remota pode ser suficiente para a inserção do objeto no complexo. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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II. 5 - Pseudoconceitos - os pseudoconceitos formam a ponte entre o pensamento por complexos e os conceitos verdadeiros. Embora semelhantes aos conceitos são psicologicamente diferentes daqueles. O agrupamento, neste caso, é feito pela semelhança concreta visível e não por qualquer propriedade abstrata. Na idade pré-escolar e escolar os pseudo conceitos dominam sobre as outras formas de complexos Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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Fase III - Pensamento Conceitual Nesta fase temos o aparecimento de duas características que diferenciarão o pensamento por conceitos do pensamento por complexos: as capacidades de síntese e análise que não estão presentes no pensamento por complexos. III. 1 - Agrupamento por grau máximo de semelhança. III. 2 - Agrupamento com base em um único atributo (conceitos potenciais). III. 3 - Conceitos verdadeiros. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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A formação de conceitos espontâneos versus a formação de conceitos científicos Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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A zona de desenvolvimento proximal: aprendizagem versus desenvolvimento Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS

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O desenvolvimento das bases psicológicas para o aprendizado de matérias básicas não precede esse aprendizado, mas se desenvolve numa interação contínua com as suas contribuições. O aprendizado precede o desenvolvimento em muitas áreas. O aprendizado de uma matéria influencia o desenvolvimento das funções superiores para além dos limites da matéria específica. Fundamentos e metodologia do Ensino de Ciências Prof Paulo Rosa Departamento de Física - UFMS


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