A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Contribuições de Piaget para a educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Contribuições de Piaget para a educação."— Transcrição da apresentação:

1 1.Contribuições de Piaget para a educação.

2 Concepção Construtivista
O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive. Ao elaborar a Teoria Psicogenética, procurou mostrar quais as mudanças qualitativas por que passa a criança, desde o estágio inicial de uma inteligência prática (período sensório-motor), até o pensamento formal, lógico-dedutivo, a partir da adolescência. PIAGET

3 Processo de Inteligência
Assimilação: o sujeito entra em contato com o objeto (com o meio), retira informações e interpreta-as... assimila-as. 2) Acomodação: os objetos do conhecimento apresentam propriedades e particularidades que nem sempre são assimiladas (incorporadas) pelos esquemas já estruturados no sujeito. A este mecanismo de ampliação ou modificação de um esquema de assimilação, Piaget chamou de acomodação.

4 Por aproximações sucessivas, articulando assimilações e acomodações, completa-se o processo a que Piaget chamou de adaptação. A cada adaptação realizada, novo esquema assimilador se torna estruturado e disponível para que o sujeito realize novas acomodações e assim sucessivamente. O que promove este movimento é o processo de equilibração, conceito central na teoria construtivista. Equilibração - Busca constante de equilíbrio entre o meio e o sujeito

5 Visão Construtivista A aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada a esses esquemas. Assim, o conhecimento construído vai sendo incorporado aos esquemas mentais anteriores ou novos que são colocados para funcionar diante de situações desafiadoras e problematizadoras. Piaget aborda a inteligência como algo dinâmico, decorrente da construção de estruturas de conhecimento.

6 O indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui
O indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui. Se elas não são suficientes, é preciso construir novas estruturas. Isso é “Acomodação”.

7 Estruturas Cognitivas: construção do conhecimento pelo sujeito (aluno)

8 O fato essencial de que convém partir é que nenhum conhecimento, mesmo perceptivo, constitui uma simples cópia do real, porque comporta sempre um processo de assimilação (integração) a estruturas anteriores. Jean Piaget

9 Para Piaget existem três formas de conhecimento
1- conhecimento físico- é o conhecimento dos objetos da realidade externa, e podem ser conhecidos pela observação da realidade. Exemplo: a cor e o peso de um objeto. Para construir conhecimento físico é necessário a existência de uma estrutura lógico-matemática, de modo a colocar novas observações em relação com o conhecimento que já existe.

10 conhecimento lógico- matemático- consiste no sujeito estabelecendo novas relações com os objetos. Relações estas que não têm existência na realidade externa, está na mente do SUJEITO(interno).     Exemplo:quando comparamos a cor de duas plaquetas, e percebemos a diferença, isto é um pensamento lógico-matemático.A criança progride na construção do conhecimento lógico-matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela criou.

11 3-conhecimento social:são as convenções construídas pelas pessoas
3-conhecimento social:são as convenções construídas pelas pessoas.A característica principal do conhecimento social é de que possui uma natureza amplamente arbitrária. Exemplo: Ensina-se a criança que o natal é dia 25 de dezembro. Da mesma forma o fato de uma árvore ser chamada de árvore é completamente arbitrário, o mesmo objeto pode ter vários nomes em línguas distintas, uma vez que não existe nenhuma relação física ou lógica entre um objeto e seu

12 Fases do desenvolvimento segundo Piaget
0 – 2 anos (Sensório-motor) - Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática. 2 – 7 anos (Pré-operatório)- Desenvolvimento da linguagem, com três conseqüências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entres os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento; c) finalismo (porquês) e c) desenvolvimento da intuição. 7 – 12 anos (Operações concretas) - Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume. 12 anos em diante (Operações formais) - Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratas, para formar e entender conceitos de amor, justiça democracia, etc., do pensamento concreto, sobre coisas, para o pensamento abstrato, hipotético-dedutivo, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.

13 “Compreender é inventar ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é formar indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir.” Jean Piaget

14 Ser construtivista não é deixar o aluno livre, acreditando que evoluirá sozinho. “O mestre precisa proporcionar um conflito cognitivo para que novos conhecimentos sejam produzidos”. Ulisses Araújo, professor do Departamento de Psicologia Educacional, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

15 Considerações Piaget pesquisou como a criança pensa e relaciona- se com o mundo físico; Seus experimentos com crianças e as perguntas que fazia a elas para entender como estavam pensando em cada período não podem ser copiadas pela escola e transformada em tarefa escolar; Piaget buscava entender como a criança pensava sem a intervenção do adulto e de outras crianças; Piaget focalizou o desenvolvimento do pensamento lógico, que é somente uma das dimensões da criança no contexto escolar.

16 O Aprendizado é Contínuo.
VYGOTSKY O Aprendizado é Contínuo. A evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

17 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
VYGOTSKY DESENVOLVIMENTO REAL É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado. Se domina a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real. ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo mas ainda não foi atingido.

18 DESENVOLVIMENTO POTENCIAL
VYGOTSKY O MEDIADOR É quem ajuda a criança concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais. DESENVOLVIMENTO POTENCIAL É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar.

19

20 VYGOTSKY O IMPORTANTE Para o pensador, é apresentar às crianças formas de pensamento, não sem antes detectar que condições elas têm de absorvê-las.

21 2.Piaget e Vygotsky, pontos de semelhança e diferenca.

22 SOCIOCONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISMO Termos usados para fazer distinção entre a corrente teórica de Vygotsky e o construtivismo Jean Piaget. Ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.

23 Para Vygotsky, a atividade do sujeito refere-se ao domínio dos instrumentos de mediação, inclusive sua transformação por uma atividade mental. Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais

24 Vygotsky, teve contato com a obra de Piaget e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio. Ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo chamado  de socio-interacionista, e não apenas de interacionista  como Piaget

25 Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental. Mas, ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.


Carregar ppt "1.Contribuições de Piaget para a educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google