A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM

2 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
Cognitivo = referente ao conhecimento. Com esse conceito se designam funções psíquicas que estão em relação com a recepção (percepção), armazenamento (memória) e processamento (pensar e, em parte também falar) de estímulos ou informações.

3 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
Cognição = “é o processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra. Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a atribuição de outros significados ”.

4 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
Aprendizagem = Processo de apropriação e mudança de comportamento ou de estruturas cognitivas. Estrutura cognitiva - é o conteúdo e organização de idéias, conceitos, representações de um aprendiz em um determinada área de conhecimentos ou conteúdo total e organização das ideais de um indivíduo.

5 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
Teorias de aprendizagem 1. As teorias que enfatizam as condições ambientais como propulsores da aprendizagem 2. As teorias que enfatizam a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o objeto (uso das funções cognitivas)

6 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.1. David Ausubel - Aprendizagem significativa A aprendizagem é um elemento que provém de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos. Aprendizagem significativa - um novo conteúdo relaciona-se com conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva.

7 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.2. Jerome Bruner - Método por descoberta Aprendizagem - captar as relações entre os fatos e assim adquirir novas informações. O método da descoberta refere-se a uma investigação fazendo perguntas, experimentando e descobrindo. “Qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma forma intelectualmente honesta, a qualquer criança, em qualquer estagio de desenvolvimento” utilizando uma linguagem acessível e de fácil compreensão

8 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.2. Jerome Bruner Estrutura da matéria estudada - de idéias gerais para as idéias particularizadas (método dedutivo) Em termos de complexidade - aumentar gradativamente a complexidade da informação Plano de ensino em espiral - plano de ensino no qual as matérias são repetidas em vários anos escolares. Através de uma repetição progressiva, proporciona-se uma visão mais profunda e uma compreensão mais madura das respectivas matérias, de acordo com a crescente idade dos alunos

9 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.3. Jean Piaget - Concepção genético-cognitivo da aprendizagem. Sua teoria é considerada construtivista. Utiliza o modelo biológico para explicar o desenvolvimento humano - busca do equilíbrio para a sobrevivência no meio. As estruturas biológicas interagem com o ambiente (relação de dentro para fora) A formação das operações cognitivas no homem está subordinada a um processo de equilibração.

10 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.3. Jean Piaget - O conceito de esquema - fundamental na teoria de Piaget. - O conhecimento constitui um repertório de ações, físicas ou mentais, tais como olhar ou segurar algum objeto, ou categorizar mentalmente esse objeto, ou nomear, ou comparar.

11 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.3. Jean Piaget Adaptação - envolve os processo de assimilação e acomodação (relação indissociável). É um mecanismo que permite transformar os elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura cognitiva. Nesse sentido, a inteligência é uma adaptação - assimilação por incorporação de dados da experiência do indivíduo e acomodação, pois modifica suas estruturas mentais para incorporar os novos elementos da experiência.

12 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.4. Lev Semenovich Vygotsky A aprendizagem sempre inclui as relações entre as pessoas. O outro é fundamental, pois esse outro é quem nos orienta no processo de apropriação da cultura. A aprendizagem precede o desenvolvimento. A aprendizagem se inicia antes da entrada na escola O aluno não pode ser visto como alguém que não aprende.

13 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.4. Lev Semenovich Vygotsky Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP - refere-se a potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas. ZPD - é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial (olhar prospectivo) O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interacao social com materiais fornecido pela cultura

14 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.4. Lev Semenovich Vygotsky O sujeito não é apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos, e se constitui, a partir das relações inter e intrapessoal. É na troca com os outros e consigo mesmo que o indivíduo internaliza conhecimentos, papeis e funções sociais, o que permite a formação da consciência. A escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.

15 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.4. Lev Semenovich Vygotsky Linguagem - fundamental para o desenvolvimento. Trata-se do sistema simbólico dos grupos humanos. Representa um salto qualitativo na evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre sujeito e objeto e o objeto do conhecimento. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.

16 COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
2. Teorias cognitivistas 2.4. Lev Semenovich Vygotsky Cultura - fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. O desenvolvimento ocorre numa relação de fora para dentro. O processo de internalizacão envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se interna (interpessoal para torna-se intrapessoal)


Carregar ppt "COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google