A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Administração Renata Wanderley. Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Administração Renata Wanderley. Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Administração Renata Wanderley

2 Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE - 1991 Pós graduação em Gestão da Qualidade em Serviços FECAP/UPE – 2006 Mestrado em Administração de Empresas UFPE – 2008 (ênfase em Marketing) Pesquisa: Emoções e fluxo em compras online: um estudo do comportamento do consumidor.

3 Acordos do grupo: Acordos do grupo: Celular em vibra call em classe, Regra de participação e respeito a fala do outro, Usar a experiência e conhecimento próprio para contribuir para o melhor andamento do curso, Alguma dificuldade falar com o professor Outros...

4 OBJETIVOS An á lise cr í tica sobre a teoria da administração. Ementa: Visão geral das áreas funcionais da organização, ambiente organizacional, estrutura organizacional, divisão e especialização do trabalho; Análise da empresa sob a visão sistêmica e funções da empresa; Perspectivas futuras Pressuposto fundamental: o aluno ser á considerado o maior respons á vel pelo seu pr ó prio aprendizado, evitando uma postura passiva e dependente;

5 Metodologia de Ensino Aulas expositivas com exemplos práticos; Aulas expositivas com exemplos práticos; Trabalhos em sala Trabalhos em sala Seminário Seminário Estudo de caso Estudo de caso

6 Exercícios em sala de aula Estudos de caso Prova escrita individual (02) Seminário (01) Participação em sala Elementos para Avaliação

7 Conteúdo Programático AS ORGANIZAÇÕES Antecedentes históricos; Conceito, papel, objetivo; Funções organizacionais. ADMINISTRAÇÃO Conceitos, objetivos e importância; Teoria da administração; O papel do administrador e as habilidades gerenciais

8 Conteúdo Programático EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Idéias precursoras fundamentais;Idéias precursoras fundamentais; Abordagem Clássica da Administração;Abordagem Clássica da Administração; Abordagem Humanística da Administração;Abordagem Humanística da Administração; Abordagem Neoclássica da Administração;Abordagem Neoclássica da Administração; Abordagem Estruturalista da Administração;Abordagem Estruturalista da Administração; Abordagem Comportamental da Administração;Abordagem Comportamental da Administração; Abordagem Sistêmica da Administração;Abordagem Sistêmica da Administração; Abordagem Contingencial da Administração.Abordagem Contingencial da Administração.

9 Conteúdo Programático ESRUTURA ORGANIZACIONAL ESRUTURA ORGANIZACIONAL Modelos de organizações empresariais;Modelos de organizações empresariais; Tipos de estruturas organizacionais;Tipos de estruturas organizacionais; Funcionogramas;Funcionogramas; Organogramas;Organogramas; Delegação de autoridade;Delegação de autoridade; Supervisão;Supervisão; Centralização e descentralização.Centralização e descentralização.

10 Conteúdo Programático TOMADA DE DECISÕES TOMADA DE DECISÕES Significado da tomada de decisões;Significado da tomada de decisões; Processo de resolução de problemas;Processo de resolução de problemas; Tipos de decisão;Tipos de decisão; Níveis de tomada de decisão;Níveis de tomada de decisão; Etapas do processo decisório;Etapas do processo decisório; Forma de tomada de decisão.Forma de tomada de decisão.

11 Conteúdo Programático FUNÇÕES ADMINISRATIVAS FUNÇÕES ADMINISRATIVAS Planejamento;Planejamento; Organização;Organização; Coordenação;Coordenação; Direção;Direção; Controle;Controle; Avaliação.Avaliação.

12 Conteúdo Programático TEMAS RECENTES DA ADMINISTRAÇÃO TEMAS RECENTES DA ADMINISTRAÇÃO Reengenharia (redesenho de processos organizacionais,Reengenharia (redesenho de processos estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização). estruturassistemas de informação Downsizing (enxugamento organizacional e redução da burocracia e custos administrativos )Downsizing (enxugamento organizacional e redução da burocracia e custos administrativos ) Modelo Japonês e Qualidade Total;Modelo Japonês e Qualidade Total; Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual (administração do capital intelectual da organização)Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual (administração do capital intelectual da organização) Empreendedorismo.Empreendedorismo.

13 Conteúdo Programático ADMINISTRAÇÃO DO FUTURO ADMINISTRAÇÃO DO FUTURO Globalização;Globalização; Internacionalização dos fluxos e dos mercados;Internacionalização dos fluxos e dos mercados; A nova economia;A nova economia; Nova relação trabalhadores x empresas;Nova relação trabalhadores x empresas; Sociedade do conhecimento;Sociedade do conhecimento; Inovação e mudança.Inovação e mudança.

14 BIBLIOGRAFIA: Bibliografia Básica: Bibliografia Básica: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Editora Atlas, 2006.MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Editora Atlas, 2006. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2004.MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2004. Bibliografia Complementar: Bibliografia Complementar: BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker – A administração, Ed. Nobel, 2001.DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker – A administração, Ed. Nobel, 2001. STONER e FREEMAN, Administração. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 1995.STONER e FREEMAN, Administração. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 1995.

15 EXERCÍCIOS Quem é você? Quem é você? NomeNome Empresa na qual trabalhaEmpresa na qual trabalha FunçãoFunção Por que escolheu este curso? Por que escolheu este curso? Quais suas perspectivas com relação a disciplina? Quais suas perspectivas com relação a disciplina? Na sua opinião o que é administração? Na sua opinião o que é administração?

16 Por que estudar Por que estudar administração? administração? Os administradores estão em todos os lugares;Os administradores estão em todos os lugares; Administração efetiva requer conhecimentos especializados e instrumentos de gestão;Administração efetiva requer conhecimentos especializados e instrumentos de gestão; As habilidades requeridas do administradorAs habilidades requeridas do administrador podem ser aprendidas. podem ser aprendidas.

17 Especialista : habilidades específicas, conhecimento profundo em um assunto ou área (Finanças, RH, Marketing) Generalista : conhecimentos em áreas diversas, de forma a perceber diferentes perspectivas e abordagens Responsabilidad e: sobre a própria carreira Conectividade : relacionamentos, rede de contatos A carreira do administrador

18 Administração como Profissão ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR Administração de Recursos Humanos Planejamento Estratégico Administração da Produção Administração Financeira Administração de Marketing Administração Estratégica de Serviços Teorias de Administração

19 COMO A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUI AO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES a) mantém a organização integrada ao seu ambiente externo. - mudanças e paradigmas Harry Warner da Warner Bros, em 1927, quando estava sendo lançado o cinema falado: “Quem, diabos, vai querer ouvir atores falarem?” Editorial do New York Time, em 1939: “A televisão nunca será concorrente do rádio, porque as pessoas precisam sentar e fixar seus olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso” Ken Olsen, fundador da Digital, em 1977: “Não há motivo para alguém ter um computador em casa”.

20 d) Estabelece um conjunto de normas e princípios de funcionamento c) Define estruturas e processos de trabalho b) Traça e dissemina objetivos - adequação às expectativas, desejos, valores e necessidades da sociedade. às características e potencialidades da organização. -compatíveis com recursos, características e finalidades -definição de papéis, autoridade e responsabilidade - rapidez, criatividade, trabalho de conscientização COMO A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUI AO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

21 O Que é Administração, Afinal? “É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos” Maximiniano “É a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa.” Chiavenato

22 Ou ainda... é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. (Stoner & Freeman)

23 O que é administração? Administração é a arte de liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, dentre outros), visando a otimização da distribuição dos recursos para as organização alcançarem seus objetivos.

24 Administração Como Ciência Lida com fenômenos complexos, sobre os quais o administrador tem pouco conhecimento. Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos de racionalidade e por serem os negócios altamente mutáveis e circunstanciais.

25 Administração como Arte É uma arte no sentido em que proporciona o desenvolvimento por meio do treinamento e do educativo de habilidades requeridas para o administrador desenvolver com desenvoltura as atividades nas organizações.


Carregar ppt "Introdução a Administração Renata Wanderley. Apresentação do professor Graduada em Administração de Empresas UFPE – 1990 Pós graduação em Marketing FECAP/UPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google