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A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.

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1 A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto com as tecnologias de informação visando soluções para uma variedade de problemas e desafios organizacionais. Sendo assim os sistemas de informação contribuem para a resolução dos problemas organizacionais das empresas A princípio a resolução de problemas pode parecer simples, uma máquina estraga, você vai lá e conserta. Mas, no mundo real dos problemas há vários fatores. Esses fatores podem ser agrupados em três categorias: organização, tecnologia e pessoas.

2 Um modelo para a resolução de problemas Identificação do Problema Proposta de solução Avaliação das propostas e escolha da solução Implantação Feedback

3 Identificação do problema: Descobrir qual é o tipo de problema. Identificar o fato crítico Exemplo: A primeira vista pode parecer um problema dos funcionários, mas pode ser um sistema ultrapassado. Ou uma combinação pouco incentivo aos funcionários bem como um sistema ultrapassado. Para achar as respostas será preciso reunir os fatos, conversar com as pessoas envolvidas e analisar os documentos. Algumas soluções dão mais ênfase as tecnologias, outras se concentram nos aspectos organizacionais e humanos do problema.

4 Propostas de solução Dimensões organizacionais Dimensões Tecnológicas Processos deficientes (em geral herdados do passado), cultura pouco colaborativa, conflitos internos e mudanças em torno da organização, complexidade da tarefa, recursos inadequados. Hardware antigo ou insuficiente, software ultrapassado, software inadequado, administração de dados inadequada, capacidade de telecomunicações insuficiente e incompatibilidade dos novos sistemas com os antigos e mudança da tecnologia acelerada Dimensões Humanas Treinamento de funcionários, dificuldade para avaliar o desempenho, exigências regulatórias e legais, ergonomia, administração indecisa ou deficiente, falta de participação dos funcionários e apoio a eles, administração indecisa e deficiente

5 Escolha Para achar a melhor solução deve ser levado em consideração o custo, os dados, recursos e conhecimentos existentes e o tempo necessário para implantá-lo. Contar com o apoio das pessoas envolvidas. Uma solução que não conta com o apoio de todos os principais interessados na empresa pode rapidamente transformar-se em um desastre.

6 Implementação A melhor solução é aquela que pode ser implantada. Uma solução que envolva tecnologia inclui o desenvolvimento do software. Primeiro ele precisa ser testado em um cenário empresarial realista, os funcionários precisam ser treinados e também é preciso a documentação sobre como usar o novo sistema Será preciso pensar na gestão da mudança, ou seja, mudanças nos processos organizacionais, aquilo que os funcionários fazem todos os dias A implantação também inclui a mensuração de resultados, verificar se está atendendo o que foi proposto, se precisa de novas mudanças. A resolução de problemas é um processo e não um evento.

7 Senso Crítico É fácil aceitar a definição de um problema dada por outra pessoa. Durante o fluxo natural da tomada de decisão é essencial que você mantenha certo distanciamento de qualquer solução específica até ter certeza que identificou corretamente o problema. Para isso use o senso crítico, definido aqui como a suspensão do juízo até que se tenha ciência das múltiplas perspectivas e alternativas. O senso crítico envolve quatro elementos: 1. 1. Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento. 2. 2.Ter consciência das diferentes perspectivas. 3. 3. Ter as alternativas e deixar que a experiência dite as regras. 4. 4.Ter consciência dos limites organizacionais e humanos.

8 Objetivos organizacionais, problemas e soluções de sistemas de informação Novos produtos e serviços MLB (jogos de beisebol) Objetivo organizacional: estudo de caso Problemas/Desafios Solução de sistema de informação A base de clientes e a receita estavam declinando Criação de um site para vender ingressos on-line e oferecer novos jogos virtuais de beisebol Vantagem Competitiva: Blockbuster Novos concorrentes estavam tomando participação de mercado Criação de um sistema on-line para aluguel de filmes a fim de competir com a NetFlix Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores: Lojas Sevn-Eleven As lojas de varejo eram incapazes de manter estoques com eficiência e responder a demanda Implantação do Sistema do Retail Information System, um sistema que coleta e analisa os dados do ponto-de-venda para determinar a demanda em cada loja.

9 Os sistemas de informação e sua carreira As empresas de forma geral estão em busca de candidatos com uma ampla gama de habilidades para solucionar problemas – capacidade de ler, escrever e apresentar idéias – assim como habilidade para tarefas específicas. Independente do curso que está fazendo ou de sua futura ocupação, as tecnologias e os sistemas de informação terão papel cada vez mais determinante no seu dia-a-dia profissional e na sua carreira.


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