A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE I: Sistema de Informação na era digital Prof. Adolfo Colares Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

2 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Por tecnologia da informação (TI), entenda-se todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais. Isso inclui não apenas computadores, mas também, assistente digitais pessoais e até mesmo iPod, se usados para fins organizacionais. Softwares como os sistemas operacionais Windows ou Linux, o pacote Microsoft Office e milhares de programas computacionais encontrados em uma organização. Já os sistemas de informação (SI), são mais complexos pois, envolvem tanto a perspectiva tecnológica quanto a organizacional. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

3 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Um SI pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. - Auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas. - Visualizar assuntos complexos. - Criar novos produtos. Os SI contêm informações sobre pessoas, locais e itens importantes a organização ou para o ambiente que o cerca. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

4 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? No caso, Informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para as pessoas. Dados, ao contrário, são sequenciais de fatos ainda não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações. Exemplo: Milhares de informações registradas nos caixas dos supermercados. Região de Vendas: Noroeste Loja: Superloja nº122 UNID. Nº ITEM DESCRIÇÃO VENDIDAS Detergente Brite TOTAL DE VENDAS NO ANO $ 9.231,24 331 Detergente Brite 1,29 863 Café BL Hill ,69 173 Meow Cat ,79 663 Country Ham ,29 Sistema de informação Dados Informação Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

5 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Existem três atividades dos sistemas de informação que são fundamentais para gerar conclusões que as organizações necessitam para a tomada de decisão, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Essas atividades são entrada, processamento e saída. Entrada: coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

6 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Processamento: converte os dados coletados na entrada em uma forma mais significativa. Saída: transfere as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas serão empregadas. Os SI requerem também um “feedback”, que é uma resposta à ação adotada a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou a corrigir a atividade de entrada dos dados. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

7 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Ambiente Fornecedores Clientes Organização Sistema de Informação Processar Classificar Organizar Calcular Entrada Saída Feedback Agências reguladoras Concorrentes Acionistas Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

8 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Sistema de Vendas de ingressos do site dos cinemas Moviecom A entrada consiste: Dados dos pedidos, como nome do comprador, endereço, numero de cartão de crédito e quantidade de ingressos desejados, além do dia para o qual o ingresso está sendo comprado. Os computadores armazenam esses dados e os processam para calcular o total de ingressos vendidos, identificar as comprar de ingresso e enviar solicitações de pagamento às empresas de cartão de crédito. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

9 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? 3. A saída consiste nos ingressos que serão impressos online, nos recibos dos pedidos e nos relatórios de pedidos de ingresso online. Quais as informações significativas que o sistema pode nos oferecer? Número de ingressos vendidos para um determinado gênero de filme. O cliente mais assíduo. Quantidade de ingressos vendidos anualmente. E qual dia da semana que são vendidos menos e mais ingressos online. Número de ingressos vendidos para um determinado gênero de filme. O cliente mais assíduo. Quantidade de ingressos vendidos anualmente. E qual dia da semana que são vendidos menos e mais ingressos online. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

10 O que é sistema de informação?
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O que é sistema de informação? Embora os sistemas de informações informatizados utilizem a tecnologia de computadores para armazenar e processar dados brutos e transformá-los em informações inteligíveis. Existe uma diferença entre um computador e um software de um lado, e um sistema de informação, de outro. Porque???? Os computadores armazenam e processam informações. Os programas de computador ou software são os conjuntos de instruções operacionais que dirigem e controlam o processamento por computador. Por isso é muito importante saber como funcionam os computadores e os programas para poder projetos soluções para os problemas organizacionais, mas os computadores são apenas uma parte de um SI. Para entender os SI, é preciso compreender o tipo de problemas que eles devem resolver, os elementos de sua arquitetura, o projeto e os processos organizacionaisque levam a essas soluções. Porque computadores eletrônicos e os programas que o acompanham são o fundamento técnico, as ferramentas e materiais modernos dos SI. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

11 Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas e das organizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas e das organizações Para compreender totalmente os sistemas de informação, é preciso conhecer suas dimensões mais amplas – a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no meio empresarial. Para isso é necessário se capacitar em sistemas de informação. - Abordagem comportamental e técnica. - Entender das dimensões organizacionais e humana dos sistemas, e suas dimensões técnicas. - Conhecer a tecnologia da informação. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

12 Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas e das organizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas e das organizações Organizações Tecnologia A capacitação em sistemas de informação é a compreensão mais ampla do sistemas de informação, que abrange um entendimento das dimensões organizacionais e humanas do sistemas, bem como suas dimensões técnicas. Sistema de Informação Pessoas Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

13 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Organizações As organizações têm uma estrutura composta por diferentes níveis e especializações. E essa estrutura releva uma clara divisão de trabalho. Autoridade e a responsabilidade em uma empresa são organizadas por hierarquia. Os níveis superiores da hierarquia são compostos por: pessoal administrativos, profissional e técnico, ao passo que os níveis inferiores são ocupados pelo pessoal operacional. Os especialista são empregados e treinados para diferentes funções organizacionais, tais como vendas e marketing, manufatura e produção, finanças, contabilidade e rh. A empresa especializada então desenvolve sistemas de informação para atender a essas diferente especializações e níveis, pois as organizações são diferentes umas das outras e também cada uma possui a sua cultura peculiar. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

14 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Organizações O que saber das organizações? Conhecer o seu processo de negócio completo o que leva tempo. Conhecer a cultura peculiar da organização, seus valores e seus modos de fazer as coisas, que já é estabelecido pela maioria de seus membros fundadores. Por exemplo a UPS dos EUA tem a preocupação de colocar em primeiro lugar o atendimento ao cliente que é um aspecto cultural organizacional da empresa que pode ser encontrado nos sistemas de rastreamento de encomendas da empresa. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

15 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Organizações Os diferentes níveis e especialidades de uma empresa criam interesses e pontos de vista diversos, muitas vezes conflitantes, o conflito é a base das políticas organizacionais. Os SI saem desse caldeirão de perspectivas, conflitos, compromissos e acordos que são inerentes a todas as organizações. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

16 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Pessoas Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos SI, eles são inúteis sem pessoas qualificadas para desenvolvê-lo e mantê-los e sem quem saiba usar as informações de um sistema para atingir os objetivos organizacionais. Para tocar uma empresa, são necessários diferentes tipos de conhecimento e pessoas, desde administradores a pessoas de linha de frente. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

17 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Pessoas O papel do administrador é “entender a lógica” de muitas situações enfrentadas pela organização, tomar decisões e formular planos de ação para a resolução de problemas organizacionais. O que saber das pessoas de uma organização? Qual a sua função na organização e como é realizada essa função? Verificar se os processos organizacionais estão sendo executados pelas pessoas certas. Em resumo, verificar se cada pessoa está realizando o seu devido papel na organização, caso contrário, reajustar sua função na organização. Mas os administradores não devem se limitar a administrar o que já existe, assim é fácil! :D Devem também criar novos produtos e serviços e até mesmo recriar a própria organização de tempos em tempos Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

18 Dimensões dos sistemas de informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Dimensões dos sistemas de informação Tecnologia A tecnologia da informação é utilizada para que os gerentes enfrente as mudanças do ambiente em que a sua organização está inserida. E claro, para isso ela oferece muitas ferramentas. Hardware. Software. Tecnologia de armazenamento de dados. Tecnologia de comunicação e de redes. Internet. Intranets. Extranets. Infraestrutura de tecnologia da informação (TI). Tecnologia de armazenamento de dados= softwares que comandam a organização física de dados em meios fisicos de armazenagem. Tecnologia de comunicação e de redes= composta por dispositivos físicos e software, que interliga os diversos equipamentos de computação e transfere dados de um lugar para o outro Internet- maior rede do mundo é uma rede de redes global Intranets - redes corporativas internas baseadas na tecnologia da internet Extranets - intranets particulares que permitem acesso de usuários autorizados fora da organização Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) – todas essas tecnologias, juntamente comas pessoas necessárias para acioná-las e administrá-las, representam recursos que podem ser compartilhados por toda organização, é o local ou plataforma onde são montados os sistemas de informações específicos a cada organização. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

19 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

20 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação A abordagem de resolução de problemas organizacionais Os problemas e desafios organizacionais que toda empresa enfrenta, podem ser solucionados utilizando os sistemas de informação juntamente com a tecnologia da informação. O que pode ser chamado de “abordagem de resolução de problemas”. É bastante relevante para a carreira de qualquer administrador. Porque ? Então por isso é importante saber como os sistemas de informação contribuem para a resolução de problemas tanto para o administrador quanto para os seus empregadores. Porque o administrador é contratado pela habilidade de solucionar problemas organizacionais e com isso atingir os objetivos da empresa. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

21 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação A abordagem de resolução de problemas Problemas do dia a dia parece simples: Uma máquina quebra, é evidentemente que alguém tem que fazer algo a respeito. Correto? É obvio, que o responsável irá procurar uma ferramenta e começar o conserto. Depois de consertado e de inspecionar tudo, a máquina é ligada e tudo volta a funcionar. Alguns problemas empresariais são simples quanto o descrito acima. Mas, no mundo real dos negócios, nem tudo transcorre dessa maneira. Então por isso é importante saber como os sistemas de informação contribuem para a resolução de problemas tanto para o administrador quanto para os seus empregadores. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

22 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação A abordagem de resolução de problemas Porque??? Porque envolve diversos fatores como, a organização, tecnologia e pessoas. Ou seja, trata-se de um conjunto completo de problemas. Organizações Tecnologia Pessoas Então por isso é importante saber como os sistemas de informação contribuem para a resolução de problemas tanto para o administrador quanto para os seus empregadores. Sistema de Informação Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

23 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas A maioria dos solucionadores usa um modelo de resolução de problemas à sua maneira, que composto pro quatro passos. Identificação do problema O primeiro passo é descobrir o tipo de problema. Para que ele seja resolvido, deve haver um consenso sobre sua existência, suas causas e o que pode ser feito sobre ele, dados os recursos que se dispõe. Entendido o fato crítico, os problemas começam a ser solucionado criativamente, para isso é necessário reunir fatos, conversar com as pessoas envolvidas e analisar documentos. Por exemplo, o que a primeira vista parece ser um problema de funcionários que não dão retorno adequado ao cliente, de modo preciso e oportuno, pode simplesmente ser a consequência de um sistema de informação ultrapassado de monitoração de clientes. Ou então um pouco de incentivo aos funcionários para tratar bem o cliente com um sistema ultrapassado. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

24 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Quais os problemas das dimensões organizacionais mais comuns? Dimensão Descrição Dimensões Organizacionais Por exemplo, o que a primeira vista parece ser um problema de funcionários que não dão retorno adequado ao cliente, de modo preciso e oportuno, pode simplesmente ser a consequência de um sistema de informação ultrapassado de monitoração de clientes. Ou então um pouco de incentivo aos funcionários para tratar bem o cliente com um sistema ultrapassado. Processos organizacionais ultrapassados Atitudes e cultura pouco colaborativas Conflitos políticos Ambiente organizacional turbulento ou em mutação Complexidade da tarefa Recursos inadequados Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

25 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Quais os problemas das dimensões organizacionais mais comuns? Dimensão Descrição Dimensões Tecnológicas Por exemplo, o que a primeira vista parece ser um problema de funcionários que não dão retorno adequado ao cliente, de modo preciso e oportuno, pode simplesmente ser a consequência de um sistema de informação ultrapassado de monitoração de clientes. Ou então um pouco de incentivo aos funcionários para tratar bem o cliente com um sistema ultrapassado. Hardware antigo ou insuficiente Software ultrapassado Capacidade inadequada do banco de dados Capacidade insuficiente em telecomunicações Incompatibilidade dos velhos sistemas com as novas tecnologias Mudança tecnológica acelerada Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

26 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Quais os problemas das dimensões organizacionais mais comuns? Dimensão Descrição Dimensões Humanas Por exemplo, o que a primeira vista parece ser um problema de funcionários que não dão retorno adequado ao cliente, de modo preciso e oportuno, pode simplesmente ser a consequência de um sistema de informação ultrapassado de monitoração de clientes. Ou então um pouco de incentivo aos funcionários para tratar bem o cliente com um sistema ultrapassado. Falta de treinamento dos funcionários Dificuldades para avaliar o desempenho Exigências regulatórias e legais Ambiente de trabalho Falta de participação dos funcionários e de apoio a eles Administração indecisa Administração deficiente Identificação do problema Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

27 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Proposta de solução O segundo passo é propor soluções ao(s) problema(s) que foram identificados. Geralmente existe uma grande quantidade de “soluções” e a escolha, muitas vezes, reflete as diferentes perspectivas das pessoas na organização. Qual a dica? Por exemplo, o que a primeira vista parece ser um problema de funcionários que não dão retorno adequado ao cliente, de modo preciso e oportuno, pode simplesmente ser a consequência de um sistema de informação ultrapassado de monitoração de clientes. Ou então um pouco de incentivo aos funcionários para tratar bem o cliente com um sistema ultrapassado. Levar em conta todas as propostas de solução, pois, só assim você terá noção de todas as possibilidades. Identificação do problema Proposta de solução Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

28 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Avaliação e escolha da solução O terceiro passo é escolher a melhor solução. Para achar a melhor solução deve ser considerado o custo da solução, sua exequibilidade, os recursos e o conhecimento existente, e o tempo necessário para desenvolvê-la e implantá-la. Exequibilidade = Qualidade do que se pode executar. Ou seja o que pode ser executado e que tenha qualidade. Neste passo deve ser levado em conta as atitudes e apoio de seus funcionários e gerentes. Identificação do problema Proposta de solução Avaliação das propostas e escolha da solução Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

29 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação A melhor solução é aquela que pode ser implantada. Para implantar uma solução que envolva SI, é preciso desenvolver essa solução e introduzi-la na empresa. Isso incluir adquirir ou desenvolver software, a parte tecnológica da equação. Exequibilidade = Qualidade do que se pode executar. Ou seja o que pode ser executado e que tenha qualidade. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

30 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação Que cuidados temos que tomar ? Primeiro, o software precisa ser testado em um cenário empresarial realista. Exequibilidade = Qualidade do que se pode executar. Ou seja o que pode ser executado e que tenha qualidade. Segundo, os funcionários deverão ser treinados para usá-lo. E terceiro, será preciso preparar uma documentação sobre como usar o novo sistema. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

31 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação Outra questão muito importante, é a mudança que pode ocasionar no processo de negócio da organização, com a inserção de um sistema de informação ou mesmo com a mudança de um antigo para um novo. Isso implica, nas mudanças de tarefas do cotidiano que o funcionário realiza centenas ou até mesmo milhares de vezes. Exequibilidade = Qualidade do que se pode executar. Ou seja o que pode ser executado e que tenha qualidade. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

32 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação O que fazer para a implantação dar certo? Primeiro, delinear processos organizacionais novos, mais eficientes. Segundo, descobrir um jeito de incentivar os funcionários a se adaptar a essas novas maneiras de conduzir os negócios . Terceiro, realizar reuniões com grupos de funcionários para explicar as mudanças, treinamentos para deixá-los atualizados em relação aos novos processos e ao SI. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

33 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação O que fazer para a implantação dar certo? E quarto, realizar algum tipo de recompensa ou incentivo para estimular as pessoas a apoiar com entusiasmo as mudanças. Em fim, a implantação também inclui a mensuração dos dados, para verificar se os objetivos estão sendo alcançados na solução dos problemas, ou se são necessárias mudanças adicionais para atender os objetivos originais. Essas informações devem retornar aos solucionadores. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

34 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação Um modelo para o processo de resolução de problemas Implantação Assim, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo baseado na experiência real. Identificação do problema Proposta de solução Avaliação das propostas e escolha da solução Implantação feedback Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

35 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação O Papel do senso crítico na resolução de problemas É muito fácil aceitar solução para problemas dadas por outra pessoa, ou adotar opiniões das pessoas que, objetivamente, analisaram o problema e, agora, oferecem soluções rápidas. O que fazer na hora de tomar as decisões sobre os problemas? O gestor deve resistir a aceitar definições pré-existentes a respeito de qualquer problema. No processo de tomada de decisão é essencial se distanciar de qualquer solução específica até ter certeza de que identificou apropriadamente o problema, compreendeu-o a fundo e analisou as alternativas Caso contrário, o gestor corre o risco de investir na direção errada, resolver o problema errado e desperdiçar recursos. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

36 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação O Papel do senso crítico na resolução de problemas Para isso é recomendado alguns exercícios de senso crítico, que é simplesmente a suspensão do juízo até que se tenha ciência das múltiplas perspectivas e alternativas. Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento. Ter consciência das diferentes perspectivas. Testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras. Ter consciência dos limites organizacionais e humanos. Seguir a risca uma rotina de tomada de decisão, ou a um modelo, não garante que se vá chegar à solução correta. A melhor alternativa contra resultados incorretos é ter senso crítico ao longo do processo de resolução de problemas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

37 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação A conexão entre problemas, soluções e objetivos organizacionais Foi visto do porque as empresas investem em tecnologia e SI. Foi discutido também os objetivos organizacionais que podem ser atingidos com a ajuda desses sistemas: novos produtos, serviços e modelos de negócio, relacionamento mais estreito com os clientes e fornecedores, melhor tomada de decisão, vantagem competitiva e sobrevivência. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

38 Compreendendo os Sistemas de Informação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Compreendendo os Sistemas de Informação A conexão entre problemas, soluções e objetivos organizacionais O que acontece quando as empresas não atingem esses objetivos? Elas se transformam em desafios ou problemas que requerem atenção. O gestor então, costuma a recorrer aos SI em busca de ajuda ou mesmo da solução completa. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

39 Os sistemas de informação e a sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e a sua carreira Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

40 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócio Administração Com mais de 305 mil membros registrados no CFA/CRA no ano de 2010, sem contar os consultores administrativos que não possuem registro, os administradores estão entre as maiores categorias de profissionais relacionada ao negócio, que só perdem para os contadores no Brasil. Porém, essa realidade não irá perdurar por muito tempo, pois, no Brasil espera-se que a classe como um todo se expanda mais rápido que as outras. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

41 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócio Administração Porque? Porque, no mundo dos negócios brasileiros que está sendo tomando pelos sistemas de informação, requerem gestores para que o sistema opere de forma correta. A maioria dos administradores brasileiros, estão recorrendo aos sistemas de informação e tecnologia da informação diariamente para cumprir com seus objetivos organizacionais Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

42 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócio Administração Essa cultura está sendo herdada pela cultura norte americana, em que todos os administradores utilizam SI, e para eles hoje é impossível administrar organizações sem utilizar SI, mesmo no caso de pequenas empresas. Com isso, podemos descrever as competências básicas que os administradores ou estudantes de administração devem focar: Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

43 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócio Administração Conhecer os novos itens de hardware e software atuais que podem tornar a administração mais eficiente e efetiva. Reforçar a capacidade de liderança e coordenação, e ajudar na consecução dos objetivos corporativos em uma perspectiva mais ampla. Isso inclui entender o papel que os banco de dados desempenham na administração dos recursos de informação da empresa, e o papel das novas tecnologias de comunicação e colaboração, como wikis, blogs, e computação móvel sem fio. Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

44 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócio Administração Compreensão profunda da forma de utilização dos SI corporativos para gestão da produção, de fornecedores, da força de vendas e do relacionamento com os clientes para aumentar a eficiência das operações e ajudar os administradores a tomar melhores decisões visando aumentar o desempenho das empresas. Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

45 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Considerações finais sobre sistemas de informação e sua carreira Para finalizar, abaixo consta a lista de requisitos gerais no que diz respeito a conhecimentos e habilidades em SI: Todas as áreas relacionadas a negócios, de qualquer especialidade, precisam entender como os SI são usados pelas empresas para atingir os objetivos corporativos que são: Excelência operacional Desenvolvimento de novos produtos e serviços Relacionamento estreito com o cliente Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

46 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Considerações finais sobre sistemas de informação e sua carreira Independente da carreira escolhida, todos da área de negócio precisam desenvolver a habilidade de analisar as informações e ajudar as empresas a entender o seu ambiente e fazer inferências a respeito dele. Todos da área de negócio, precisam ser capazes de trabalhar com especialistas e desenvolvedores que projetam e implantam SI. Só assim será possível garantir que os sistemas desenvolvidos se atendam aos propósitos da empresa. Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

47 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Considerações finais sobre sistemas de informação e sua carreira Todas as carreiras relacionadas a negócio sofrerão impactos de mudanças no ambiente ético, social e legal das empresas provenientes da implantação de SI. Os gestores devem então compreender como ocorrem esses impactos e prestar conta com a organização, o governo e ao público, conforme seja o caso. Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

48 Os sistemas de informação e sua carreira
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Os sistemas de informação e sua carreira Considerações finais sobre sistemas de informação e sua carreira Todas as carreiras relacionadas a negócio sofrerão impactos de mudanças no ambiente ético, social e legal das empresas provenientes da implantação de SI. Os gestores devem então compreender como ocorrem esses impactos e prestar conta com a organização, o governo e ao público, conforme seja o caso. Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

49 Projetos Práticos em SIG
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Projetos Práticos em SIG A Snyders of Hanover A Dollar General Corporation Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Prof. Msc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares


Carregar ppt "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google