A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA"— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA Renivânia Pereira da Silva Slides de tópicos

2 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Surgimento da abordagem do ensino com enfoque CTS e CTSA na educação; Motivos a trabalhar com a abordagem do Ensino da Física na ênfase CTS e CTSA; Novas perspectivas para o ensino médio a partir das diretrizes das Bases Legais dos PCN’s (BRASIL, 2000); O público alvo e as vantagens que terão com o ensino CTS e CTSA; Desafios e expectativas; Exemplos de atividades para serem trabalhadas; Referências Bibliográficas.

3 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Surgimento da abordagem do ensino com enfoque CTS e CTSA na educação Início na década de 60 em alguns países da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Somente por volta dos anos 70 chega essa nova visão de ensino ao Brasil. Necessidade de linearização da ciência e tecnologia com o bem-estar da sociedade. Tomada de consciência dos acontecimentos catastróficos, sociais e ambientais.

4 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Motivos a trabalhar com a abordagem do Ensino da Física na ênfase CTS e CTSA Má qualidade e eficácia do ensino público atual brasileiro; Interesse em proporcionar uma nova forma do ensino da física; Formação de conhecedores da ciência e críticos da realidade científica contemporânea; Inserção da física na realidade dos alunos.

5 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Novas perspectivas para o ensino médio a partir das diretrizes das Bases Legais dos PCN’s (BRASIL, 2000) Buscando uma análise das Leis das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9.394/96 (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de 2000, mostra que na nova perspectiva do ensino médio “A aprendizagem significativa pressupõe a existência de um referencial que permita aos alunos identificar e se identificar com as questões propostas. Essa postura não implica permanecer apenas no nível de conhecimento que é dado pelo contexto mais imediato, nem muito menos pelo senso comum, mas visa a gerar a capacidade de compreender e intervir na realidade, numa perspectiva autônoma e desalienante. [...} toda aprendizagem significativa implica uma relação sujeito-objeto e que, para que esta se concretize, é necessário oferecer as condições para que os dois polos do processo interajam”.(BRASIL, 2000, p.22)

6 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
O público alvo e vantagens que terão com o ensino CTS e CTSA Alunos do ensino médio, do ensino fundamental, do ensino superior e alunos de oficinas. Quanto às vantagens: Desenvolvimento de uma visão mais politizada e contextualizada do ensino científico. Ao professor, proporciona melhor autonomia e didática.

7 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Desafios e expectativas Má ou nenhuma interpretação do conceito de ciência, tecnologia e sociedade; Misticismo da crença que a tecnologia proporciona sempre o bem; Desvínculo entre a tecnologia e sociedade; Falta de conhecimento da natureza da ciência; Impossibilidade da prática livre de ensina nas salas de aula; Expectativas: Promover aprendizados e mudanças.

8 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Exemplos de atividades para serem trabalhadas Este tópico tem por objetivo exemplificar temas nos quais professores possam se referenciar para que assim consigam ter em mente atividades nas quais possam trabalhar com os alunos para que assim possuam incluir em futuros trabalhos. Baseando-se nas novas estruturas de ensino dos PCN’s e pensando nas unidades temáticas citadas neles, segue abaixo um exemplo: 1. Terra e sistema solar • Conhecer as relações entre os movimentos da Terra, da Lua e do Sol para a descrição de fenômenos astronômicos (duração do dia e da noite, estações do ano, fases da lua, eclipses etc.). • Compreender as interações gravitacionais, identificando forças e relações de conservação, para explicar aspectos do movimento do sistema planetário, cometas, naves e satélites.

9 Considerando a proposta temática, pensou-se numa atividade na qual os alunos, com a orientação do professor, aprendam sobre as fases da lua e eclipses lunares e solares. Assim, visando a abordagem do ensino CTS, o professor apresentaria textos para seus alunos à fim de que eles possam desenvolver o entendimento da história da ciência da atividade proposta e também possam ter visões críticas quanto à realidade vivida. Em continuidade, a posição do professor será em ajudar os alunos a montar um protótipo contendo um sistema terra-lua-sol para que ele sirva como base de análises dos alunos. Por fim, o planejamento seria ajudar os alunos a pensar qual seria a possível utilidade daquele experimento para a sociedade, e assim, poder construir debates referentes ao experimento.

10 O ensino da Física com enfoque CTS e CTSA
Referências Bibliográficas Santos, Wildson Luiz Pereira dos, Auler, Décio. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de resultados de pesquisa. Editora: Unb, 2011. Lima Neto, José Alves de. O uso da abordagem CTSA para o ensino de energia tendo o desenvolvimento sustentável como eixo temático. – Natal,RN, 2011. Fernandes, Isabel Marília Borges. A PERSPECTIVA CTSA NOS MANUAIS ESCOLARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO 2ºCEB. Ricardo, Elio Carlos. EDUCAÇÃO CTSA: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007. Silva, Daniela Fiorini da, Abib, Maria Lúcia Vital dos Santos. ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE FÍSICA NA CONCEPÇÃO DE FUTUROS EDUCADORES. Oliveira, Fábio Ferreira de. O ensino de Física Moderna com Enfoque CTS: uma proposta metodológicas para o ensino médio usando o tópicos de raios x.

11 Sorpreso, Thirza Pavan, Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Sorpreso, Thirza Pavan, Almeida, Maria José Pereira Monteiro de. OBSTÁCULOS PARA A UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE FÍSICA EM NÍVEL MÉDIO NOS DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA Silva, Mirian do Amaral Jonis . CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA NO PROEJA/ES: MUROS E PONTES NO CAMINHO DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Linsingen, Irlan Von. O ENFOQUE CTS E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ORIGENS, RAZÕES E CONVERGÊNCIAS CURRICULARES. Strieder, Beatriz Roseline. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: Sentidos e Perspectivas.


Carregar ppt "O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google