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Avaliação do conhecimento sobre o diagnóstico e condutas em parada cardiorrespiratória entre os estudantes do curso de Medicina do sexto ao décimo segundo.

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Apresentação em tema: "Avaliação do conhecimento sobre o diagnóstico e condutas em parada cardiorrespiratória entre os estudantes do curso de Medicina do sexto ao décimo segundo."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação do conhecimento sobre o diagnóstico e condutas em parada cardiorrespiratória entre os estudantes do curso de Medicina do sexto ao décimo segundo semestre da Faculdade do Sul de Santa Catarina. Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco, projeto vinculado ao PUIC, Medicina Campus Tubarão. INTRODUÇÃO “A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é o conjunto de medidas que têm como objetivo evitar ou reverter a morte prematura de pacientes com funções respiratória e circulatória ausentes ou gravemente comprometidas” 1. As novas diretrizes de reanimação cardiopulmonar cerebral da Sociedade Americana de Cardiologia (2005-2006), possuem importantes modificações objetivando simplificar os procedimentos para a realização da RCP para uma melhor atuação na prática de reanimação e o aumento da sobrevida de paciente em parada cardíaca. A relação compressão-ventilação recomendada durante a reanimação do paciente é de 30:2 para socorristas que atuam sozinhos, como também para mais de um socorrista, prestando atendimento à vítimas de todas as idades (exceto em recém nascidos), até que uma via aérea avançada seja obtida 9. Após a obtenção de uma via aérea segura, as compressões se tornam ininterruptas. A ênfase é oferecer ao paciente reanimação básica, isto é, abrir vias aéreas, ventilar e circular, (ABC) de alta qualidade 3. Para que se tenha uma redução da mortalidade associada à parada cardiorrespiratória (PCR) em paciente de qualquer faixa etária é essencial o conhecimento e atualização quanto às recomendações das novas diretrizes da RCP 2, sendo de conhecimento obrigatório por todos os profissionais da área da saúde, independente de sua especialidade 4. As medidas adotadas em situações de PCR devem ser comprovadamente eficazes, assegurando vias aeras pérvias com adequada ventilação e aplicação de compressões torácicas fortes, rápidas e com o mínimo de intervalo possível, sendo que tais medidas devem ser iniciadas no menor tempo possível 5. A avaliação do paciente não deve levar mais de dez segundos 6, visto que o fator tempo é de suma importância, já ausência de manobras de reanimação podem levar a alterações irreversíveis dos neurônios do córtex cerebral, devido a falta de adequada oxigenação cerebral 7. Os sinais evidentes em um paciente em PCR são 8 : ausência de pulso em grande vaso, inconsciência, cianose e ausência de movimentos respiratórios. Analisando-se tais fatos, o projeto propõe a análise dos estudantes do curso de Medicina da UNISUL, em relação ao conhecimento teórico da PC e RCP entre os mesmos estudantes, visto que muitos desconhecem as modificações das novas diretrizes. OBJETIVO O objetivo do estudo é analisar o conhecimento dos estudantes de Medicina da UNISUL acerca da conduta adequada na parada cardiorrespiratória para a ressuscitação cardiorrespiratória efetiva e correlacionar o nível dos conhecimentos teóricos avaliados com o tempo decorrido desde o aprendizado desses conteúdos. METODOLOGIA Após aprovação pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, foi realizado um estudo exploratório com delineamento transversal baseado na coleta de dados, cujos resultados possuíram tratamento estatístico descritivo. Após exposição dos objetivos do trabalho e leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os estudantes do sexto ao décimo segundo semestre de Medicina da Faculdade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) realizaram o preenchimento de um questionário auto- aplicável, adaptado do artigo da Revista Brasileira de Terapia Intensiva 2, o qual foi construído de acordo com a nova diretriz da Sociedade Americana de Cardiologia (2005-2006). O questionário possui questões referentes a um indivíduo adulto, não grávida e em parada cardiorrespiratória. A população foi constituída por 177 candidatos. Optou-se pela abordagem de todos os sujeitos do universo, foram excluídos aqueles que se negarem a responder o questionário ou não tiveram condições para a entrevista e alunos que não cursaram a cadeira de Suporte Avançado da Vida, oferecida no quinto semestre do curso de Medicina da UNISUL.. Foi realizada análise estatística no programa SPSS 16.0. As médias foram comparadas utilizando-se teste t-Student e ANOVA com Post-Hoc de Tukey-HSD para variação das notas entre as turmas. A coleta de dados foi realizada de março a maio de 2009. RESULTADOS GRÁFICO 1- Porcentagem de acertos por questão. GRÁFICO 2 - Média das notas por fase Foi realizada uma média de notas, com pontuação de zero a dez, obtidas pelos acertos das questões do questionário aplicado. Ao compararmos o desempenho das turmas notamos que há uma diferença estatística significativa se compararmos o primeiro grupo (turmas da sexta, sétima e oitava fase) com as turmas do internato médico (nona, décima, décima primeira e décima segunda fase). Contudo, quando se realiza a análise entre as turmas do internato médico não é visto uma diferença significativa entre as médias de notas obtidas. CONCLUSÃO Com este trabalho pôde ser avaliado a capacidade dos estudantes do curso de Medicina de intervir de forma qualificada em casos de emergência onde a PCR seja a condição clínica principal. O reconhecimento e o manejo adequado em um paciente com PCR é fundamental para que se possa ter um rápido atendimento e a otimização dos pacientes em estado crítico. Há de se notar, com o decorrer do curso de Medicina, a evolução da aquisição e aprimoramento do conhecimento teórico, sendo de fundamental para a atuação de forma segura e correta em casos emergenciais de parada cardíaca. Foi visto que, após o aprendizado ocorrido no quinto semestre, gradativamente os alunos esqueceram parte do que aprenderam por perda de memória. Contudo, com o início do internato médico no nono semestre, onde a prática clínica em unidades de saúde sobressai-se a teoria, produziram-se reforços (busters) que tendem a organizar o conhecimento de forma mais sistemática e permanente dentro de um contexto mais prático e operacional. Dessa forma, notou-se um ótimo desempenho nas questões propostas. De forma geral, os estudantes do curso de Medicina estão aptos, ao final do curso, em socorrer uma vítima de PCR de maneira adequada e atuar com medidas seguras e eficazes em ambiente intra e extra hospitalar. BIBLIOGRAFIA 01.Marcondes E, Costa FAV, Araújo JLR, Okay Y. Pediatria Básica. 9ª ed. São Paulo; 2003. 02. Feitosa-Filho GS, Feitosa GF, Guimarães HP et al – Atualização em reanimação cardiopulmonar: o que mudou com as novas diretrizes! RBTI, 2006;18:177-185 03. SBV para provedores de saúde. Tradução: Andréa JA. American Heart Association: Fundação Interamericana do Coração. Rio de Janeiro, 2002. 04. Zanini J, Nascimento ERP, Barra DCC – Parada e reanimação cardiorrespiratória: conhecimentos da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva. RBTI, 2006;18:143-147. 05. Ferez D – Reanimação Cardiorrespiratória e Cerebral, em: Yamashita AM, Takaoka F, Auler Júnior JOC et al – Anestesiologia. São Paulo, 5ª Ed, Atheneu, 2001;1095-1128. 06. Currents in emergency cardiovascular care. Highlights of the 2005 american Heart Association Guilelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Current in Emergency Cardiovascular Care 2005-2006; 16: 1-26. 07.Bergeron JD, Bizjak G, Krause, Baudour. Primeiros Socorros. 2 a ed. Sào Paulo; 2007. 08. Maia IG. Uso de adenosina trifosfato nas taquicardias paroxísticas supraventriculares. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 1996 fev 66(2):87-8. Apoio Financeiro: Unisul


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