A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio, bolsistas do Art. 170. Acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura da Unisul de Tubarão. Introdução Este trabalho relata o desenvolvimento das etapas de um projeto de pesquisa proposto pelas professoras orientadoras Marleide Coan Cardoso e Rosana Camilo da Rosa, viabilizado pelo Artigo 170 intitulado “Construindo Seqüências Didáticas envolvendo Jogos Matemáticos para trabalhar conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio”. O desenvolvimento deste projeto consistiu-se na elaboração de Kits de jogos matemáticos envolvendo os campos conceituais da matemática como álgebra, geometria, medidas, tratamento da informação e números. O jogo quando inserido adequadamente no contexto das aulas de matemática pode se tornar uma importante alternativa didática. Vale ressaltar que, esta alternativa didática, além de ser uma possibilidade de renovação para o ensino da matemática é também indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que sugerem o jogo como um valioso recurso didático que pode tornar as aulas de matemática mais prazerosa, pois “além de ser um objeto sociocultural em que a matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um fazer sem obrigação externa e imposta, embora demande exigências, normas e controle” (PCN, 1997, p.35). Objetivos Objetivo Geral: desenvolver seqüências didáticas envolvendo jogos que podem ser aplicados nas aulas de Matemática da Educação Básica Objetivos específicos: -construir jogos matemáticos, -Elaborar seqüências didáticas utilizando o jogo como recurso didático para serem aplicadas nos estágios supervisionados e nas escolas do campo de estágio. -Organizar os jogos em kits matemáticos. Metodologia A metodologia utilizada para a elaboração deste projeto foi pesquisa bibliográfica e construção dos kits de jogos matemáticos. Para a operacionalização da pesquisa num primeiro momento, orientadoras e acadêmicos reuniram-se para discutir e decidir os encaminhamentos da pesquisa. Também foi decidido na construção dos jogos o conteúdo, a série e o modelo de jogo para a posterior elaboração de seqüência didática. Após as pesquisas realizadas e os jogos parcialmente estruturados, estes eram testados pelos acadêmicos nos encontros de diversas disciplinas do curso de Matemática para posterior aplicação pelos estagiários no campo de estágio. Resultados Ao finalizar nossa pesquisa e a partir dos estudos realizados no desenvolvimento da mesma, foi possível perceber que muitos conceitos matemáticos podem ser aprendidos por meio de jogos educativos. A seguir apresenta-se a aplicação dos jogos construídos em diferentes eventos. Conclusões Ao finalizar esta pesquisa atingimos nossas expectativas em relação a abordagem dos conteúdos matemáticos de forma dinâmica, por meio dos jogos didáticos buscando incentivar o interesse e a participação dos alunos, promovendo a socialização de turmas e relacionando a teoria e a prática nas aulas de Matemática. Referências ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. ARANÃO, Ivana V. D. A matemática através de brincadeiras e jogos. São Paulo: Papirus, 1996. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Ed. 34. São Paulo: Duas Cidades, 2002. BORIN,J. Jogos e resolução de problemas:uma estratégia para as aulas de matemática.São Paulo:IME-USP;1996. FILHO, Benigno Barreto; SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula. 2ª série: 1. ed. São Paulo: FTD, 2003. FLEMMING, Diva Marília; FLEMMING, Elisa Luz; MELLO, Ana Cláudia Collaço de. Tendências em Educação Matemática. Palhoça: Unisul Virtual, 2005. FLEMMING, Diva, Marília. Criatividade e jogos didáticos. São José: Saint Germain, 2003. GIOVANNI, José Ruy. Matemática, uma nova abordagem. São Paulo: Editora FTD, 2000. GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. NETTO, Scipione di Pierro; FILHO, Sérgio Orsi; CARVALHO, Maria Cecilia. Quanto Matemática: Ensino Médio: vol. 2: 2ª série: 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. PORTAL da educação e da informação. Uso de jogos no ensino de Matemática. Disponível em:. Acesso em: maio 2009. ROSAMILHA, Nelson. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil. São Paulo: Pioneira, 1979. ROUCO, Juan José Meré; RESENDE, Marisa Seoane Rio. A estratégia lúdica: jogos didáticos para formação de gestores de voluntariado empresarial. São Paulo: Peirópolis, 2003. GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; TIMM, Ursula Tatiana. Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos em Sala de Aula. Disponível em:. Acesso em: maio 2009. TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968. Apoio Financeiro: Unisul Estágio Supervisionado em Matemática IV – EEU Dr. Otto Feuerschuette X Seminário de Educação Matemática – Unisul Araranguá XV Encontro Regional dos Estudantes de Matemática (EREMATSUL) – Unesc Criciúma Tenda de jogos matemáticos Unisul Contexto 2008 – Tubarão Jogo “Mico da Função Quadrática” Jogos Variados


Carregar ppt "CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google