A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR"— Transcrição da apresentação:

1 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

2 COORDENAÇÃO NACIONAL - MEC ÍTALO DUTRA
COMISSÃO ESTADUAL SANTA CATARINA 1ª VERSÃO (1ª ETAPA DE MOBILIZAÇÃO) CONSED -SED/SC Eduardo Deschamps UNDIME/SC Astrit Maria Savaris Tozzo COORDENADORA CONSED SC Maike Cristine Kretzschmar Ricci 28 técnicos COORDENADORA UNDIME SC Mareni De Fátima Rosa Da Silva -29 técnicos COMISSÃO REGIONAL – CONFORME PORTARIA 36 REGIÕES DO ESTADO

3 1ª VERSÃO - 30/07/15 a 15/03/2016 Base Nacional Comum Curricular Etapa Mobilização Estudo, debate e Consulta Pública CONTRIBUIÇÕES

4

5 Base Nacional Comum Curricular
TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES MEC ÍTALO DUTRA CONSED NACIONAL Eduardo Deschamps UNDIME NACIONAL Alessio Costa Lima Professores Colaboradores com os Revisores Equipe de Assessores e Especialistas Comissão de Especialistas Assessoria de Comunicação Social ao Portal Equipe de Arquitetura da Informação no Portal Equipe de Sistematização

6 Base Nacional Comum Curricular
COORDENAÇÃO NACIONAL - 2ª VERSÃO ABRIL 2016 a JUNHO 2016 ENTREGUE 2ª VERSÃO 03/05/2016 EM BRASÍLIA PELA EQUIPE DO MEC PARA: C N E Gilberto Gonçalves Garcia CONSED Eduardo Deschamps UNDIME Aléssio Costa Lima COMISSÕES ESTADUAIS Técnicos do CONSED Técnicos da UNDIME AUXILIARES DE PESQUISA

7 COMISSÃO SANTA CATARINA 2ª VERSÃO ABRIL 2016 A JUNHO 2016
CONSED -SED/SC Eduardo Deschamps UNDIME/SC RODOLFO JOAQUIM PINTO DA LUZ COORDENADORA CONSED SC JULIA SIQUEIRA DA ROCHA COORDENADORA UNDIME SC MARENI DE FÁTIMA ROSA DA SILVA AUXLIARES DE PESQUISA SC MARCIA INÊS B. WURZIUS SUZY DE CASTRO ALVES ROSA CRISTINA C. DE A. PIRES COMISSÃO REGIONAL– CONFORME PORTARIA REGIÕES DO ESTADO

8 RESUMO LINHA DO TEMPO Base Nacional Comum Curricular
CONAE 2010 e 2014 LEI DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Art. 26 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO /25 de junho de 2014 Meta 2 – estratégia 2.1 Meta 3 – estratégia 3.1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88 Art. 210 3 2 4 1 5

9 Seminários Estaduais – Maio e Junho
Previsão para Santa Catarina – Florianópolis dia 14 e 15/06 Responsabilidade da Coordenação do Seminário – UNDIME e SED Chamada Pública para Seminário da BNCC Público Alvo: Conforme edital Após Seminário- Consolidar o Relatório Final tornando público e passando pela validação estadual (UNDIME e SED) e posteriormente enviar para UnB para Comitê Gestor Nacional que terá a responsabilidade de encaminhar ao CNE.

10 Linha do Tempo 1988 - Constituição Federal (artigo 210).
Leis De Diretrizes e Bases Da Educação Nacional - Lei /96 (artigo 8º e 26º). Consolidados os Parâmetros Curriculares Nacionais - 1º ao 5º ano Consolidados os PCNs de 6º ao 9º ano Lançados os PCNs para Ensino Médio

11 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil;
2002 – Diretrizes operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo; 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana; É instituído o Programa Currículo em Movimento que funciona até 2010. 2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial;

12 2010 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Diretrizes Nacionais para oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais; Diretrizes Operacionais para Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e adultos desenvolvida por meio da educação à distância;

13 2012 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Indígena; Diretrizes para o atendimento de educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola, Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental; Portaria n. 867, que institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e define suas Diretrizes Gerais.

14 2013 - A Portaria n , de 22 de novembro de 2013, institui o Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). 2014 - CONAE e PNE.

15 BNCC: SINALIZA PERCURSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS QUE ASSEGUREM A TODO ESTUDANTE OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DIREITOS DE APRENDIZAGEM- MOBILIZANDO TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO DE FORMA ARTICULADA E PROGRESSIVA PARA GARANTIR ESTES DIREITOS

16 ESTRUTURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – 1ª VERSÃO
PRINCÍPIOS NORTEADORES 12 DIREITOS DE APRENDIZAGEM PRINCÍPIOS, FORMAS DE ORAGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO ÁREAS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DA ÁREA E POR NÍVEL COMPONENTES CURRICULARES EIXOS ESTRUTURANTES OBJETIVOS POR NÍVEL PARA CADA COMPONENTE CURRICULAR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM POR ANO/EIXO

17 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 1ª VERSÃO:
DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS A 4 ÁREAS: CIÊNCIAS DA NATUREZA CIÊNCIAS HUMANAS LINGUAGENS MATEMÁTICA 12 DIREITOS DE APRENDIZAGEM – ORIENTAM AS ESCOLAS NA DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONSIDERANDO AS DIMENSÕES: ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA TEXTO APRESENTANDO CADA ÁREA TEMAS INTEGRADORES PERPASSAM TODAS AS ÁREAS: CONSUMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIAS DIGITAIS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS.

18 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 1ª VERSÃO:
PRINCIPIOS NORETEADORES DA BNCC A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERPECTIVA INCLUSIVA E A BNCC PRINCIPIOS, FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E CONTEÚDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR TEXTO INTRODUTÓRIO CAMPOS DE EXPERIENCIAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ÀREA DO CONHECIMENTO TEXTO INTRODUTÓRIO OBJETIVOS GERAIS DE CADA ÁREA COMPOENTE CURRICULAR OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM POR NÍVEL

19 ESTRUTURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – 1ª VERSÃO
CADA ÁREA E COMPONENTE CURRICULAR TÊM OBJETIVO GERAL DA ÁREA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMPONENTES CURRICULARES DE CADA ÁREA COM EIXOS ESTRUTURANTES . CADA COMPONENTE POSSUI OBJETIVOS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM POR ANO EM CADA EIXO ARTICULAÇÃO ENTRE A BASE COMUM E A DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO (NOVOS ARRANJOS – ESPECIFICIDADES LOCAIS).

20 ESTRUTURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – 2ª VERSÃO
ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BNCC 03 PRÍNCIPIOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM – MODALIDADES DE ENSINO ORGANIZAÇÃO DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PAPEL DOS TEMAS TRANSVERSAIS ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ÁREAS DO CONHECIMENTO E SEUS COMPONENTES CURRICULARES ETAPAS DO ENSINO FUNDAMENTAL – EIXOS DE FORMAÇÃO – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ETAPA DO ENSINO MÉDIO – EIXOS DE FORMAÇÃO – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – OBJETIVOS D APRENDIZAGEM

21 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O BRASIL O PAPEL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONQUISTA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO A BNCC E A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC BNCC, PLANEJAMENTO, GESTÃO PEDAGÓGICA E CURRÍCULO PRINCÍPIOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 02 DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO QUE SE AFIRMAM EM RELAÇÃO A PRINCÍPIOS ÉTICOS 03 DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO QUE SE AFIRMAM EM RELAÇÃO A PRINCÍPIOS POLÍTICOS 02 DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO QUE SE AFIRMAM EM RELAÇÃO A PRINCÍPIOS ESTÉTICOS

22 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
A BNCC E AS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE A ORGANIZAÇÃO DAS ETAPAS DE ESCOLARIZAÇÃO NA BNCC O PAPEL DOS TEMAS INTEGRADORES NA ESTRUTURA DA BNCC

23 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL TEXTO INTRODUTÓRIO A RELAÇÃO DA BNCC COM AS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO CINCO ASPECTOS IMPORTANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CUIDAR E EDUCAR INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS SELEÇÃO DE PRÁTICAS, SABERES E CONHECIMENTOS CENTRALIDADE DAS CRIANÇAS CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS, DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

24 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E SEUS COMPONENTES CURRICULARES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A ÁREA DE LINGUAGENS TEXTO INTRODUTÓRIO DISCIPLINAS ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXOS DE FORMAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS/AS ESTUDANTES E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL AS ÁREAS DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS DE FORMAÇÃO DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS EIXOS DE FORMAÇÃO OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

25 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  OS/AS ESTUDANTES E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAS ÁREAS DE CONHECIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS DE FORMAÇÃO DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS EIXOS DE FORMAÇÃO OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NOS ANOS FINAIS A ETAPA DO ENSINO MÉDIO TEXTO INTRODUTÓRIO OS/AS ESTUDANTES E SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO FINALIDADES, DIMENSÕES E EIXOS DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PROGRESSÕES E CAMINHOS DE FORMAÇÃO INTEGRADA NO ENSINO MÉDIO AS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

26 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR – 2 ª VERSÃO:
A ETAPA DO ENSINO MÉDIO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E OS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO OBJETIVOS GERAIS DE FORMAÇÃO DA ÁREA PARA O ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS EIXOS DE FORMAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR UNIDADES CURRICULARES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

27 BNCC - 2ª VERSÃO ESTÁ DISPONÍVEL:

28 MARENI DE FÁTIMA ROSA DA SILVA
OBRIGADA!!! MARENI DE FÁTIMA ROSA DA SILVA Formação: Geografia – Especialização em Gestão Ambiental. Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino, licenciada desde 2010 para Rede Municipal de Ensino de Chapecó. Realizou trabalhos nas Universidades: UNOESC, UCEFF, UNOCHAPECÒ, Faculdade Santa Rita Chapecó, de Santa Catarina e na UPF, do Rio Grande do Sul. Tutora do PRADIME em 2013, pela Undime/SC. Avaliadora Técnica Educacional do Plano Municipal de Educação - PME, pela Undime/SC, 1ª etapa: Elaboração e Adequação dos Planos Municipais de Educação e 2ª etapa: Monitoramente e Avaliação dos Planos Municipais de Educação; Coordenadora Estadual da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, pela Undime/SC, representando Santa Catarina no Grupo Nacional de BNCC. Atualmente Diretora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó/SC.


Carregar ppt "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google