A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO."— Transcrição da apresentação:

1 Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Implementando o CBC

2 Organização da Equipe PIP-CBC/Implementação dos CBC  Condições para integrar a Equipe Regional PIP/ CBC: 1- PROFESSORES: Ter habilitação específica (Licenciatura Plena) em uma das seguintes áreas de conhecimento: I – Linguagens: - Língua Portuguesa - Língua Inglesa - Artes - Educação Física II – Matemática III - Ciências da Natureza IV – Ciências Humanas - Geografia - História 2- COORDENADOR: Profissional preferencialmente com habilitação em Pedagogia / Superv. Pedagógica para exercer a função de Coord.da Equipe, Cargo em Comissão / DAD-4.  Requisitos: - Ser aprovado na seleção de currículo e na entrevista - Ter disponibilidade para viagens para as escolas dos municípios da S R E e BH - Cumprir carga horária semanal de 40horas - Ter experiência de sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental

3 2 - Critério para organização e definição do quantitativo da Equipe para cada SRE: 2.1- Número total de E. E. com Anos Finais do E. F. : 2.820 2.2- Distribuição das SRE em 5 grupos considerando o nº de E.E. com anos finais do E.F. a saber:.Grupo 1 – 17 a 43 E. E. – 19 SRE.Grupo 2 – 45 a 66 E. E. – 14 SRE.Grupo 3 – 75 a 99 E. E. – 07 SRE.Grupo 4 – 106 a 121 E.E. – 04 SRE.Grupo 5 – 122 a 161 E.E. – 03 SRE

4 2.3-Organização das Equipes Regionais: *Definição do nº de Profissionais, por conteúdo curricular, para compor a Equipe PIP-2, a saber:.19 SRE do Grupo 1 – 8 Profissionais, 1 de cada conteúdo curricular.14 SRE do Grupo 2 – 10 Profissionais, 2 de Língua Portuguesa, 2 de Matemática e 1 de cada um dos demais conteúdos curriculares.07 SRE do Grupo 3 – 12 Profissionais, 3 de Língua Portuguesa, 3 de Matemática e 1 de cada um dos demais conteúdos curriculares.04 SRE do Grupo 4 – 14 Profissionais, 4 de Língua Portuguesa, 4 de Matemática e 1 de cada um dos demais conteúdos curriculares.03 SRE do Grupo 5 – 16 Profissionais, 4 de Língua Portuguesa, 4 de Matemática, 2 de Ciências, 2 de História e 1 de cada um dos demais conteúdos curriculares *Quadro Geral do quantitativo nas 47 SRE:.19 SRE X 08 = 152.14 SRE X 10 = 140.07 SRE X 12 = 84Total: 480 profissionais.04 SRE X 14 = 56.03 SRE X 16 = 48 *Média de Escolas por Profissional: 6 (seis) E. E.

5 4 – Outras considerações: 4.1-Características (Perfil) dos Profissionais candidatos à Equipe:.Ter currículo acadêmico, incluindo a graduação plena no conteúdo..Ter experiência de sala de aula no conteúdo ou área..Ter disponibilidade para viajar com freqüência..Residir no município sede da SRE onde irá atuar..Ser avaliado através de entrevista abrangendo as seguintes áreas: capacidade de comunicação escrita e oral, liderança e relacionamento interpessoal, estruturação e resolução de problemas, criatividade e conhecimento do conteúdo curricular. 4.2-Recrutamento dos candidatos pela SRE:.Orientação e disponibilização das vagas para cada SRE..Divulgação das vagas pela SRE (“Comunicado” anexo)..Inscrição dos candidatos na SRE..Análise dos currículos dos inscritos pela SRE e pré seleção dos candidatos..Entrevistas dos candidatos previamente selecionados por uma Comissão da SRE formada por 3 (três) profissionais, preferencialmente, pelo Diretor da DIRE, Coord. da Equipe PIP/CBC e um representante do PIP/ATC. Para as entrevistas será disponibilizado pela SIF / SEE instrutivo específico..Seleção final dos candidatos dentro das vagas disponibilizadas para cada SRE..Comunicação da decisão da SRE aos inscritos selecionados e não selecionados.Assinatura do contrato na SRE. 4.3-Contratação e remuneração:.A contratação será feita para 40h semanais de trabalho, via empresa contratada pela SEE através de licitação..Remuneração bruta de R$ 2.200,00..Recebimento de diárias e transporte 4.4-Capacitação das Equipes, estrutura e metodologia de trabalho: Será realizada pela SIF e SRE capacitação de todos os integrantes da Equipe PIP / Implementação dos CBC considerando a integração com a Equipe do PIP / Alfabetização no Tempo Certo e a estrutura e metodologia do trabalho.

6 AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS INSCRITOS Avaliação Curricular  A SRE analisará os currículos dos candidatos inscritos.  Os candidatos pré selecionados pelo currículo serão entrevistados.. Entrevistas  As entrevistas serão realizadas no período de _____ a ______ de _________________ de 2011, na DIRE/ SRE.  As entrevistas deverão seguir a estrutura proposta pela SEE.  As comissões de entrevistadores deverão entrevistar cada candidato individualmente. Seleção Final  Os candidatos escolhidos, considerando a seleção nas duas etapas, serão comunicados pela SRE para sua nomeação.

7 FORMATO DAS ENTREVISTAS Formato  As entrevistas serão realizadas por comissões de entrevistadores composta de, no mínimo, 03 (três) profissionais da DIRE/S R E, preferencialmente pelo Diretor da DIRE, Coordenador do PIP/CBC e um representante do PIP/ATC  As comissões de entrevistadores serão organizadas por área de conhecimento Duração  Cerca de 40 minutos para cada entrevistado - 3 minutos de informações sobre o programa e “quebra de gelo” - 5 minutos de exploração da declaração de motivação - 10 minutos de exploração da experiência apresentada no currículo - 20 minutos de estudo de casos - 3 minutos para encerramento Estudo de Casos  Exploração de conhecimentos técnico-pedagógicos e da prática educativa

8 O QUE AVALIAR DURANTE AS ENTREVISTAS Currículo e Declaração de Motivação Fonte Habilidades  Formação e experiência do candidato  Razões que o levaram a se candidatar ao programa  Capacidade de comunicação escrita Fase exploratória da entrevista  Capacidade de comunicação oral  Liderança e relacionamento interpessoal  Conhecimento do processo pedagógico desenvolvido nas escolas Estudo de Casos  Criatividade das soluções/propostas  Conteúdo didático-pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental  Conhecimento sobre os Conteúdos Básicos Comuns - CBC

9 ESTUDOS DE CASOS A SEREM USADOS NAS ENTREVISTAS Conhecimento Técnico Pedagógico  A SEE definiu os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Qual é o impacto dos CBC para o ensino e o aprendizado na sala de aula?  Os resultados das avaliações externas realizadas pela SEE fornecem informações sobre o desempenho dos alunos. Como os resultados do PROEB podem contribuir para a melhoria da prática pedagógica nas escolas ?  Você conhece as estratégias pedagógicas de progressão continuada e progressão parcial previstas na legislação? Comente a partir de suas experiências vivenciadas na sala de aula. Conteúdo  A que você atribui o fracasso escolar de alguns alunos nas escolas públicas? Quais estratégias de melhoria você propõe para desenvolver processos eficazes de aprendizagem, no conteúdo de sua habilitação específica?  O que você entende por avaliação da aprendizagem? Como ela deve ser feita pelo professor ?

10 ESTUDOS DE CASOS A SEREM USADOS NAS ENTREVISTAS O fazer na escola  Qual postura você considera adequada à um membro da Equipe Regional do PIP ao chegar a uma escola para orientar e acompanhar o trabalho da mesma e dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental ?  Você considera importante entrar na sala de aula para observar o trabalho do professor com seus alunos ? Justifique.  Quais os principais desafios que, do seu ponto de vista, a Equipe Regional do PIP poderia enfrentar nas visitas às Escolas dos anos finais do Ensino Fundamental ?  Que atitudes e que ações você sugere para a Equipe superar estes desafios ? Resolução de Problemas Desafios

11 ESTUDOS DE CASOS A SEREM USADOS NAS ENTREVISTAS Observações: Espaço para o entrevistador  Além da sua habilitação específica, você tem ou já teve experiência em trabalhar com outro conteúdo curricular ? Quais ?

12 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DO CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMULÁRIO DE APOIO À AVALIAÇÃO A SER PREENCHIDO APÓS CADA ENTREVISTA Candidato: _____________________________ Conteúdo ___________________ Comissão de Entrevistadores: _____________________________________________ Data: _____/______/_____ Plano de AvaliaçãoHabilidadeDescrição da HabilidadeAvaliação Currículo e Declaração de Motivação Capacidade de Comunicação Escrita Avaliar se o Currículo e a Declaração de Motivação estão escritos de forma clara e objetiva 0123 Entrevista Capacidade de Comunicação Oral Avaliar se o candidato se expressa verbalmente de forma clara e objetiva (sem gírias ou vícios de linguagem) 0123 Liderança e Relacionamento Interpessoal Explorar no Currículo as experiências do candidato em posição de liderança. Tentar avaliar os princípios éticos que o candidato demonstra na entrevista bem como o seu relacionamento interpessoal 0123 Casos Criatividade das soluções propostas Ver se o candidato consegue estruturar e resolver o problema de forma adequada. Avaliar se o candidato é criativo e apresenta novas propostas à solução dos casos 0123 Competência Técnico Pedagógica Avaliar o quanto o candidato conhece sobre os conteúdos didático pedagógicos listados nos casos 0123


Carregar ppt "Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google