A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução e Literatura do antigo Testamento Os Reis do Sul (Judá)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução e Literatura do antigo Testamento Os Reis do Sul (Judá)"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução e Literatura do antigo Testamento Os Reis do Sul (Judá)

2

3 SAUL DAVI SALOMÃO ROBOÃO JEROBOÃO Reino do sul Reino do norte JUDA /BENJAMIM ISRAEL (10 tribos) 20 Reis (350a) Reis (220a)

4 Descendentes Não descendentes de Davi de Davi (exceto Atalia) Cativeiro Cativeiro Babilônico Assírio 70 anos Retorno (um só reino – JUDÁ)

5

6 INTRODUÇÃO O Eterno Deus concedeu diversas oportunidades para que o seu povo se arrependesse dos erros cometidos e voltasse o seu coração para o seu Criador. O Senhor deu ao seu povo vários reis para comandar e administrar a nação, porém vários deles erraram, pecaram, e tornaram-se idólatras e traidores, violaram assim o concerto que outrora haviam celebrado com o seu Deus. Até a morte do rei Salomão, havia apenas um Reino. Após sua morte, houve litígio entre seu filho Roboão (I Reis 11.43) e Jeroboão, filho de Nebate, ex-oficial do exército (I Reis 11.26) e por causa desta briga o Reino foi dividido. A contenda entre Roboão e Jeroboão representando Israel (o povo) aconteceu porque este pediu aquele que aliviasse os pesados encargos que o rei Salomão seu pai havia aplicado ao povo (I Reis 12.4). Roboão, então, pediu conselhos aos anciãos, que lhe disseram: ''Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos'' (I Reis 12.7). CARLOS

7 INTRODUÇÃO Roboão recusou as sábias recomendações dos anciãos e procurou aconselhar-se com os jovens que com ele haviam crescido (I Reis 12.8). Os jovens assim disseram: “Se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões” (I Reis 12.11). Roboão pôs em prática o que foi dito pelos jovens e isto provocou revolta nas tribos e, assim, houve a divisão do Reino (I Reis 12.19). No Sul ficaram duas tribos: Judá e Benjamim. No Norte ficaram outras dez: Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom , Manassés e Efraim. Cumpriu-se a profecia de Aías a Jeroboão. Assim, Roboão governou o Reino Sul e Jeroboão governou o reino Norte.

8 01-ROBOÃO- ( a.C) Filho de Salomão e da sua esposa amonita Naamá. Manteve-se no Sul a dinastia de Davi. Começou a reinar com a idade de 41 anos como o primeiro rei do reino de Judá, após a divisão (lRs 11 :43; lRs 14:21) e reinou 17 anos. Na sua ascensão, representantes da nação reuniram-se em Siquém, a localidade mais central do reino, para coroar o novo rei. No entanto, liderados por Jeroboão, requereram do novo rei que as suas cargas de trabalho fossem aliviadas. Roboão prometeu dar a sua resposta três dias depois e durante esse período buscou a orientação dos conselheiros mais idosos e também dos mais jovens do reino. No final, rejeitou o conselho dos anciãos, que reconheceram a justiça do pedido e aceitou o conselho dos jovens que cresceram com ele e que haviam sugerido a recusa do pedido do povo. Além disso, desafiou o povo dizendo que aumentaria ainda mais a carga imposta pelo seu pai Salomão. O resultado foi que as 10 tribos do Norte se revoltaram contra a casa de David e fizeram de Jeroboão seu rei. Roboão tentou debelar a rebelião através de Adonirão. No entanto, este mediador foi imediatamente morto. ALBERTO

9 Nesta altura, Roboão, reconhecendo a seriedade da situação, regressa a Jerusalém e inicia os preparativos para uma campanha militar contra Jeroboão. Roboão acaba por desistir da iniciativa bélica quando o profeta Semaías lhe dá uma mensagem vinda de Deus ordenando o cancelamento da guerra (I Rs 11:43 e 12:24; II Cr 9:31-11 :4). O caráter de Roboão mostra que ele herdou os traços bons e maus do seu pai. Obedeceu à ordem do profeta Semaías de não combater contra Jeroboão; humilhou-se perante Deus durante o período da invasão de Sisaque do Egito (II Cr 12:6,12); recebeu os levitas e sacerdotes que foram expulsos do reino do Norte devido à introdução de um culto idólatra por Jeroboão. Mesmo assim, depois de três anos de serviço a Deus ele atuou malevolamente, permitindo a construção de "lugares altos" pagãos, tolerando a prática de ritos imorais e o culto a deuses estranhos (l Rs 14:22-24). Roboão teve 18 esposas, 60 concubinas, 28 filhos e 60 filhas (II Cr 11 :21).

10 02-ABIAS-( a.C.) Filho de Roboão e rei de Judá depois de seu pai (I Rs 14.31; II Cr 12.16). É chamado Abias no Livro das Crônicas e Abião no livro dos Reis. Abias esforçou-se em recuperar o reino das dez tribos (Israel), e fez guerra contra Jeroboão. Foi bem sucedido, e tomou as cidades de Betel, Jesana e Efrom, com as suas respectivas vilas. Depois da sua vitória fortificou-se, e casou-se com quatorze mulheres (II Cr 13.21). Reinou somente três anos, sendo iníqua a última parte do seu reinado, pois seguiu os passos de seu pai Roboão. Ele não aboliu o culto a Deus, no templo, mas simultaneamente, permitiu a adoração a divindades estrangeiras, caindo no pecado da idolatria e imoralidades afins. Sua mãe chamava-se Maaca (I Rs 15; 2 Cr 11.20). Maaca era idólatra. No período em que reinou, Abias enfrentou a ira de Jeroboão que certa ocasião cercou Jerusalém com força militar muito superior àquelas possuídas por Judá. Relata a bíblia que o povo de Judá clamou aos céus e o Senhor intercedeu de modo que as tropas do Reino do Norte foram esmagadas e assim foi preservado o reinado de Abias. Diz o relato bíblico que Abias foi polígamo

11 03-ASA-( a.C.) Filho de Abias. Rei de Judá, que se distinguiu pela sua dedicação ao verdadeiro culto ao Senhor e pela sua ativíssima hostilidade à idolatria (I Rs 15.9 a 24 - II Cr 15.1 a 19). Sua avó Maaca prestava culto à certo ídolo num bosque, mas Asa queimou esse símbolo religioso, e mandou lançar as suas cinzas no ribeiro de Cedrom, despojando depois Maaca da sua dignidade de rainha-mãe. Asa fortificou cidades na fronteira e levantou um grande exército, com o qual derrotou inteiramente o invasor Zerá. Voltando a Jerusalém, convocou uma grande assembléia, na qual foi renovado, com expressiva solenidade, o concerto divino e assim buscar a nação ao Senhor Deus de Israel (II Cr 15). Aliando-se com Ben-Hadade, rei de Damasco, Asa obrigou Baasa, rei de israel, a abandonar o seu projeto de fortificar Ramá, e firmou as fortalezas de Geba e Mispa em Benjamim com a intenção de evitar a emigração de Judá, ou a imigração para este reino. Asa morreu muito estimado e honrado pelo seu povo, no ano quarenta e um do seu reinado ( I Cr 9.16).

12 Alguns fatos importantes se destacam no seu reinado, como:
04-JOSAFÁ-( a.C.) Filho do rei Asa e de Azuba, filha de Sili. Sucedeu seu pai aos trinta e cinco anos e reinou por 25 anos. Os seus três primeiros anos foram provavelmente um reinado em conjunto com o seu pai Asa, que se achava enfermo dos pés. Foi fiel a Deus, buscando-O e andando em Seus caminhos como andou seu pai. Foi abençoado por Deus, sendo bem sucedido em seus feitos. Seu reinado foi de paz, prosperidade e glória. Alguns fatos importantes se destacam no seu reinado, como: Josafá primeiro se empenhou em se fortalecer militarmente contra Israel, com quem não tinha havido paz nos últimos anos do reinado de Asa. Rejeitando os ídolos, ele procurou a Deus e andou nos Seus mandamentos. O SENHOR confirmou o reino em suas mãos, por causa da sua fidelidade. Recebeu presentes do povo de Judá, dando-lhe riquezas e glória em abundância. Ele tirou os altos e os postes-ídolos de Judá, contudo os altares idólatras não, porque o povo não tinha ainda o coração no Deus de seus pais. MIGUEL

13 Constituiu em todas as cidades do país, um sistema judicial, com juízes em cada cidade fortificada, exortando-os a "julgar da parte do SENHOR e não do homem. Juízes e levitas (quatorze ao todo), juntamente com dois sacerdotes e das cabeças das famílias de Israel para percorrer todas as cidades de Judá e ensinar ao povo a Lei do SENHOR. Os reis das terras em redor ficaram aterrorizados, com medo do SENHOR, e não lhe fizeram guerra. Ao contrário, alguns dos filisteus lhe trouxeram presentes e tributo, bem como os arábios. O sumo sacerdote presidiria nos assuntos religiosos, e um príncipe de Judá nas causas civis. Houve três episódios notáveis durante o seu reino: Aliança com o rei de Israel Acabe numa guerra perdida contra o rei da Síria; Vitória que o SENHOR lhe deu sobre dois poderosos inimigos; e Sociedade desastrosa com Israel num empreendimento marítimo.

14 05-JEORÃO-( a.C.) Filho do rei Josafá. Sucedeu seu pai aos trinta e dois anos de idade e reinou oito anos sobre Judá. Segundo a cronologia que temos na Bíblia, ele deve ter sido feito rei uns cinco anos antes de o seu pai Josafá morrer, reinando com ele durante esse período. Ele era o filho mais velho de Josafá e por isso foi escolhido para sucedê-lo, mas era o pior de todos. Assim que assumiu o trono, matou todos os seus irmãos e a alguns dos príncipes de Israel. Levou Judá a se desviar dos caminhos do Senhor praticando a idolatria. Preferiu antes ouvir os conselhos do rei de Israel, Acabe, seu sogro. Como resposta de Deus, os edomitas se rebelaram e constituíram seu próprio rei. Jeorão é avisado pelo profeta Elias do castigo que receberia por suas atrocidades. Não demorou e os filisteus e arábios, subiram à Judá, invadiram o palácio do rei, levaram tudo o quanto lá havia, inclusive suas mulheres e filhos que são mortos, escapando apenas o filho mais novo, Acazias.

15 Depois disso, Jeorão é acometido de grande enfermidade no abdômen
Depois disso, Jeorão é acometido de grande enfermidade no abdômen. Passado dois anos morreu, sendo sepultado em Jerusalém, porém não com seus pais, e também não deixou saudades. Judá constitui rei a Acazias, filho mais novo de Jeorão. O profeta Elias lhe mandou uma carta em que transcreveu uma profecia do SENHOR, Deus de Davi, seu pai: por causa da idolatria em seu reino, e porque matou os seus irmãos, o seu povo todo será castigado, e terás uma grande enfermidade em suas entranhas. Jeorão ficou enfermo como o SENHOR havia previsto, de uma doença incurável dos intestinos, e morreu em grande dor com os intestinos à mostra – talvez um tumor ou uma hérnia enorme.

16 06-ACAZIAS-( a.C.) Acazias, também chamado Jeoacaz e Azarias, filho de Jeorão e Atalia, filha de Acabe, rei de Israel. Sucedeu seu pai com vinte e dois anos e reinou apenas por um ano. Ele fez o que era mau perante o SENHOR, influenciado por sua mãe, Atalia, filha da Acabe e Jezabel, bem como pelos da casa de Acabe, que o aconselharam a proceder iniquamente. Aliou-se a seu tio, o rei Jorão de Israel, para combater o rei da Síria em Ramote-Gileade, mas o rei Jorão sofreu um ferimento grave e retirou-se para Jezreel para recuperar-se. O Senhor, através do profeta Elias, pronuncia a sentença para Acazias e unge a Jeú para libertar Judá do domínio idólatra de seu Rei. Jeú ao chegar em Jezreel mata Jorão, rei de Israel e Acazias foge mas é perseguido por Jeú que acaba matando-o em Samaria, por onde fugira.

17 07-ATALIA-( a.C.) No ano de 842 a.C. e após a morte de Acazias, assumiu o trono de Judá (e Benjamim) Atalia. Atalia era filha de Onri, rei em Israel e mãe de Acazias. Morto Acazias pelas mãos de Jeú (que sucedeu Jorão no trono de Israel) tratou Atalia de providenciar a morte de toda a descendência de Acazias (seus netos e parentes) a fim de assegurar sua permanência no trono. Segundo se pode perceber do contexto histórico em que inserida, Atalia era idólatra e, desde o início, fora tida por estrangeira em Judá, de modo que a sua liderança nunca fora aceita pacificamente. Diz o relato bíblico que Jeoseba, filha de Jeorão (portanto irmã de Acazias) livrou Joás (filho de Acazias) da morte, escondendo-o na Casa do Senhor por seis anos. Joiada (sacerdote do templo de Jerusalém), esposo de Jeoseba foi, neste período, a personalidade mais importante em Judá vez que além de proteger a vida do único herdeiro de Acazias, agiu habilmente para restaurar a legitimidade no trono. RONALDO

18 Segundo o relato bíblico, Joiada iniciou, dirigiu e consumou a cerimônia de unção do novo rei (Joás) e, simultaneamente, sentenciou Atalia à morte restabelecendo assim a legitimidade da sucessão no Reino do Sul. Atalia era adepta de Baal Melcart, deus de Tiro e promovia seu culto de adoração em Jerusalém, dando-lhe status de religião oficial em Judá. Atalia – era irmã do rei Acabe e não era da Casa de Davi, mas da Casa de Jeroboão I, sendo tomada pelo povo como sanguinária em face dos assassinatos que houvera promovido.

19 08-JOÁS-( a.C.) Joás assumiu o trono de Judá ainda muito jovem. Escapou da morte por intervenção de sua tia Jeoseba. Consagrado rei de Judá, graças à incomum habilidade política de Joiada (sacerdote em Jerusalém e casado com Jeoseba), Joás foi claramente influenciado por seus tios e, no princípio de seu reinado, fez o que era reto aos olhos do Senhor. O Reino do Sul (Casa de Judá e de Benjamim) era mais pobre do que o Reino do Norte (outras dez tribos de Israel), contudo geograficamente estava mais protegido de ataques de seus vizinhos. Outro aspecto importante é que no Reino do Norte a sucessão real não era necessariamente hereditária, prevalecia a conspiração (ver o exemplo da passagem do trono de Jorão p/ Jéu), mas por eleição divina. Em Judá, em face da promessa do Senhor à Davi, quanto à sucessão hereditária ao trono, era essencial que o monarca tivesse filhos (II Crônicas 7: 17-19, II Samuel 7 : 12-16).

20 A idolatria em Israel era muito maior que em Judá e, neste sentido
A idolatria em Israel era muito maior que em Judá e, neste sentido. o desgaste interno também era menor em Judá. Após a morte de Joiada (que foi sepultado na cidade de Davi e entre os reis), Joás cedeu aos apelos dos príncipes de Judá tendo sido restabelecido o culto às imagens. O texto sagrado revela que o Senhor desagradou-se e lhes enviou profetas, entretanto, as mensagens por estes comunicadas não foram acolhidas. Fato marcante, nesta ocasião, foi a aberta censura que foi feita por Zacarias à Joás eis que fora por ele permitida a retomada do paganismo em todo o Reino do Sul. "E o Espírito do Senhor revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz o Senhor: Por que transgredis os mandamentos do Senhor? Portanto, não prosperareis porque deixastes o Senhor, também Ele vos deixará.“

21 Seguiu-se que Joás, sentindo-se livre da forte (mais benéfica influência de Joiada), não acolheu a admoestação do Senhor e determinou que Zacarias fosse morto, no pátio da Casa do Senhor. Ocorre que aos olhos do Senhor tudo o que Joás permitiu que ocorresse foi mal. Não tardou portanto, o juízo divino sobre Joás. Apenas um ano após o homicídio de Zacarias. O exército Sírio veio à Judá e à Jerusalém e destruiu dentre o povo a todos os príncipes. Joás foi logo após, morto por seus servos e enterrado na Cidade de Davi, porém, não entre os reis.

22 09-AMAZIAS-( a.C.) Assumiu Amazias, filho de Joás, o trono de Judá aos vinte e cinco anos de idade. Sua mãe chamava-se Jeodã de Jerusalém. Consolidado o reino em suas mãos Amazias ordenou que fossem mortos os servos de seu pai que outrora haviam participado de assassinato (Zabade, o Aonita, Jazabade, o moabita). Amazias reorganizou Judá e formou um exército para expandir os seus domínios, tendo para tanto contratado cem mil valentes para agregá-Ios às forças do Reino do Sul, a preço de cem talentos de prata. Totalizou, naquela ocasião, segundo o relato bíblico, quatrocentos mil homens prontos para iniciar a expansão do Reino do Sul. Amazias simultaneamente não impediu que parte do povo significasse ou queimasse incenso nos altos, assim não coibiu totalmente a idolatria em Judá.

23 A sua iniciativa de expandir as fronteiras foi exitosa porém, conforme está registrado em II Crônicas 25 : 5-13 ao despedir os cem mil valentes que houvera contratado e assim não permitindo que eles colaborassem com o exército de Judá, sofreu com a retaliação intentada por aqueles de Israel por ocasião de sua saída de Judá e retorno para Efraim. Em virtude de sua vitória sobre os filhos de Seir (dez mil edonitas feridos e mais dez mil mortos), Amazias encheu-se de soberba e partiu para o conflito com o Reino do Norte. Tal confronto foi-lhe desastroso de modo que foi ferido em Bete-Semes (Judá) e preso, sendo conduzido por Jeoacaz (rei de Israel) até Jerusalém. Os muros de Jerusalém então foram rompidos e o templo foi saqueado, bem como os tesouros da casa do rei. Foi morto Amazias em Laquis e foi sepultado em Belém com os seus pais. No período em que Atalia, Joás e Amazias reinaram em Judá (entre 842 até 783 a C.) não se logrou encontrar nas escrituras sagradas os nomes dos profetas que foram usados p/ Senhor em Judá (embora estivessem presentes e atuantes naquela ocasião).

24 10-UZIAS-( a.C.) Começou seu reinado com a idade de dezesseis anos e reinou cinqüenta e dois anos. Tão eficaz se mostrou ele no soerguimento de Judá do estado de vassalagem a posição de forte potencia nacional que ele é reconhecido como o mais hábil soberano que o reino do sul conhecera desde a época de Salomão. Um fato interessante a esse rei e que em II Reis ele é chamado de Azarias e em II Crônicas ele aparece como Uzias. Alguns estudiosos acreditam que essa mudança de nome se deva à razão de sua entronização, vemos que são dois nomes diferentes para a mesma pessoa. Por diversas razões, a Bíblia ocasionalmente menciona dois nomes diferentes p/mesma pessoa. Atentemos para alguns detalhes sobre a vida de Uzias, porque poderemos tirar lições para nossa vida espiritual. Veremos que a queda espiritual não acontece do dia pra noite. Quando Uzias foi elevado a realeza, as esperanças de Judá haviam afundado ao nível mais baixo desde que houve a divisão do reino salomônico. ALDO

25 O nome “Uzias” em hebraico significa “Jeová é minha força”.
Os preparativos militares conduziram a expansão. A sudoeste foram arrasadas as muralhas de Gate. Jabne e Asdode também capitularam diante de Judá enquanto Uzias avançava, afim de derrotar os filisteus e o árabes. Economicamente, Judá gozou de prosperidade. Interessava-se vitalmente o rei pela agricultura e criação de animais. Grandes rebanhos em áreas desérticas, exigiram a escavação de poços e a edificação de torres de proteção.(escavações arqueológicas comprovam a prosperidade de Judá). A expansão territorial colocou Judá no controle de importantes cidades e rotas comerciais que conduziram á Arábia, ao Egito e outros países. As indústrias de mineração de cobre e ferro, que haviam florescido nos dias de Davi e Salomão, foram reconquistadas pelo reino do sul. O nome “Uzias” em hebraico significa “Jeová é minha força”. ALDO

26 A prosperidade de Uzias se relacionava diretamente com a sua dependência de Deus. II Cr O profeta Zacarias, instruía eficazmente o monarca, o qual ate cerca do ano 750 a.C. mostrou atitude sã e humilde para com Deus. Consideremos um ponto importante conforme o relato de IICr 26.8, onde Uzias aceita presente dos amonitas. (esse povo era descendente de Ló com sua filha mais nova). Era povo perverso e pagão, inclusive a queda de Salomão pode ser explicada pelo seu relacionamento com este povo. I Rs No auge de seu sucesso, Uzias pois na cabeça que poderia entrar no templo e queimar incenso. Com o apoio de oitenta sacerdotes, o sumo sacerdote, cujo nome também era Azarias, confrontou Uzias com o fato de que isso era prerrogativa daqueles que tinham sido consagrados com esse propósito. Irado, o rei indignou-se contra os sacerdotes. Como juízo divino, na mesma hora ele ficou leproso. Durante o restante do seu reinado foi lançado no ostracismo, em seu palácio, sendo lhe negado os privilégios sociais. Nem ao menos podia entrar no templo. Assim ficou Uzias leproso ate o dia de sua morte. Isaías foi chamado a ser profeta “no ano em que morreu o rei Uzias”. 8:1

27 11-JOTÃO-( a.C.) Reinou por dezesseis anos. Esteve intimamente associado ao seu pai, visto que Uzias foi um governante tão forte e firme. Foi contemporâneo ao profeta Isaias. Era o 70º filho de Gideão. Ele contou um apólogo das plantas que procuravam um rei, com isso, quis dar ênfase na inutilidade da tirania. Os empreendimentos domésticos de Jotão envolveram a construção de cidades e torres, a fim de encorajar a criação de fazendas por todo o Judá. Cidades foram edificadas em lugares estratégicos, bem como castelos, a reconstrução do portão superior do templo e os muros de Ofel, contudo, não interveio nos lugares altos, onde o povo adorava ídolos. Foi também um rei guerreiro que venceu os amonitas. É considerado um rei bom, conforme a Bíblia embora tenha sido omisso na questão da idolatria. Jotão faleceu em 732 a. C.. Seu reinado é computado com de 20 (vinte anos), mas, ele reinou sozinho apenas três ou quatro anos. Miquéias 1:1 Profeta durante os reis Jotão, Acaz, Ezequias.

28 12-ACAZ-( a.C.) Acaz, tendo iniciado em 735 a.C. governou por 16 anos. Filho de Jotão, Acaz não seguiu o exemplo do seu pai nos dezesseis anos que reinou. Encontramos a história do seu período de governo no livro de II Rs 16 e II Cr 28. Sua característica primeira foi o grande incentivo dado à idolatria partindo de sua própria atuação. É o primeiro rei israelita que queima os seus próprios filhos como oferta aos ídolos dos deuses estrangeiros, além de oferecer sacrifícios e incenso em vários lugares pagãos de adoração II Cr 28. Em guerra contra Peca (rei do norte de Israel), foi derrotado perdendo cento e vinte mil soldados, seu filho Maaséias, vários dos seus oficiais e duzentas mil pessoas que foram levados de Judá para Samaria. Fato bastante interessante aconteceu quando o profeta (II Cr 28:9) Obede expressa a ira de Deus ao ver aquele enorme contingente de israelitas do sul, prisioneiros. Homens, mulheres e crianças conduzidos para serem escravos. A palavra de Deus através do profeta Odede provocou arrependimento dos soldados. Os prisioneiros foram soltos, bem tratados e reconduzidos à sua terra com cuidado especial para os que estavam fracos. II Cr

29 O rei Acaz e o seu povo estavam sofrendo investidas dos edomitas, filisteus e assírios. Como resolver esta situação? Acaz tentou obter a paz fazendo aliança com o rei Tiglate-Pileser da assíria entregando os tesouros do Templo. Do palácio e dos ricos, II Rs 16.8. Acaz querendo estreitar as relações com o rei da assíria vai visitá-lo. Durante todo seu reinado Acaz manteve uma política pró-assiria e embora Judá tivesse perdido sua liberdade , e tivesse tido de pagar tributos pesados à Assíria, mesmo assim prevaleceu a estabilidade econômica. De lá envia o desenho do altar para o sacerdote Urias reproduzi-lo. De volta, o rei Acabe inaugurou o novo altar aos deuses assírios profanando o templo do Senhor. Alem disso promoveu uma reforma completa e determinou que o altar do Deus Eterno fosse deslocado para lugar secundário. Dois fatos que ocorreram durante este governo merecem destaque. Primeiro a advertência do profeta Isaias ao rei Acaz fazendo-lhe lembrar d necessidade de confiar na providencia divina. A fé devia ser o fundamento da existência do povo de Deus, mas Acaz rejeitou, Is A segunda é o fim do reino do norte em 722 a.C. quando reinava Oséas em Samaria. O rei Acaz continuou na idolatria até sua morte.

30 13-EZEQUIAS-( a.C.) Era filho de Acaz e reinou por 29 anos. Começou a reinar após os 25 anos de idade. Em seu reinado fez o que era correto aos olhos de Deus e por isso foi considerado um dos maiores reis de Judá. Confiou em Deus. Não andou pelos caminhos de Acaz, seu pai, conforme narra II Rs. 18.5: “Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre os reis de Judá, nem antes e nem depois dele” e II Rs 18.6: “Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo”. Obedeceu disciplinadamente os mandamentos da Lei de Moisés,conforme demonstra a II Rs 18:6:”...obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.” Em razão desta devoção a Deus, Ezequias sempre pediu ao povo que se afastasse do pecado e se aproximasse de Deus. CARLOS

31 Dentre os inúmeros feitos de Ezequias, podemos destacar alguns: purificou o Templo do Senhor, reintegrou os sacerdotes e levitas aos seus ministérios; restabeleceu o culto a Deus; restaurou a celebração da Páscoa; combateu a idolatria em Judá; proibiu o culto aos deuses pagãos; destruiu a serpente de bronze que o povo adorava, construída na época de Moisés. Estes feitos estão descritos em II Rs 18.4, nestes termos: “Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até aquela época os israelitas lhe queimavam incenso...” Portanto, devido à obediência de Ezequias ao nosso Senhor, Deus trouxe paz ao seu reinado e o livrou das ameaças inimigas. Quanto às ameaças, ao ser confrontado pelo rei da Assíria, Senaqueribe, Ezequias orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém, segundo mostra a II Rs 18.7a: “E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia...”. E ainda a II Rs 18.7b: “... rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele." Por outro lado, foi por meio do Profeta Isaías que Deus disse a Ezequias: “ Acerca do rei da Assíria, ele não entrará nesta cidade nem lançará nela flecha alguma; tão-pouco virá perante ela com escudo, nem a cercará de trincheiras para atacá-la. Eu defenderei esta cidade para a livrar, por amor de Mim, diz o Senhor. CARLOS

32 Após a expulsão dos assírios, Ezequias adoeceu gravemente e o profeta Isaías veio avisar que o rei iria morrer. “Põe em ordem a tua casa”. Ezequias não se conformou e orou a Deus para livrá-lo daquela sentença de morte. Antes de sair do Palácio, Isaías retornou com outra mensagem divina e informou: “Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.” (Is ). Ficou conhecido por compilar alguns provérbios de Salomão, conforme Provérbios 25: “Também estes säo provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá.” Claudicou quando recebeu embaixadores babilônicos e mostrou tudo a eles. Foi censurado pelo profeta Isaías que profetizou o cativeiro.

33 14-MANASSÉS-( a.C) Era filho de Ezequias e reinou por 55 anos. Era impiedoso e grande pecador, por isso Deus o ameaçou. Manassés tinha 12 anos de idade quando se tornou rei de Judá. Adorava a ídolos, principalmente a Baal, sendo, portanto, o oposto do que foi seu pai Ezequias, que adorava somente a Deus. Em seu reinado reconstruiu os altares de Baal, destruídos pelo seu pai, e promoveu práticas de magia, adivinhações e feitiçarias. Enfim, praticou todo tipo de abominação, envolveu-se com astrologia, bruxaria, esoterismo, invocou espíritos, desejou o mal aos outros, adivinhou pelas nuvens, foi agoureiro e lidou com necromantes e feiticeiros. (II cr 33.6). Em certa ocasião Manassés chegou ao extremo de sacrificar os próprios filhos em oferta a deuses pagãos. (I Cr. 33:6). Manassés nunca deu ouvidos aos profetas (Jeremias) de seu tempo e, por isso, condenou o profeta Isaías à morte e mandou serrá-lo ao meio. Mais tarde, Manassés foi preso e levado por Assaradon e Assurbanipal Reis Assírios – II Cr. 33:11 à Babilônia, com ganchos e cadeias, e colocado numa masmorra escura e fria. Ficou ali por meses.

34 Sua alma finalmente foi tocada, até que um dia ele ajoelhou-se e orou ao Senhor nestes termos: “Ó Deus, eu reinei durante 55 anos, tendo começado com 12 anos de idade. Hoje, aos 67, concluo que minha vida de nada valeu. Matei meus filhos, consultei entidades espirituais malignas, curvei-me diante de ídolos, tornei-me um homem perverso, derramei sangue inocente... contudo senhor perdoa-me. Manassés orou desta forma por vários dias. Humilhou-se, reconheceu seus pecados e pediu perdão ao Senhor. Conforme depreendemos do relato bíblico Deus, infinitamente bondoso e sempre pronto para perdoar, respondeu a Manassés e o perdoou: “....e Deus tornou favorável para com ele a expressão utilizada é “se tornou favorável, ou seja fez favor, deu-lhe sua graça, isto é, ofereceu-lhe favor imerecido e por que agiu Deus assim? Porque o senhor sempre atende ao coração compungido e quebrantado”. (Sl. 5l:17) Foi então liberto por Deus, voltou a Jerusalém e removeu os altares de idolatria que havia construído. Passou a incentivar a adoração a Deus e a oferecer os devidos sacrifícios, retirando do templo os objetos de profanação. Construiu, ainda, muralha externa para defender sua cidade.

35 Herdou de seu pai um reino devastado, reduzido territorialmente e gravado com um pesado tributo a ser mandado, anualmente, para Nínive. Recuperar o reino desse desastre exigiu longos anos de esforço concentrado. A primeira providência de Manassés consistiu em garantir que Judá pudesse trabalhar em paz. Para isso, ele cultivou a benevolência da Assíria, mostrando-se um vassalo fiel e prestativo No texto bíblico, Manassés é tido como o rei mais pecador do Reino de Judá (II Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai. Ele chegou a ser responsabilizado pela futura destruição de Jerusalém pelos babilônios, fato que somente ocorreria no século seguinte. Quando Manassés morreu, deixou uma nação com parte de seu vigor econômico restaurado, apresentando uma situação bem mais confortável do que o cenário de desolação deixado por Ezequias.

36 No texto bíblico, Manassés é tido como o rei mais pecador do Reino de Judá (II Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai. Ele chegou a ser responsabilizado pela futura destruição de Jerusalém pelos babilônios, fato que somente ocorreria no século seguinte. Quando Manassés morreu, deixou uma nação com parte de seu vigor econômico restaurado, apresentando uma situação bem mais confortável do que o cenário de desolação deixado por Ezequias.

37 15-AMON-( a.C.) Depois da morte do seu pai Manassés profeta Naum?, Amom começou a reinar em Jerusalém com vinte e dois anos. Amom foi um rei idolatra e prestava culto e sacrifício a ídolos que foram deixados pelo seu pai Manassés. Diferentemente de seu pai que se arrependeu, Amom cada vez mais se afundava na sua idolatria e em dado momento do seu reinado seus servos conspiraram contra ele e o mataram. Porém o povo daquela terra matou todos os conspiradores e fez rei a Josias filho de Amom. RONI

38 16-JOSIAS-( a.C.) Profetas Sofonias 1:1 e Habacuque e Hulda – II Reis 22:14 Josias tinha oito anos quando começou a reinar em Jerusalém. Com dezesseis anos começou a buscar a Deus e com vinte anos começou a purificar a Judá e a Jerusalém da idolatria, dos altos e dos postes-ídolos, e fez o que era bom aos olhos do Senhor. Josias removeu os altos e derrubou os altares de baalins, ateou fogo nos destroços e espargiu as cinzas sobre os túmulos dos seus seguidores. Após haver purificado a terra, Josias enviou o escrivão Safã a Hilquias o sumo-sacerdote, para que fosse recolhido o dinheiro que era trazido à casa do Senhor o qual os guardas da porta ajuntaram do povo (II Reis 22:3-4), e fosse entregue nas mãos dos homens que foram designados para supervisionar os carpinteiros e pedreiros que já estavam prontos para iniciarem a reforma do templo obra da casa do Senhor. Durante a coleta do dinheiro que se havia trazido para a reforma da casa do Senhor (II Crônicas 34:14), Hilquias encontrou o que estava perdido dentro do templo na casa do Senhor o livro da lei dada por intermédio de Moisés. Segundo o autor Antônio Mesquita, o livro encontrado era o Pentateuco todo, ou em partes, ou pelo menos o livro de Deuteronômio, mas esta afirmação é contestada pelos racionalistas levando em conta suposições totalmente destituída de valores históricos.

39 Hilquias entregou o livro da lei que achara a Safã, que o levou ao rei Josias e fez um relatório do andamento da obra. Safã leu o livro da lei perante o rei que reagiu rasgando suas vestes. Josias deu ordem a Hilquias, a Safã, a seu filho Aicão, a Abdom e a Asaías servo do rei, para que consultasse o Senhor pelo rei e pelo povo acerca das palavras do livro da lei. Hilquias e os demais foram até a cidade baixa de Jerusalém para consultarem a profetisa Hulda acerca das palavras do livro da lei. Hulda profetizou sobre as maldições que estavam descritas no livro da lei que sobreviria sobre Judá porque o povo deixara o Senhor e queimara incenso a outros deuses, provocando a ira do Senhor. E acerca de Josias, Hulda profetizou que ele não presenciaria as assolações que sobreviria sobre Judá, e, que antes disso ele seria recolhido em paz à sepultura, pois ele se humilhou perante o Senhor. Após ouvir estas palavras o rei Josias reuniu os anciãos e todo o povo de Judá e de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para ouvirem todas as palavras do livro da aliança, e após a leitura se puseram em pé e fizeram uma aliança perante o Senhor para guardar todos os seus mandamentos e estatutos de todo o seu coração e alma, cumprindo ele e todo o povo as palavras do livro. O rei Ordenou ao sumo sacerdote Hilquias que deitasse fora todos os utensílios feitos a baal que estavam no templo e os destruíssem. Ordenou também a destituição de todos os sacerdotes de baal e a profanação dos seus altos.

40 Após a ordem do rei Josias foi celebrado a páscoa em Jerusalém no décimo quarto dia do primeiro mês, com os sacerdotes, os levitas e todo o povo conforme ordenado. Foi preparando cada família conforme os preceitos do rei Davi, e o de Salomão seu filho. Josias ofereceu aos filhos do povo cordeiros e cabritos do seu rebanho para o sacrifício da páscoa. E nunca se celebrou uma páscoa como a que celebrou o rei Josias, os sacerdotes e levitas e todo o povo de Judá e Israel que habitavam em Jerusalém. Esta páscoa foi celebrada no décimo oitavo ano de reinado do rei Josias. Em certa ocasião o Faraó-Neco foi guerrear com a Assíria junto ao rio Eufrates. O rei Josias mesmo tendo sido informado pelos mensageiros de Faraó que a guerra não era contra ele. Mesmo tendo Faraó avisado que ia a batalha em nome de Deus, e se Josias se opusesse contra Ele seria morto. Insistiu o rei Josias e disfarçado foi ao encontro de Neco no vale de Meguido e Josias após ser foi ferido de morte pelos flecheiros foi tirado do seu carro pelos seus oficiais e levado para Jerusalém onde após morrer foi sepultado junto aos seus pais. Toda a Judá e Jerusalém prantearam a Josias.

41 17-JEOACAZ-(609-609 a.C.) 18-JEOAQUIM-(609-598 a.C.)
Após a morte de seu pai Josias, Jeoacaz foi escolhido ao trono e reinou durante três meses e fez o que era mau aos olhos do SENHOR. No mesmo ano em que começou o seu reinado, O Faraó Neco II invadiu e colocou Eliaquim, que foi chamado de Jeoaquim, para reinar no lugar de Jeoacaz que foi para o Egito e ali morreu. II Reis 23:33-35 18-JEOAQUIM-( a.C.) Irmão mais velho de Jeoacaz, constituído rei, pelo Faraó Neco que invadiu a cidade logo após o enfraquecimento de Sargão lI, rei da Assiria de 721 a.c a 705 a.c. Jeoaquim tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou onze anos em Jerusalém. Ele também fez o que era mau perante o SENHOR. Ele exigiu do povo, segundo a avaliação de cada um, prata e ouro para pagar a multa cobrada pelo faraó. RAFAEL

42 Após três anos, o rei Nabucodonosor da Babilônia primeira invasão – II Reis 24:1 invadiu o reino de Judá e levou consigo os utensílios da casa do Senhor e alguns cativos, entre eles o profeta Daniel. No ano seguinte, Nabucodonosor derrotou o exército egípcio, assumindo assim o domínio sobre o Oriente Médio. Jeoaquim se enfureceu contra os profetas do SENHOR (Jeremias) que o censuravam e anunciavam a ruína próxima de Judá por causa da sua infidelidade a Deus, matou Urias (Jeremias 26:23) e queimou a Palavra de Deus que Jeremias havia escrito sobre Judá e Israel (Jeremias 36:23). Procurou também prender Jeremias e o seu escriba, Baruque, mas o SENHOR os escondeu (Jeremias 36:26). Jeoaquim revoltou-se contra Nabucodonosor após três anos como seu vassalo, mas não teve paz porque foi então assediado por bandos de caldeus, siros, moabitas, e amonitas. O SENHOR os enviou contra Judá para os destruir, cumprindo a Sua palavra pelos profetas no tempo de Manassés, cuja iniquidade o SENHOR não perdoou (II Reis 21: ). No livro de Jeremias capitulo 22: 17 a 19 encontramos um descrição de Jeoaquim. "Os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua ganância, e para derramar o sangue inocente, e para levar a efeito a violência e a extorsão." Em vista disso, ninguém lamentaria a sua morte, e seria sepultado como se sepulta um jumento: "arrastá-lo-ão e o lançarão para bem longe, para fora das portas de Jerusalém.”

43 19-JOAQUIM-( a.C.) Joaquim, também chamado de Jeconias. Ele era filho de Neusta e iniciou seu reinado aos dezoito anos e reinou somente três meses e dez dias. Na verdade Judá estava passando forte crise e O Rei Nabucodonosor, rei de babilônia já tinha tomado o reino de Judá na época do rei Jeoaquim, (Eliaquim) rei de Judá, seu tributário. Após a morte de seu pai, foi o próprio Nabucodonosor quem o constituiu rei sobre Judá, mas não demorou muito e o próprio (2ª invasão e a leva do 1º grupo) Nabucodonosor em 597 a.C. lançou cerco a cidade e levou cativos a Joaquim, sua rainha-mãe seguidos de todos os oficiais palacianos e lideres da comunidade e os utensílios da casa do Senhor. (profetas Ezequiel e Jeremias). II Rs 24.9 relata que Joaquim fez o que era mau perante o Senhor conforme tudo que havia feito seu pai. CLEOMAR

44 20-ZEDEQUIAS-( a.C) Zedequias (Matanias). Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônico Nabucodonosor mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias. Ele era o filho mais jovem de Josias. Durante os onze anos de seu reinado, Ele fez o que era mau ao olhos do senhor. II Rs (Reinou 11 anos em Jerusalém). Zedequias fez um juramento ao rei de babilônia que nunca teria entendimento com os Egípcios. E como tinha junto de si somente jovens da sua idade e não eram homens de valor, mas ímpios, ele desprezava também a virtude e a justiça. O povo também a sua imitação entregava-se também a toda sorte de desordens. O profeta Jeremias ordenou-lhe diversas vezes da parte de Deus, que se arrependesse que se corrigisse e não acreditasse nos falsos profetas e nem naqueles que o rodeavam. Oito anos depois Zedequias renunciou à aliança com o rei de Babilônia, para fazer uma aliança com o Egito, na esperança de que unindo suas forças, ele na poderia resistir-lhes, mas assim que Nabucodonosor sobe disso pôs-se em campo com um poderoso exercito que devastou a toda Judéia, sitiou Jerusalém e expulsou os egípcios. (3ª invasão e 2ª leva de cativos).

45 O profeta Jeremias o havia avisado que o rei de babilônia venceria, tomaria Jerusalém pela fome e levaria escravos para babilônia tudo que restava dos habitantes. Depois de tê-los despojados de todos os seus bens saquearia o templo e todos os seus tesouros, incendiaria e destruiria (capitão Nabuzaradan) a cidade e que esse cativeiro duraria setenta anos, mas depois eles voltariam a Jerusalém e reconstruiriam o templo. Zedequias não ouviu o profeta, antes permitiu que o profeta fosse espancado e encarcerado sob a acusação de querer bandear-se com os babilônicos. II Reis 25:8-12 No verão de 586 a.C. os babilônicos entraram (4ª invasão e 3ª leva) na cidade de Jerusalém através de uma brecha feita nas muralhas. Zedequias tentou escapar, mas foi capturado em Jericó e levado a Ribla. Após terem executados os seus filhos, Zedequias, o ultimo rei de Judá, foi cegado e levado em cadeias para Babilônia. Ele morreu na prisão mas Nabucodonosor Fê-lo enterrar à maneira dos reis. Daniel e mais três da nobreza foram levados cativos ao Palácio. Depois de nomeado Governador de Províncias, Deus profetizou por meio dele.

46 CONCLUSÃO No território de Judá permaneceram apenas os mais pobres. Todo o restante do povo que sobreviveu ao ataque de Nabucodonosor foi levado às cidades do reino da Babilônia. O período do cativeiro na Babilônia fez crescer entre o povo de Judá um sentimento de identidade racial e religiosa indissolúvel. O relato bíblico deste período entre a conquista (+ ou – 586 a.C.) de Jerusalém e a conquista da Babilônia (+ ou – 536 a.C.) por Ciro II da Pérsia é onde primeiramente se utiliza de forma consistente o termo “judeu” para identificar o povo de Judá ou aqueles da mesma raça e seguidores da mesma religião daquele povo. A nação de Judá sobreviveu para retornar à Palestina e repovoar a então província persa de Judá no império Medo-persa.

47 CONCLUSÃO Por outro lado, o povo de Judá, de certa forma preservou seus costumes (carta do profeta Jeremias, capítulos 28 e 29 aos cativos com as recomendações de Deus, exigências para a restauração após 70 anos) vez que não sofria dos males que atingiram o Reino do Norte, onde a população estava muito mesclada com povos canaanitas e portanto, onde havia mais intensa idolatria. A história do povo de Judá (bem como das outras tribos) nos mostra, com absoluta clareza e atualidade que a idolatria, a desobediência e a falta de amor ao Senhor, resulta invariavelmente (como consequências desastrosas como cativeiro) na tomada dos caminhos para o sofrimento, dor, desespero e morte.

48 BIBLIOGRAFIA: Bíblia Sagrada - Revista e Atualizada
Novo Dicionário Da Bíblia – 4. ed. S. Paulo : Vida Nova, 1981. Schultz, Samuel J. A História de Israel no Antigo Testamento. 1. ed. S.Paulo: Vida Nova, 2000. – junho de 2008. – junho de 2008. Wikipedia, A enciclopédia Livre – Internet – artigos, conceitos e definições Gonçalves, Roberto Pires – Artigo – O Sucesso do rei Ezequias Bruce, F.F . - Comentário Bíblico NVI Antigo e Novo Testamento - São Paulo, Editora Vida, fls. 537/668. Bright, John B864h História de Israel, São Paulo, Editora Paulus, a edição revista e ampliada - fls. 281/313. Bíblia Hebráica - Editora e Livraria Sêfer Ltda - 1 a reimpressão revisada em janeiro de São Paulo SP brasil. Bíblia Sagrada - Revista e Corrigida Edição de João Ferreira de Almeida - Sociedade Bíblica do Brasil- Barueri - SP. Historia Dos Hebreus- Josefo, Flávio – CPAD – 1ª edição Bíblia de referencia Thompson; Estudo do livro dos reis – Antônio Neves de Mesquita – Casa Publicadora Batista; Estudo do livro de Crônicas, Esdras e Neemias Ester – Antônio Neves de Mesquita – Casa Publicadora Batista.

49 Deus abençoe a todos. A g r a d e c i m e n t o s
A todos que, com paciência e compreensão, puderam nos ouvir e acompanhar no desenrolar desta apresentação. Deus abençoe a todos.

50 Professor Pr. Dr. Daniel Cardoso Machado Grupo de Pesquisa nº 6 (Alunos): A l b e r t o  A l d o  C a r l o s  C l e o m a r  M i g u e l  R a f a e l  R o n a l d o  R o n i 


Carregar ppt "Introdução e Literatura do antigo Testamento Os Reis do Sul (Judá)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google