A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUERRA JUNQUEIRO Clicar na imagem BOA SENTENÇA Um homem rico, mas avarento, tinha perdido dentro dum alforge uma quantia em oiro bastante avultada. Anunciou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUERRA JUNQUEIRO Clicar na imagem BOA SENTENÇA Um homem rico, mas avarento, tinha perdido dentro dum alforge uma quantia em oiro bastante avultada. Anunciou."— Transcrição da apresentação:

1

2 GUERRA JUNQUEIRO Clicar na imagem

3 BOA SENTENÇA Um homem rico, mas avarento, tinha perdido dentro dum alforge uma quantia em oiro bastante avultada. Anunciou que daria cem mil réis de alvíssaras a quem lha trouxesse. Apresentou-se-lhe em casa um honrado camponês levando o alforge. O nosso homem contou o dinheiro, e disse: — Deviam ser oitocentos mil réis, que foi a quantia que eu perdi; no alforge encontro apenas setecentos; vejo, meu amigo, que recebeste adiantados os cem mil réis de alvíssaras: estamos pagos por conseguinte. O bom camponês, que nem por sombras tocara no dinheiro, não podia nem devia contentar-se com semelhantes agradecimentos. Foram ter com o juiz, que, vendo a má fé do avarento, deu a seguinte sentença: — Um de vós perdeu oitocentos mil réis; o outro encontrou um alforge apenas com setecentos: Resulta daí claramente que o dinheiro que o último encontrou não pode ser o mesmo a que o primeiro se julga com direito. Por consequência tu, meu bom homem, leva o dinheiro que encontraste, e guarda-o até que apareça o indivíduo que perdeu somente setecentos mil réis. E tu, o único conselho que passo a dar-te, é que tenhas paciência até que apareça alguém que tenha achado os teus oitocentos mil réis.

4

5 Uma. O avarento Três. O avarento, o camponês, o juiz Duas. O avarento e o camponês

6 Porque não sabia contar o dinheiro Porque se esqueceu do dinheiro que havia no alforge Para não dar a recompensa que tinha prometido

7 Sentiu que tinha agido com honestidade Ficou arrependido por ter entregue Sentiu-se revoltado com as palavras do avarento

8 HOMEM RICOCAMPONÊSJUIZ

9


Carregar ppt "GUERRA JUNQUEIRO Clicar na imagem BOA SENTENÇA Um homem rico, mas avarento, tinha perdido dentro dum alforge uma quantia em oiro bastante avultada. Anunciou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google