A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

me te se nos vos o, a, os, as, lhe, lhes Não possuem acento próprio. São clíticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "me te se nos vos o, a, os, as, lhe, lhes Não possuem acento próprio. São clíticos."— Transcrição da apresentação:

1

2 me te se nos vos o, a, os, as, lhe, lhes Não possuem acento próprio. São clíticos.

3 Não te entregarei os documentos hoje. Entregarei-te os documentos hoje. Entregar-te-ei os documentos hoje. Próclise Ênclise Mesóclise

4 Regras de colocação pronominal 1880: século XIX Artur Barreiros Imitam a pronúncia lusitana Desconsideram as tendências brasileiras

5 Quem lhe entregou a carta? Quanta mentira se disse a respeito dela! Deus nos proteja daquele maluco! Frase interrogativa Frase exclamativa Em frases interrogativas, exclamativas e optativas. Frase optativa

6 Nada nos preocupava naquele tempo. Eu não me arrependo do que fiz. Nunca me pediu seu voto. Não ouviu nem o viu. Palavras com sentido negativo (não, nada, nem, nunca)

7 Quando me recuperar, darei entrevistas. Ele deu entrevistas, logo que se recuperou da doença. Caso se recupere logo, dará entrevistas. Conjunções e locuções subordinativas (que, quando, como, embora, se, para que e outras).

8 Meu irmão que me emprestou dinheiro não é muito rico. Ninguém se negou em ajudar. Aquilo lhe fez muito bem. 4. Pronomes relativos (que, cujo, quem, onde), indefinidos e demonstrativos.

9 Hoje me arrependo do que fiz. Se soubessem como sou bom profissional, certamente me contratariam. Talvez se recupere do susto. Advérbios

10 Em se tratando de educação, ele é muito idealista. Gerúndio precedido da preposição em.

11 Dada a confusão do momento, Dirce nem sequer lhe perguntou onde estivera. Ficava constrangida quando alguma amiga que a visitava ou encontrava na rua lhe pedia informações. A distância entre a partícula atrativa e o pronome continua a exigir próclise.

12 Entregou- me os documentos e dirigiu-se à secretária. Quando o verbo inicia a oração.

13 Hoje, arrependo- me do que fiz. O terror crescia ; avizinhava- se a revolução. Não teve remédio, declarou- se vencido. Após pausa.

14 Joana tinha me amado. Eu a convidarei para a festa. Eu a convidaria para a festa se a conhecesse. Não se usa ênclise com particípios ou verbos no futuro do indicativo.

15 FUTURO DO PRESENTE Eu convidarei Tu convidarás Ele convidará Nós convidaremos Vós convidareis Eles convidarão FUTURO DO PRETÉRITO Eu convidaria Tu convidarias Ele convidaria Nós convidaríamos Vós convidaríeis Eles convidariam

16 Saí para não o encontrar. Saí para não encontrá- lo. O infinitivo SEMPRE aceita ênclise. Com o infinitivo, a próclise NUNCA é obrigatória.

17 Júlia convidar- me -ia para a festa. (convidaria + me) Convidá- lo -ei para a festa. (convidarei + o) A mesóclise só é possível com formas verbais de futuro do presente e do pretérito do modo indicativo.

18 Júlia convidar- me -ia para a festa. Júlia me convidaria para a festa. Convidá- lo -ei para a festa. Eu o convidarei para a festa. Na linguagem cotidiana, a mesóclise é substituída pela próclise. AMBAS estão corretas.

19 Ela convidar- me -ia para a festa. Ela não me convidaria para a festa. Se a frase apresentar uma palavra atrativa, devemos empregar a próclise.

20 Vou dizer- lhe umas verdades. Estão me chamando lá fora. Tinha- me esquecido do compromisso. Pensei que lhe houvesse dito isso. Ênclise ao verbo principal Próclise ao verbo principal Ênclise ao verbo auxiliar Próclise do verbo auxiliar

21 Qual está incorreta? a) Ela não queria mostrar- lhe a casa. b) Ela não queria lhe mostrar a casa. c) Ela não lhe queria mostrar a casa. d) Ela não queria- lhe mostrar a casa. D Se a locução verbal vier precedida de palavra atrativa, NÃO PODEMOS EMPREGAR A ÊNCLISE AO VERBO AUXILIAR.

22 Qual é a correta? a) Ela havia lembrado -me a felicidade que eu julgava perdida. b) Ela havia me lembrado a felicidade que eu julgava perdida. B Formas verbais no futuro do presente, futuro do pretérito e particípio NÃO ACEITAM ÊNCLISE.

23 Se a frase não se encaixar em nenhuma das regras estudadas, pode-se usar a colocação que se julgar mais conveniente. Mestre José Amaro se levantou. Mestre José Amaro levantou-se.

24 1. Em frases exclamativas, interrogativas e optativas; 2. Palavras atrativas: - palavras com valor negativo; - conjunções subordinativas; - pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos; - advérbios; - gerúndio precedido de preposição.

25 Quando o verbo inicia a oração; Após pausa. ÊNCLISE PROIBIDA: com verbos no particípio e no futuro do presente e do pretérito do indicativo. OBSERVAÇÃO: a ênclise é sempre permitida com verbos no infinitivo.

26 Permitida apenas com verbos no futuro do presente e do pretérito do indicativo. Encontrar-te-ei no cinema. Quando aparecer palavra atrativa, ocorre próclise. Não te encontrarei no cinema.

27 Não há regras especiais. Seguem as mesmas regras. OBSERVAÇÃO: Se a locução vier precedida de palavra atrativa, não podemos empregar a ênclise AO VERBO AUXILIAR. Joana não queria-lhe entregar o lápis. (frase inadequada à norma culta.)


Carregar ppt "me te se nos vos o, a, os, as, lhe, lhes Não possuem acento próprio. São clíticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google