A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal"— Transcrição da apresentação:

1 Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal

2 Os pronomes oblíquos átonos
te se nos vos o, a, os, as, lhe, lhes Não possuem acento próprio. São clíticos.

3 Posições dos pronomes átonos
Não te entregarei os documentos hoje. Entregarei-te os documentos hoje. Entregar-te-ei os documentos hoje. Próclise Ênclise Mesóclise

4 Regras de colocação pronominal
Surgimento Regras de colocação pronominal Desconsideram as tendências brasileiras Imitam a pronúncia lusitana 1880: século XIX Artur Barreiros

5 Em frases interrogativas, exclamativas e optativas.
Próclise obrigatória Quem lhe entregou a carta? Quanta mentira se disse a respeito dela! Deus nos proteja daquele maluco! Frase interrogativa Frase exclamativa Frase optativa Em frases interrogativas, exclamativas e optativas.

6 Próclise obrigatória Palavras “atrativas”
Nada nos preocupava naquele tempo. Eu não me arrependo do que fiz. Nunca me pediu seu voto. Não ouviu nem o viu. Palavras com sentido negativo (não, nada, nem, nunca)

7 Próclise obrigatória Palavras “atrativas”
Quando me recuperar, darei entrevistas. Ele deu entrevistas, logo que se recuperou da doença. Caso se recupere logo, dará entrevistas. Conjunções e locuções subordinativas (que, quando, como, embora, se, para que e outras).

8 Próclise obrigatória Palavras “atrativas”
Meu irmão que me emprestou dinheiro não é muito rico. Ninguém se negou em ajudar. Aquilo lhe fez muito bem. 4. Pronomes relativos (que, cujo, quem, onde), indefinidos e demonstrativos.

9 Próclise obrigatória Palavras “atrativas”
Hoje me arrependo do que fiz. Se soubessem como sou bom profissional, certamente me contratariam. Talvez se recupere do susto. Advérbios

10 Próclise obrigatória Palavras “atrativas”
Em se tratando de educação, ele é muito idealista. Gerúndio precedido da preposição “em”.

11 Observação Dada a confusão do momento, Dirce nem sequer lhe perguntou onde estivera. Ficava constrangida quando alguma amiga que a visitava ou encontrava na rua lhe pedia informações. A distância entre a partícula atrativa e o pronome continua a exigir próclise.

12 Quando o verbo inicia a oração.
Ênclise obrigatória Entregou-me os documentos e dirigiu-se à secretária. Quando o verbo inicia a oração.

13 Ênclise obrigatória Após pausa. Hoje, arrependo-me do que fiz.
O terror crescia; avizinhava-se a revolução. Não teve remédio, declarou-se vencido. Após pausa.

14 Não se usa ênclise com particípios ou verbos no futuro do indicativo.
Ênclise proibida Joana tinha me amado. Eu a convidarei para a festa. Eu a convidaria para a festa se a conhecesse. Não se usa ênclise com particípios ou verbos no futuro do indicativo.

15 Tempos do futuro Modo indicativo
FUTURO DO PRESENTE Eu convidarei Tu convidarás Ele convidará Nós convidaremos Vós convidareis Eles convidarão FUTURO DO PRETÉRITO Eu convidaria Tu convidarias Ele convidaria Nós convidaríamos Vós convidaríeis Eles convidariam

16 A ênclise e os infinitivos
Saí para não o encontrar. Saí para não encontrá-lo. O infinitivo SEMPRE aceita ênclise. Com o infinitivo, a próclise NUNCA é obrigatória.

17 Mesóclise Júlia convidar-me-ia para a festa. (convidaria + me) Convidá-lo-ei para a festa. (convidarei + o) A mesóclise só é possível com formas verbais de futuro do presente e do pretérito do modo indicativo.

18 Na linguagem cotidiana, a mesóclise é substituída pela próclise.
Observação Júlia convidar-me-ia para a festa. Júlia me convidaria para a festa. Convidá-lo-ei para a festa. Eu o convidarei para a festa. Na linguagem cotidiana, a mesóclise é substituída pela próclise. AMBAS estão corretas.

19 Observação Ela convidar-me-ia para a festa. Ela não me convidaria para a festa. Se a frase apresentar uma palavra “atrativa”, devemos empregar a próclise.

20 Colocação pronominal e locuções verbais
Vou dizer-lhe umas verdades. Estão me chamando lá fora. Tinha-me esquecido do compromisso. Pensei que lhe houvesse dito isso. Ênclise ao verbo principal Próclise ao verbo principal Ênclise ao verbo auxiliar Próclise do verbo auxiliar

21 Regras para colocação pronominal em locuções verbais
D Qual está incorreta? a) Ela não queria mostrar-lhe a casa. b) Ela não queria lhe mostrar a casa. c) Ela não lhe queria mostrar a casa. d) Ela não queria-lhe mostrar a casa. Se a locução verbal vier precedida de palavra atrativa, NÃO PODEMOS EMPREGAR A ÊNCLISE AO VERBO AUXILIAR.

22 Regras para colocação pronominal em locuções verbais
Qual é a correta? Ela havia lembrado-me a felicidade que eu julgava perdida. Ela havia me lembrado a felicidade que eu julgava perdida. Formas verbais no futuro do presente, futuro do pretérito e particípio NÃO ACEITAM ÊNCLISE.

23 Uso livre Se a frase não se encaixar em nenhuma das regras estudadas, pode-se usar a colocação que se julgar mais conveniente. Mestre José Amaro se levantou. Mestre José Amaro levantou-se.

24 Síntese - Próclise 1. Em frases exclamativas, interrogativas e optativas; 2. Palavras “atrativas”: - palavras com valor negativo; - conjunções subordinativas; - pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos; - advérbios; - gerúndio precedido de preposição.

25 Síntese - Ênclise Quando o verbo inicia a oração; Após pausa.
ÊNCLISE PROIBIDA: com verbos no particípio e no futuro do presente e do pretérito do indicativo. OBSERVAÇÃO: a ênclise é sempre permitida com verbos no infinitivo.

26 Síntese - Mesóclise Permitida apenas com verbos no futuro do presente e do pretérito do indicativo. Encontrar-te-ei no cinema. Quando aparecer palavra atrativa, ocorre próclise. Não te encontrarei no cinema.

27 Síntese – Locuções verbais
Não há regras especiais. Seguem as mesmas regras. OBSERVAÇÃO: Se a locução vier precedida de palavra atrativa, não podemos empregar a ênclise AO VERBO AUXILIAR. Joana não queria-lhe entregar o lápis. (frase inadequada à norma culta.)


Carregar ppt "Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google