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Definição de papéis de trabalho

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Apresentação em tema: "Definição de papéis de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Definição de papéis de trabalho
É o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.

2 Guarda dos papéis de trabalho
Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo. O auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da emissão de seu parecer, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.

3 Objetivos dos papéis de trabalho
As normas de auditoria estabelecem que o auditor deve colher elementos comprobatórios suficientes a fim de apoiar seu Parecer. Com essa finalidade, os auditores elaboram papéis de trabalhos, que representam o registro de todas as evidências obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria.

4 Objetivos dos papéis de trabalho
- Atender às normas de auditoria; - Acumular as provas necessárias para suportar o Parecer; - Auxiliar durante a execução do trabalho; - Facilitar a revisão por parte do auditor responsável, assegurando que o serviço foi efetuado de forma correta; - Servir como base para avaliação da equipe de trabalho; - Ajudar no trabalho da próxima auditoria; - Representar na Justiça as evidências do trabalho executado.

5 Natureza dos papéis de trabalho
Corrente - cartas de confirmação de saldos do contas a receber; - composição de saldos dos estoques; - composição de saldos do imobilizado; - cartas de confirmação de saldos do contas a pagar; - composicão de saldos de receitas e despesas; - questionário de revisão de controles internos. Permanente - estatuto social ou contrato social; - cópias de contratos de financiamentos a longo prazo; - manuais de procedimentos.

6 Técnicas de elaboração
Na parte superior devem ser colocados o nome da empresa auditada, a data-base do exame e o título (caixa, teste das depreciações etc.); As informações deverão ser ordenadas de forma lógica de modo que as conclusões dos exames sejam objetivas e de fácil compreensão pelos leitores (entendimento universal); Devem ser elaborados de forma a facilitar as possíveis alterações durante o serviço, principalmente devido às revisões pelos mais experientes; Deverão conter as referenciações e codificações utilizadas pela firma de forma que possa ser entendido por qualquer leitor que venha a consultá-lo (entendimento universal).

7 CODIFICAÇÃO / REFERÊNCIAS
Os papéis de trabalho devem ser codificados de forma a possibilitar que as informações sejam facilmente encontradas; A codificação pode ser feita por sistema numérico ou alfabético ou a combinação dos dois; O código deve ser aposto na parte direita superior do papel de trabalho. O sistema de codificação/referenciação de papéis de trabalho inclui também notas e tik’s de auditoria.

8 Referenciação/codificação dos papéis de trabalho
As notas são utilizadas para comentar situações ou dar conclusões nos papéis de trabalho. São representadas normalmente por letras. Os tiques são símbolos apostos ao lado de saldos ou informações para evidenciação de serviços executados. A legenda dos tik’s é colocada na parte inferior do papel de trabalho. Veja alguns exemplos:

9 Exemplo de referenciação

10 Exemplo de referenciação

11 Exemplo de referenciação

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