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Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web

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Apresentação em tema: "Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Workshop Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

2 Acessibilidade e Programação Web
Definição e análise do problema Um programa deve ser projectado de modo a permitir resolver os problemas a que se propõe, de um modo simples e eficaz. O utilizador final, ou seja aquele que na realidade o vai utilizar, pretende uma ferramenta de trabalho, de uso simples, que lhe resolva os problemas e não lhe crie dificuldades suplementares devidas à sua complexidade. Nesta fase procede-se então à análise das necessidades em termos de entrada (Input) a introduzir, de saídas (Output) a obter, mapas , relatórios, para impressora, monitor ou ficheiros. Compreensão do problema; Estudo dos dados de entrada; Estudo dos resultados de saída; Estudo das relações entre as entradas e saídas. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

3 Acessibilidade e Programação Web
Desenho do algoritmo - Definição dos procedimentos necessários à resolução do problema, desde a validação dos dados (de modo a corrigir possíveis erros de operação) até à definição dos procedimentos de leitura e escrita em periféricos, cálculos, comparações, movimentações, etc. Codificação e teste do programa - Após a definição do problema e da escolha da linguagem de programação a utilizar, procede-se então à elaboração do respectivo código, e ao teste e correcção de erros. Elaboração da documentação - Esta fase ultima a elaboração do programa permitindo o conhecimento geral do programa, dos meios humanos e físicos (hardware) necessários, e ainda a descrição dos procedimentos de operação e manutenção do programa. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

4 Acessibilidade e Programação Web
Flexibilidade - um programa deve ser claro e organizado, para facilitar a sua leitura e compreensão não só ao seu autor mas também aos seus colaboradores Fiabilidade - a aplicação deve ser robusta, quer dizer, capaz de recuperar perante erros e utilização inadequada por parte do utilizador . Portabilidade - O desenho da aplicação deve permitir a codificação em diversas linguagens, utilizando para tal um desenho único e universal, sem utilizar declarações e operadores específicos de alguma linguagem. Mobilidade - a sua instalação em diversas máquinas deve ser possível e fácil. Deve ainda facilitar ao máximo  sua manutenção, alteração e actualização. Eficiência - o programa deve aproveitar adequadamente os recursos da máquina. Isto é conseguido minimizando a utilização da memória, o tempo de processamento e de execução Não nos devemos deixar levar pelo surgimento de máquinas cada vez mais potentes nos dias de hoje, e sempre que possível devemos considerar que dispomos de poucos recursos. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

5 Acessibilidade e Programação Web
Tipo de dados Os programas vão manipular dados. Esses dados podem ser de vários tipos. Tipo Exemplo Inteiros 1, 0 , -12 , 124 Reais 1.2 , 2.4, Alfabético “a”, “abc”, “ola”, “-2”, “100” Lógico Falso, Verdadeiro Data Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

6 Constantes e Variáveis
Quando queremos guardar os dados manipulados pelo algoritmo, usamos as variáveis. ocupam um espaço na memoria do computador Os dados podem ser guardados na variável: atravês da atribuição media = 5 ( coloca o valor 5 na variável media) Atraves da leitura Ler(media) (guarda na variavel media o valor introduzido pelo utilizador) Quando queremos guardar dados que se vão manter ao longo do algoritmo, usamos constantes ( por norma os nomes das constantes são em maiúsculas ) Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

7 Acessibilidade e Programação Web
Variáveis Nomes da variáveis podem ser de 1 ou mais caracteres Não podem ser utilizados na formação de nomes de variáveis outros caracteres que não sejam letras, números e o _ . O 1º carácter só pode ser uma letra, nunca pode ser um número. O nome da variável não pode ter espaços em branco, isso é substituído pelo _ underline Não pode ser nome de uma variável uma palavra reservada a uma instrução da linguagem de programação Por norma o nome da variável deve de ser sugestivo, de modo ao ler-se o programa conseguíamos entender o que a variável represente Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

8 Acessibilidade e Programação Web
Operadores Operador Descrição Operador Atribuição = <- Atribui o valor da direita à variavel da esquerda Operadores Aritméticos + adição - subtração * multiplicação / divisão % Resto da divisão de dois inteiros Operadores Lógicos e disjunção ou conjunção negar negação Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

9 Acessibilidade e Programação Web
Operadores Operador Descrição Operador Relacional = igualdade < menor que <= Menor e igual que > Maior que >= Maior e igual que <> desiguldade Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

10 Pseudo Codigo / Fluxograma
Pseudo Código Fluxograma Descrição Inicio Inicio do algoritmo Fim Fim do algoritmo Ler Operação de leitura Escrever Operação de escrita Inicio Fim data “escrever” No fluxograma a ligação entre símbolos faz-se através de setas Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

11 1º Exemplo Escrever o algoritmo que pede dois números e calcula a sua soma. Inicio Pseudo código Inicio Escrever(“ Introduza dois números”) Ler(numero1,numero2) Soma=numero1+numero2 Escrever(“ A soma dos numeros: “, numero1,”e”, numero2,”é igual a “, soma) fim “Introduza dois números” Numero1 numero2 Soma=numero1+ numero2 “ A soma dos numeros: “, numero1, ”e”, numero2,” é igual a “ , soma Fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

12 Acessibilidade e Programação Web
Exercícios Elaborar um programa que lê uma temperatura em graus celsius e apresentá-la convertida em graus Fahrenheit. Elaborar um programa que faça a conversão de uma quantidade de dólares para euros. Elaborar um programa que calcule o volume de uma caixa rectangular. Para cada um deles fazer o pseudo código e fluxograma. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

13 Acessibilidade e Programação Web
Tipos de instruções Atribuição Permite alterar o valor de uma variável Condição Permite a execução condicional de instruções. Ciclo ou Repetições Permite a execução repetida de instruções Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

14 Acessibilidade e Programação Web
Condição Se condição Então bloco de instruções1 Senão bloco de instruções2 Fim_se F V condição bloco de instruções1 bloco de instruções2 Se a condição for verdadeira o algoritmo executa o bloco de instruções1 se for falsa executa o bloco de instruções2. A condição pode ser simples ou composta: media<4 soma>=10 (soma>4) e (soma<10) (Media=5) ou (media=10) Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

15 Acessibilidade e Programação Web
Condições compostas Disjunção ou Conjunção e Condição1 Condição2 Resultado Falso Verdadeiro Condição1 Condição2 Resultado Falso Verdadeiro Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

16 Acessibilidade e Programação Web
2º exemplo Dados dois números encontrar o maior Inicio Escrever(“ Introduza dois números”) Ler(numero1,numero2) Se numero1>numero2 então maior=numero1 Senão maior=numero2 Fim_se Escrever(“ O maior número entre : “, numero1,”e”, numero2,”é o “, maior) fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

17 Acessibilidade e Programação Web
Exercícios Elaborar um programa em que dados três números encontre o menor. Elaborar um programa em que dados dois números apresente a diferença do maior para o menor Elaborar um programa em que dado 4 notas de um aluno, mostra para cada nota se o aluno passou ou não e no fim mostra a média do aluno Para cada um deles fazer o pseudo código e fluxograma. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

18 Acessibilidade e Programação Web
Repetições Quando queremos repetir um bloco de instruções Enquanto acontece determinada condições condição V repetir enquanto condição Bloco de instruções fim_enq F bloco de instruções While do Quando queremos repetir um bloco de instruções Durante um numero determinado de vezes repetir para contador=inicio Até fim Bloco de instruções Fim_para For Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

19 Acessibilidade e Programação Web
3º exemplo Escrever um algoritmo que permita calcular a média das notas da turma de multimédia no workshop. Inicio Escrever(“ Número de alunos”) Ler(nalunos) Soma=0 i=1 Repetir enquanto i<=nalunos escrever(“Nota do “, i, “º alunos”) ler(nota) soma=soma+nota i=i+1 Fim_enq Media=soma/nalunos Escrever (“ a média das notas dos “, nalunos, “ é de: “, media) fim Inicio Escrever(“ Número de alunos”) Ler(nalunos) Soma=0 Repetir para i=1 até nalunos escrever(“Nota do “, i, “º alunos”) ler(nota) soma=soma+nota Fim_para Media=soma/nalunos Escrever (“ a média das notas dos “, nalunos, “ é de: “, media) fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

20 Acessibilidade e Programação Web
Exercícios Escrever um algoritmo que efectue a leitura de 10 números e apresente no final o somatório e a média dos valores. Escrever um algoritmo permita determinar o maior e o menor de uma lista de 10 números introduzidos pelo utilizador Escrever um algoritmo que apresente os valores de conversão de graus celsius em Fahrenheit, de 10 em 10 graus, iniciando a contagem em 10ºC e finalizando em 100ªC. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

21 Acessibilidade e Programação Web
Matrizes ou Vectores Quando queremos guardar por exemplo as notas dos alunos do exercício anterior vamos ter as seguintes variáveis : nota1,nota2,nota3,nota4,nota5…. Isto torna-se impraticável se for 100 ou mil notas. Para isso existe os vectores que tem um nome e um atributo numérico. nota[1 até 1000] temos o vector nota que pode ter valores desde posição um até à mil nota[1]=2 nota[3]=6 quer dizer que o vector nota na posição 3 tem o valor 6 nota[6]=10 A grande vantagem é que podemos usá-la no bloco de instruções das repetições Repetir para i=1 até 1000 ler (nota[i]) Fim_para Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

22 Acessibilidade e Programação Web
4º exemplo Escrever um algoritmo que dado um vector de 100 elementos, encontre se existir um determinado elemento dado pelo utilizador Inicio vect[1 ate 100] Escrever(“ Qual o número que pretende ?”) Ler(num) cond=falso i=1 Repetir enquanto (i<=100) e (negar(cond)) se vect[i]=num então cond=verdadeiro senão i=i+1 fim_se Fim_enq Se cond então Escrever (“ Foi encontrado o número “, num, “na posição “ , i) Senão Escrever( “Não foi encontrado”) Fim_se fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

23 Acessibilidade e Programação Web
Exercícios Escrever um algoritmo que lê um vector com 10 elementos, construa outro vector com esses elementos na ordem invertida, ou seja o primeiro elemento do 1º vector é o último elemento do 2º vector. No fim mostre os dois vectores. Escrever um algoritmo que lê um vector com 12 elementos e construa outro vector em que copie os elementos da 1º matriz se forem pares e multiplique por 2 se forem impar. Escrever um algoritmo que lê 25 valores de temperaturas em graus celsius num vector e construa outro vector com a respectiva conversão em graus fahrenheit. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

24 Acessibilidade e Programação Web
Sub rotina Existem dois tipos de sub rotinas: as funções e o procedimentos. A utilização de sub rotinas permite: Modularizar Simplificar Quanto mais independentes as sub rotinas forem mais fácil se torna detectar erros. Quando se chama uma sub rotina estamos a passar o controlo para essa rotina. A diferença entre funções e procedimentos é que a primeira retornam um valor e a segunda não. As sub rotinas executam operações sobre dados que lhe são passados. As sub rotinas normalmente possuem parâmetros. As variáveis criadas nas sub rotinas são destruídas no momento que a sub rotina termina. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

25 Acessibilidade e Programação Web
Função Função nome (lista de parâmetros) Bloco de instruções Nome=expressão Fim-função Exemplo: Calcular o cubo de um numero Função cubo(num) cubo=num*num*num Fim_função Inicio Escrever(”Introduza um numero”) Ler(n) Escrever( “O cubo de “, n ,” é “, cubo(n)) fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

26 Acessibilidade e Programação Web
Procedimento procedimento nome (lista de parâmetros) Bloco de instruções Fim-função Exemplo: Calcular o cubo de um numero procedimento cubo(num) total=num*num*num Escrever( “O cubo de “, num ,” é “, total) Fim_função Inicio Escrever(”Introduza um numero”) Ler(n) Cubo(n) fim Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web

27 Acessibilidade e Programação Web
Exercícios Escrever um algoritmo que efectue a leitura do nome e do sexo de uma pessoa. E por meio de uma sub rotina deve de apresentar a mensagem “Exmo. Senhor” e o nome se for masculino ,e “Exma. Senhora “ e o nome se for feminina. Escrever um algoritmo que use uma sub rotina em que calcule a conversão de dólar para euro. Escrever um algoritmo que dado dois vectores de 10 elementos cada um ordenados do menor para o maior, junte num terceiro vector com 20 elementos também ordenado do menor para o maior. Escrever um algoritmo em que dado um vector de 12 elementos ordená-lo do menor para o maior. Engº Pedro Costa Acessibilidade e Programação Web


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