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1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.

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1 1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Teclado Teclado Processador Processador Monitor Monitor Entrada de dados Processamento Saída de Resultados Além destes três componentes falta referir um que é muitíssimo importante: MEMÓRIA

2 2 4.6 – Variáveis - introdução Exemplo: Exemplo:… Ler valorLado resultado 4 * valorLado Escrever resultado … - Após lido o valorLado é gravado na memória, - Vai buscar o valorLado à memória e multiplica-o por 4, de seguida guarda o resultado na memória - Vai buscar o resultado à memória e mostra-o

3 3 4.6 – Variáveis - Memória Memória Memória Pode ser vista como uma sequência finita de caixas, que num dado momento guardam algum tipo de informação (números, letras, palavras, …) Pode ser vista como uma sequência finita de caixas, que num dado momento guardam algum tipo de informação (números, letras, palavras, …) E, para o computador trabalhar com alguma destas informações necessita saber onde ela está (em que caixa se encontra). Então cada caixa tem um endereço, ou seja, uma referência que indica onde cada informação está localizada, assim como acontece com o índice de um livro. E, para o computador trabalhar com alguma destas informações necessita saber onde ela está (em que caixa se encontra). Então cada caixa tem um endereço, ou seja, uma referência que indica onde cada informação está localizada, assim como acontece com o índice de um livro.

4 4 4.6 – Variáveis - Memória Exemplo Exemplo Endereço (físico)Informação 3001João 300210 300311,3......

5 5 4.6 – Variáveis - Memória Seria muito chato e complicado se o programador tivesse de saber qual endereço da memória onde cada valor necessário se encontra. Seria muito chato e complicado se o programador tivesse de saber qual endereço da memória onde cada valor necessário se encontra. Pensando nisto, as linguagens de programação permitem que os programadores atribuam um nome à sua escolha a cada posição de memória. Pensando nisto, as linguagens de programação permitem que os programadores atribuam um nome à sua escolha a cada posição de memória. Desta forma não temos de nos preocupar em saber qual o endereço físico onde vamos armazenar ou procurar dados Desta forma não temos de nos preocupar em saber qual o endereço físico onde vamos armazenar ou procurar dados

6 6 4.6 – Variáveis - Memória Exemplo Exemplo Endereço (lógico)Informação nomeJoão valorLado10 resultado11,3...... A esse nome por nós definido iremos chamar: VARIÁVEL

7 7 4.6 – Variáveis Variáveis Variáveis É preciso guardar os dados necessários à resolução dos problemas. Para isso existem variáveis: É preciso guardar os dados necessários à resolução dos problemas. Para isso existem variáveis: Características: Características: Nome: sugestivo, único, curto e iniciado sempre por uma letra; Nome: sugestivo, único, curto e iniciado sempre por uma letra; Tipo: real, inteiro, …. Tipo: real, inteiro, …. Tamanho: espaço que esta irá ocupar na memória do PC Tamanho: espaço que esta irá ocupar na memória do PC Guardam 1 valor de cada vez Guardam 1 valor de cada vez Os dados são armazenados nas variáveis através da operação de atribuição (representada por ) Os dados são armazenados nas variáveis através da operação de atribuição (representada por ) Exemplo: Nome Joana Exemplo: Nome Joana

8 8 4.7 - Constantes Constantes: são em tudo iguais às variáveis, mas o seu valor nunca se altera durante a execução do algoritmo ou programa. Constantes: são em tudo iguais às variáveis, mas o seu valor nunca se altera durante a execução do algoritmo ou programa. Exemplo: Exemplo: Pi 3,14 Pi 3,14 Câmbio 200,482 Câmbio 200,482

9 9 4.8 – Tipos de dados Para uma variável temos de indicar qual o seu tipo de dados, pode ser: Para uma variável temos de indicar qual o seu tipo de dados, pode ser: Numéricos: Numéricos: Inteiros (100; -12; 123) Inteiros (100; -12; 123) Reais (1,123; 123,123; -2,2) Reais (1,123; 123,123; -2,2) Caracteres (c; X; 1) Caracteres (c; X; 1) Alfanuméricos (qwerty; valor100; abc@mail.pt) Alfanuméricos (qwerty; valor100; abc@mail.pt) Lógicos (Verdadeiro; Falso) Lógicos (Verdadeiro; Falso)

10 10 4.8.1 - Exercício Classificar os valores: Classificar os valores: 3,14 3,14 10 10 -10 -10 20,4 20,4 a a12 a12 12a 12a z 1000 1000 Verdadeiro Verdadeiro Falso Falso True True False False

11 11 4.9 - Operadores Operadores: Operadores: Matemáticos \ Aritméticos Matemáticos \ Aritméticos Relacionais Relacionais Lógicos Lógicos

12 12 4.9.1 – Operadores Aritméticos + : adição + : adição - : subtracção - : subtracção * : multiplicação * : multiplicação / : divisão / : divisão : exponenciação : exponenciação

13 13 4.9.1.2 – Operadores Aritméticos Prioridade dos operadores aritméticos Prioridade dos operadores aritméticos Maior prioridade Menor prioridade ( ) * ; / + ; - Exemplo: 10+(2-5)*32


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