A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLUXOS DE INFORMAÇÃO RECUPERAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Dilva Fazzioni Lidiane Carvalho Guillermo Dávila Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLUXOS DE INFORMAÇÃO RECUPERAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Dilva Fazzioni Lidiane Carvalho Guillermo Dávila Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Programa."— Transcrição da apresentação:

1 FLUXOS DE INFORMAÇÃO RECUPERAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Dilva Fazzioni Lidiane Carvalho Guillermo Dávila Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação PCI3211 - Fontes de Informação Professora Dr. Ursula Blattmann

2 AGENDA Contextualização. Conceitos de Recuperação e Disseminação de Informação. Internet x Recuperação de Informação. Internet x Disseminação de Informação. Aplicações da Recuperação de Informação. Aplicações da Disseminação de Informação. Conclusões.

3 Contextualização (1/1)  Da classificação do conhecimento científico aos sistemas de recuperação da informação - Divisão do conhecimento humano ; - Surgimento do Thesauro a web semântica e a recuperação da informação; - Documento ( forma, signo e meio) e acesso; - Informação Documentária – Devidamente estruturada pela linguagem documentaria, filtro mediador para a recuperação de informação.

4 Recuperação da informação (1/2) Para Paes Cardoso (2004), Recuperação de informação é: Uma subárea da ciência da computação que estuda o armazenamento e recuperação automática de documentos, que são objetos de dados, geralmente textos. Os componentes do sistema incluem documentos, necessidades do usuário, gera a consulta formulada, e finalmente o processo de recuperação que, à partir das estruturas de dados e da consulta formulada, recupera uma lista de documentos considerados relevantes. Para Ingwersen (1992), RI é o processo de representar, armazenar e buscar informação relevante para um requerimento de informação feito por um usuario.

5 Recuperação da informação (2/2) Modelos clássicos de Recuperação de Informação (BAEZA- YATES E RIBEIRO NETO, 1999, p. 24). Modelo Booleano. Define a consulta como um conjunto de termos ligado por operadores booleanos como ‘and’, ‘not’ ou ‘or’. Os documentos recuperados são aqueles que contêm os termos que satisfazem a expressão lógica da consulta (CARDOSO, 2004, p.3) Modelo Vetorial. Representa termos da consulta e do documento como vetores, avaliando o grau de similaridade entre os documentos e a consulta do usuário. Modelo Probabilístico. Define a recuperação de informação sob o ponto de vista probabilístico. O usuário deve informar quais dos documentos recuperados são relevantes para sua consulta, pelo tanto o modelo precisa de um ‘feedback’.

6 Disseminação da Informação (1/2) Disseminação Disseminação da Informação é uma forma de divulgação contínua e regular das informações ou materiais recebidos (ROMANI e BORSZCZ, 2006). Não se dissemina informação, media-se informação (ALMEIDA, 2007).

7 Disseminação da Informação (2/2) Métodos para distribuição de informação (BEAL, 2004, p.43) Métodos para distribuição de informação (BEAL, 2004, p.43). Divulgação: correio, e-mail, etc. Busca pelo usuário: intranets, sistemas de consulta, etc. distribuição Um bom sistema de distribuição é aquele que combina os dois métodos, fornecendo informação aos usuários, mas permitindo que eles acessem outros dados na medida da sua necessidade ou interesse. Atualmente os profissionais da informação descrevem a distribuição via computador como a mais conveniente (DAVENPORT, 1998, p.191).

8 Internet x Recuperação de Informação (1/1) A Web pode ser vista como uma coleção virtual e simples de documentos. Na recuperação de informação, a coleção de documentos web, massiva em tamanho e diversa em conteúdo, formato, propósito e qualidade, desafia a validade de pesquisas previas em coleções relativamente pequenas e homogêneas. ( YANG, 2005, P.33). Surgimento dos buscadores (Google), meta buscadores (Copernico) e diretórios (yahoo).

9 Internet x Disseminação de Informação (1/1) Internet virou necessidade para o acesso e comunicação de informações externas (DAVENPORT, 1998, p.237). Na Internet, agora é possível disponibilizar serviços web de acesso a informação, intranets, bibliotecas digitais, enviar mensagens eletrônicas, fazer vídeo conferencias, etc. facilitando assim a disseminação da informação.

10 Aplicações de Recuperação de Informação (1/1) Empresas baseadas em Inovação, Conhecimento e Tecnologia: Google (buscador) Copernico (meta buscador) Yahoo (Diretório) Nas Organizações: Portais corporativos Sistemas de reconhecimento de voz. Bibliotecas, Acesso a bases de dados de conhecimento empresarial.

11 Aplicações de Disseminação de Informação (1/2) Em geral, as organizações empregam conceitos e técnicas de disseminação de informação na sua intranet, nos seus sistemas de apoio à tomada de decisões, sistemas de suporte ao marketing, entre outros. Os requisitos de disseminação de informação, especialmente na banca e setor financeiro, têm mudado drasticamente há poucos anos para enfrentar à globalização e o rápido crescimento dos mercados financeiros (PEINL e STORL, 2005).

12 Aplicações de Disseminação de Informação (2/2) Aplicações especificas (DAVENPORT, 1998, p.193): Hewlett Packard: gerenciamento eletrônico de documentos, bibliotecas. AT&T: Disponibilizar informações on-line sobre desempenho através do sistema U- KNOW. Sistemas B2B e B2C (interpretação dos autores).

13 CONCLUSÕES A recuperação da informação tornou-se uma ciência chave após a aparição da Internet, pois é a principal área que faz frente ao fenômeno atual de sobrecarga da informação, definido por DAVENPORT (1998, p.119) como o excesso de informação e a proliferação de meios, tecnologias e tipos de informação que originam que ela se torne inútil e inerte para os usuários, em especial para os atores do processo decisório. O Internet mudou o mundo. Assim, a forma de conceber os processos de recuperação e disseminação de informação deve mudar, e se voltar para oferecer informação relevante mas que em grande quantidade, no momento oportuno e encaminhando cada conteúdo para o usuário que precisa dele.

14 REFERÊNCIAS YANG, Kiduk. Information Retrieval on the Web. In: CRONIN, Blaise (ed.). Annual Review of Information Science and Technology. Medford: Information Today, Inc., 2005, v.39, p. 33-80. PEINL, P.; STORL, U. Information Dissemination in Modern Banking Applications. Springer Netherlands. Vol. 3551/2005. Disponível em Acesso em: 30-Abr- 2007.http://www.springerlink.com/content/xuf8xacr0alwvdy7 DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. PAES CARDOSO, O.N. Recuperação da Informação. INFOCOM:Journal of Computer Science. v. 2. n. 1. 2004. Disponivel em ROMANI, Claudia e BORSZCZ, Iraci (org.). Unidades de Informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2006. BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Modeling. In: _______. Modern information retrieval. New York: Addison Wesley, 1999. Cap. 2. Disponível em:.

15 REFERÊNCIAS INGWERSEN, P. Information Retrieval Interaction. London:Taylor Graham, 1992.X, 246p. Disponível em:. Acesso em: 19 fev. 2007. ALMEIDA, Junior. Mediação da Informação. Palestra Proferida ao Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2007. FERNEDA, Edberto. Recuperação da Informação: análise sobre a contribuição da ciência da computação pra a ciência da informação. Tese (doutorado). Escola de Comunicação e Artes. USP. MEIS, Leopoldo de. Ciência, educação e conflito humano-tecnólogico. SENAC: São Paulo, 2000. 142p. BELKIN, Nicholas J., Rutgers-SCILS TIPSTER Phase III: Intelligent Information Retrieval: Disponível em http://mariner.rutgers.edu/tipster3/iirs.html. Acesso em 18 de abril de 2005. Whose Intelligence...What could we mean by intelligent information retrieval?. BEAL, A. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2004.

16 Muito obrigados!


Carregar ppt "FLUXOS DE INFORMAÇÃO RECUPERAÇÃO E DISSEMINAÇÃO Dilva Fazzioni Lidiane Carvalho Guillermo Dávila Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google