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Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)

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Apresentação em tema: "Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)"— Transcrição da apresentação:

1 Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)

2 Membros: atributos e métodos Uma classe define uma estrutura de dados não-ordenada –Pode conter componentes em qualquer ordem Uma classe pode conter três tipos de componentes –Membros estáticos ou de classe: não fazem parte do "tipo" –Membros de instância: definem o tipo de um objeto –Procedimentos de inicialização

3 Membros: atributos e métodos Membros estáticos ou de classe –Podem ser usados através da classe mesmo quando não há objetos –Não se replicam quando novos objetos são criados Membros de instância –Cada objeto, quando criado, aloca espaço para eles –Só podem ser usados através de objetos Procedimentos de inicialização –Usados para inicializar objetos ou classes

4 Atributos Um atributo é um valor de dado guardado pelos objetos gerados por uma classe. Cada atributo possui um valor para cada instância da classe. Cada nome de atributo é único dentro de uma classe. –Ex.:Atributos do objeto Pessoa: nome, idade e peso.

5 Operações e Métodos Operações: É a forma de ler e manipular dados dentro do objeto. Todos os objetos de uma classe compartilham as mesmas operações. Uma operação assim é dita polimórfica, isto é, a mesma operação toma formas diferentes em classes diferentes.

6 Operações e Métodos Métodos: É a implementação de uma operação para uma classe. Podem ser implementados diferentes métodos para uma mesma operação de uma classe. Ex.: A classe Arquivo pode ter a operação imprimir. São implementados diferentes métodos para imprimir diferentes tipos de arquivos como ASCII, binário, hexadecimal, gráficos, figuras.

7 Construtores Construtores são procedimentos realizados na construção de objetos –Parecem métodos, mas não têm tipo de retorno e têm nome idêntico ao nome da classe –Não fazem parte da definição do tipo do objeto (interface) –Nem sempre aparecem explícitos em uma classe: podem ser omitidos (o sistema oferece uma implementação default)

8 Construtores Para cada objeto, o construtor é chamado exatamente uma vez: na sua criação –Exemplo:  Objeto obj = new Objeto(); –Alguns podem requerer parâmetros  Objeto obj = new Objeto(35, "Nome"); Chamada de construtor

9 Objetos possuem uma interface... Através da interface* é possível utilizar os objetos –Não é preciso saber dos detalhes da implementação O tipo (Classe) de um objeto determina sua interface –O tipo determina quais mensagens podem ser enviadas * interface aqui refere-se a um conceito e não a um tipo de classe Java

10 Interface de um objeto Tipo Interface –Forma das mensagens que se pode enviar para um objeto

11 1.... 2.CDPlayer cd1; 3.cd1 = new CDPlayer(); 4.cd1.liga(); 5.cd1.selecionaFaixa(3); 6.cd1.executa(); 7.... Classe Java (tipo) Referência Criação de objeto Envio de mensagem

12 Implementação (oculta) Implementação não interessa à quem usa objetos Papel do usuário de classes –não precisa saber como a classe foi escrita, apenas quais seus métodos, quais os parâmetros (quantidade, ordem e tipo) e valores que são retornados; –usa apenas a interface (pública) da classe

13 Implementação (oculta) Papel do desenvolvedor de classes –define novos tipos de dados; –expor, através de métodos, todas as funções necessárias ao usuário de classes, e oculta o resto da implementação; –tem a liberdade de mudar a implementação das classes que cria sem que isto comprometa as aplicações desenvolvidas pelo usuário de classes.

14 Notação de Classes de Objetos

15 Estrutura de uma classe Java 1.class 2.{ 3. 4. ( * ) //método auto-executável da classe 5. { // Iniciar a classe (iniciar os atributos) 6. } 7. método_01( * ) 8. { 9. } 10....

16 Estrutura de uma classe Java 10.... 11. método_02( * ) 12. { 13. } 14.} * = passagem de parâmetros (tipo nome1,tipo nome2)

17 Exemplo 1.public class Casa { 2. private Porta porta; 3. private int numero; 4. public java.awt.Color cor; 5. public Casa() { 6. porta = new Porta(); 7. numero = contagem * 10; 8. } 9.... Atributos de instância: cada objeto poderá armazenar valores diferentes nessas variáveis. Procedimento de inicialização de objetos (Construtor): código é executado após a criação de cada novo objeto. Cada objeto terá um número diferente.

18 Exemplo 9.... 10. public void abrePorta() { 11. porta.abre(); 12. } 13. static String arquiteto = "Zé"; 14. static int contagem = 0; 15.} Método de instância: só é possível chamá-lo se for através de um objeto. Atributos estáticos: não é preciso criar objetos para usá-los. Todos os objetos os compartilham.

19 Resumo Os componentes de uma classe, em Java, podem pertencer a dois domínios, que determinam como são usados –Domínio da classe: existem independentemente de existirem objetos ou não: métodos static e atributos static e interface dos construtores de objetos; –Domínio do objeto: métodos e atributos não declarados como static (definem o tipo ou interface que um objeto possui), e conteúdo dos construtores

20 Resumo Construtores são usados apenas para construir objetos –Não são métodos (não declaram tipo de retorno); –"Ponte" entre dois domínios: são chamados uma vez antes do objeto existir (domínio da classe) e executados no domínio do objeto criado; Separação de interface e implementação –Usuários de classes vêem apenas a interface; –Implementação é encapsulada dentro dos métodos, e pode variar semafetar classes que usam os objetos.

21 Bibliografia DEITEL, H. M. & DEITEL, P. J.: Java como Programar, Ed. Bookman, 4ª Edição.


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