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Práticas de Gestão e Resultados 3 Fundamentos Prof. Fabio Uchôas de Lima.

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1 Práticas de Gestão e Resultados 3 Fundamentos Prof. Fabio Uchôas de Lima

2 Introdução O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 fundamentos e 8 critérios. Fundamentos: os pilares, a base teórica de uma boa gestão.

3 MG e a Evolução da Gestão Os modelos de gestão representam o retrato da evolução da administração, organizada de maneira integrada.

4 Fundamentos O Modelo de Excelência da Gestão® — MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial.

5 Fundamentos Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn)

6 Fundamentos 1.pensamento sistêmico; 2.aprendizado organizacional; 3.cultura de inovação; 4.liderança e constância de propósitos; 5.orientação por processos e informações; 6.visão de futuro; 7.geração de valor; 8.valorização de pessoas; 9.conhecimento sobre o cliente e o mercado; 10.desenvolvimento de parcerias e 11.responsabilidade social.

7 Matriz Taxinomia

8 Fundamentos 1 - Pensamento Sistêmico –Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

9 Fundamentos 1 - Pensamento Sistêmico - Prática –organizações são uma complexa combinação de recursos humanos e organizacionais –precisam aprender a valorizar suas redes formais com clientes, parceiros e fornecedores –As redes informais de relacionamentos dentro das organizações são fundamentais para o cumprimento de suas tarefas e para a disseminação de informações. –o Pensamento Sistêmico adota um modelo de gestão e o dissemina de forma transparente, com um monitoramento por meio de auto- avaliações sucessivas.

10 Fundamentos 2 - Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

11 Fundamentos 2 - Aprendizado Organizacional - Prática –deve estar internalizado na cultura da organização –a organização deve buscar o conhecimento compartilhado e o aprendizado coletivo –a gestão do conhecimento, apoiada na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, valoriza e perpetua o capital intelectual –incentiva a experimentação, utiliza o erro como instrumento pedagógico, dissemina suas melhores práticas, compartilha informação e conhecimento, desenvolve soluções e implementa melhorias e inovações de forma sustentada.

12 Fundamentos 3 - Cultura de Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

13 Fundamentos 3 - Cultura de Inovação - Prática –a organização precisa gerar continuamente idéias originais e incorporá-las a seus processos, produtos, serviços e relacionamentos. –incentivar a geração de idéias, tanto de forma espontânea como induzida. –não se reduz à criação de produtos, serviços, processos ou tecnologias que rompem com a maneira convencional de fazer as coisas, mas considera também mudanças que podem ter impactos abrangentes e duradouros na organização.

14 Fundamentos 4 - Liderança e Constância de Propósitos Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

15 Fundamentos 4 - Liderança e Constância de Propósitos - Prática –Os líderes devem atuar como mentores; precisam ter visão sistêmica e abrangente, ultrapassando as fronteiras da organização e as restrições do curto prazo; comportamento ético e habilidade de negociação; liderando pelo exemplo. –Nas redes formais, o líder deve estar apto a lidar com negociação, coordenação, supervisão e cobrança das atividades acordadas. Nas redes informais, cabe ao líder promover o conhecimento e os valores da organização como guia para as decisões e atividades das pessoas envolvidas.

16 Fundamentos 4 - Liderança e Constância de Propósitos - Prática –A participação pessoal, ativa e continuada dos líderes cria clareza e unidade de propósito na organização. –A construção de um relacionamento baseado no respeito e na confiança mútua pressupõe comportamento ético e transparente. –Estabelecimento e manutenção de relações de qualidade com os stakeholders. –O levantamento e o mapeamento dos riscos.

17 Fundamentos 5 - Orientação por Processos e Informações Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

18 Fundamentos 5 - Orientação por Processos e Informações - Prática –Mapear e padronizar as atividades em processos e conhecer as necessidades e expectativas das partes interessadas. –A satisfação das partes interessadas é alcançada pela tradução de suas necessidades e expectativas em requisitos para os produtos e serviços e seu desdobramento para cada processo na cadeia de valor. –A tomada de decisão, em todos os níveis da organização, deve se apoiar na análise de fatos, dados e informações dos ambientes interno e externo, abrangendo todas as partes interessadas.

19 Fundamentos 6 - Visão de Futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.

20 Fundamentos 6 - Visão de Futuro - Prática –A organização deve pensar, planejar e aprender estrategicamente, obtendo resultados sustentáveis e de alto desempenho. –O planejamento deve estar voltado para o sucesso no longo prazo e para os resultados no presente, sem comprometer o futuro em função de ganhos no curto prazo. –Antecipar-se com agilidade e pró- atividade, além de adaptar-se às novas tendências do ambiente externo.

21 Fundamentos 7 - Geração de Valor Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

22 Fundamentos 7 - Geração de Valor - Prática –Visa aprimorar as relações de qualidade e assegurar o desenvolvimento da organização. –Enfatiza o acompanhamento dos resultados em relação às metas, a comparação com referenciais pertinentes e o monitoramento da satisfação dos interessados, obtendo sucesso de forma sustentada e adicionando valor. –A geração de valor depende cada vez mais dos ativos intangíveis, que atualmente representam a maior parte do valor das organizações. –Além disso, o conhecimento tácito oriundo do trabalho em redes formais e informais também deve ser considerado.

23 Fundamentos 8 - Valorização das Pessoas Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

24 Fundamentos 8 - Valorização das Pessoas - Prática –Significa assegurar seu desenvolvimento, bem-estar e satisfação, criando práticas mais flexíveis e produtivas para atrair e reter talentos, um clima organizacional participativo e agradável que propicie alto desempenho pessoal e organizacional. –Criar uma cultura flexível e estimulante ao conhecimento, disseminar valores e crenças da organização e assegurar um fluxo aberto e contínuo de informações. –Assegurar a motivação e comprometimento das pessoas mais talentosas, incumbidas de criar e disseminar o conhecimento dentro e fora da organização dando-lhes livre acesso às suas redes internas e externas de relacionamentos.

25 Fundamentos 9 - Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

26 Fundamentos 9 - Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado - Prática –A organização com foco no cliente conhece suas necessidades atuais e antecipa-se às expectativas, assim como às dos clientes e mercados potenciais. –Essas necessidades devem claras para toda a organização de forma a desenvolver e oferecer produtos ou serviços diferenciados. –O foco no mercado mantém a organização atenta às mudanças que ocorrem à sua volta. –A satisfação do cliente e a conquista de sua fidelidade por meio de relações duradouras e diferenciação da concorrência provocam o aumento da competitividade da organização, configurando-se como uma questão estratégica.

27 Fundamentos 10 - Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.

28 Fundamentos 10 - Desenvolvimento de Parcerias - Prática –Desenvolver maior interação, relacionamento e atividades compartilhadas com outras organizações, de modo a permitir a entrega de valor agregado a suas partes interessadas por meio da otimização das suas competências essenciais. –Essas parcerias podem ser com clientes, fornecedores, organizações de cunho social, ou mesmo com competidores, e são baseadas em benefícios mútuos claramente identificados. –O trabalho conjunto dos parceiros, apoiado nas competências, conhecimento e recursos comuns, assim como o relacionamento baseado em confiança mútua, respeito e abertura, facilitam o alcance dos objetivos.

29 Fundamentos 11 - Responsabilidade Social Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

30 Fundamentos 11 - Responsabilidade Social - Prática –Pressupõe o reconhecimento da sociedade como parte integrante do ecossistema da organização, com necessidades e expectativas que precisam ser identificadas, compreendidas e atendidas. –O respeito à individualidade, ao sentimento coletivo e à liberdade de associação, a adoção de políticas não- discriminatórias e de proteção das minorias. –Preservar os ecossistemas naturais, conservar os recursos não-renováveis e racionalizar o uso dos recursos renováveis. –Pressupõe o apoio as ações de interesse social e pode incluir: a educação e a assistência comunitária; a promoção da cultura, do esporte e do lazer, e a participação no desenvolvimento nacional, regional ou setorial. –A liderança na cidadania implica influenciar outras organizações

31 Critérios 1.liderança; 2.estratégias e planos; 3.clientes; 4.sociedade; 5.informações e conhecimento; 6.pessoas; 7.processos 8.resultados.

32 1 - Liderança Examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da Direção Analisa o estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovem a cultura da excelência, considerando os steakholders. Avalia como é implementada a governança, como é analisado o desempenho da organização e como são implementadas as práticas voltadas para assegurar a consolidação do aprendizado organizacional.

33 2 – Estratégias e Planos Examina o processo de formulação das estratégias, enfatizando a análise do setor de atuação, do macroambiente e do modelo de negócio da organização. Auditora o processo de implementação das estratégias, incluindo a definição de indicadores, o desdobramento das metas e planos para todos os setores da organização e o acompanhamento dos ambientes internos e externos

34 3 - Clientes Examina como a organização identifica, analisa e compreende –As necessidades e expectativas dos clientes e dos mercados; –Como ela divulga seus produtos, marcas e ações de melhoria; e –Como a organização estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização mede e intensifica a satisfação e a fidelidade dos clientes em relação a seus produtos e marcas, bem como avalia a insatisfação.

35 4 - Sociedade Examina como a organização contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável Analisa como a empresa minimiza os impactos negativos potenciais de seus produtos e operações na sociedade Estuda como a organização interage com a sociedade de forma ética e transparente.

36 5 - Informações e Conhecimento Este Critério examina a gestão e a utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes, bem como a gestão de seus ativos intangíveis.

37 6 - Pessoas Este Critério examina como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.

38 7 - Processos Analisa como a organização identifica os processos de agregação de valor; Como ela identifica, gerencia, analisa e melhora os processos principais do negócio e os processos de apoio. Como a organização gerencia o relacionamento com os fornecedores e conduz a sua gestão financeira, visando à sustentabilidade econômica do negócio.

39 8 - Resultados Examina os resultados da organização, abrangendo: –os resultados econômico-financeiros –os relativos aos clientes e mercados –a sociedade, –as pessoas, –os principais processos do negócio e de apoio, –os relativos ao relacionamento com os fornecedores.

40 Os itens

41 Itens Os 8 Critérios de Excelência se subdividem em 24 Itens. Os Itens de Processos Gerenciais (Itens 1.1 a 7.3) solicitam, de forma específica, alguns requisitos relacionados à gestão da organização, sem prescrever ferramentas ou métodos de trabalho específicos. Os itens de Resultados Organizacionais solicitam a apresentação dos indicadores que indicam o desempenho em áreas de resultados importantes.

42 Itens 1. Liderança –1.1 Sistema de liderança –1.2 Cultura da excelência –1.3 Análise do desempenho da organização 2. Estratégias e Planos –2.1 Formulação das estratégias –2.2 Implementação das estratégias 3. Clientes –3.1 Imagem e conhecimento de mercado –3.2 Relacionamento com clientes

43 Itens 4. Sociedade –4.1 Responsabilidade socioambiental –4.2 Ética e desenvolvimento social 5. Informações e Conhecimento –5.1 Informações da organização –5.2 Informações comparativas –5.3 Ativos intangíveis 6. Pessoas –6.1 Sistemas de trabalho –6.2 Capacitação e desenvolvimento –6.3 Qualidade de vida

44 Itens 7. Processos –7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio –7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores –7.3 Processos econômico-financeiros 8. Resultados –8.1 Resultados econômico-financeiros –8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado –8.3 Resultados relativos à sociedade –8.4 Resultados relativos às pessoas –8.5 Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio –8.6 Resultados relativos aos fornecedores

45 Obrigado!


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