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Compromisso e Rumo à Excelência

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Apresentação em tema: "Compromisso e Rumo à Excelência"— Transcrição da apresentação:

1 Compromisso e Rumo à Excelência
EAD Pré Curso ATUALIZAÇÃO (ATU) Compromisso e Rumo à Excelência

2 Introdução Você foi convidado para iniciar a sua atuação no SAG – Sistema de Avaliação da Gestão do PGQP, com o objetivo de qualificar a gestão da sua organização com a aplicação do MEG – Modelo de Excelência da Gestão e ao ser aprovado, passará a integrar um seleto grupo de profissionais que contribuem voluntariamente, com seu conhecimento e experiência em gestão, para ajudar a melhorar a qualidade e o nível de competitividade das organizações do nosso Estado e do nosso País. Este pré-curso é uma atividade que antecede o curso presencial de Atualização.

3 Introdução Nos próximos slides você terá contato com conteúdos sobre como o Modelo de Excelência da Gestão® e os seus requisitos. No final deste Pré-curso você encontrará a indicação dos exercícios que deverão ser respondidos e entregues ao instrutor no dia do treinamento presencial. Antes de iniciar, é necessário que faça o download do EAD Caderno de Exercícios. Bons estudos!

4 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG)

5 MEG O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podem-se definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios.

6 Fundamentos da Excelência
“Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

7 Vamos conhecer cada um deles.
Fundamentos da Excelência Os Fundamentos da Excelência são: 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e informações 6. Visão de futuro 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social Vamos conhecer cada um deles.

8 Fundamentos da Excelência
Pensamento Sistêmico Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. 2. Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. 3. Cultura de Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. 4. Liderança e Constância de Propósitos Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.

9 Fundamentos da Excelência
5. Orientação por Processos e Informações Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados. 6. Visão de Futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo. 7. Geração de Valor Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas. 8. Valorização das Pessoas Criação de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e de espaços para empreender.

10 Fundamentos da Excelência
9. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados. 10. Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes. 11. Responsabilidade Social Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

11 Vantagens do uso dos Critérios de Excelência:
Podem ser definidos como um conjunto de perguntas que estabelecem as exigências de um sistema de gestão voltado à excelência do desempenho e à competitividade. Vantagens do uso dos Critérios de Excelência: Avaliar a qualidade da gestão Modelar o sistema de gestão com processos de gestão de organizações classe mundial e com o foco em resultados, visando o desenvolvimento sustentável

12 Critérios de Excelência
Os critérios de processos gerenciais (1 a 7) solicitam informações relacionadas ao sistema de gestão da organização, sem prescrever práticas, métodos de trabalho ou ferramentas. São eles: Critério 1 – Liderança Critério 2 – Estratégias e Planos Critério 3 – Clientes Critério 4 – Sociedade Critério 5 – Informações e Conhecimento Critério 6 – Pessoas Critério 7 – Processos O critério de resultados organizacionais (8) solicita, conforme indicado pelo nome, a apresentação dos resultados, informações comparativas e explicações sobre eventuais tendências ou níveis atuais adversos.

13 Entendendo a Construção do Modelo de Excelência da Gestão®
Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, FUNDAMENTOS Como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução do negócio? ITENS / CRITÉRIOS São agrupamentos de requisitos afins por meio de uma lógica pré-definida.

14 Modelo de Excelência da Gestão®
Representação do Modelo de Excelência da Gestão® O MEG é representado pelo diagrama ao lado, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

15 Vamos explicar a lógica da construção do diagrama que representa o MEG
Representação do Modelo de Excelência da Gestão® Vamos explicar a lógica da construção do diagrama que representa o MEG

16 Modelo de Excelência da Gestão®
O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus Clientes. Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e reter esses clientes.

17 Critério 3 – Clientes O Critério 3 – Clientes examina como a organização segmenta o mercado e como identifica e trata as necessidades e expectativas dos clientes e dos mercados; divulga seus produtos e marcas; e estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização avalia a satisfação e insatisfação dos clientes.

18 Modelo de Excelência da Gestão®
Para que haja continuidade em suas operações, a empresa também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da Sociedade e das comunidades com as quais interage — sempre de forma ética, cumprindo as leis e preservando o ambiente.

19 O Critério 4 – Sociedade O Critério 4 – Sociedade examina o cumprimento da Responsabilidade socioambiental pela organização, destacando o desenvolvimento social, incluindo a realização ou apoio a projetos sociais ou voltados para o desenvolvimento nacional, regional, local ou setorial.

20 Modelo de Excelência da Gestão®
De posse de todas essas informações, a Liderança estabelece os princípios da organização, pratica e vivencia os fundamentos da excelência, impulsionando, com seu exemplo, a cultura da excelência na organização. Os líderes analisam o desempenho e executam, sempre que necessário, as ações requeridas, consolidando o aprendizado organizacional.

21 Critério 1 – Liderança O Critério 1 – Liderança examina a governança da organização, incluindo aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Também examina como é exercida a liderança, incluindo temas como o controle dos padrões de trabalho e aprendizado. O Critério aborda a análise do desempenho da organização enfatizando a comparação com o de outras organizações e o atendimento aos requisitos das partes interessadas.

22 Modelo de Excelência da Gestão®
As Estratégias são formuladas pelos líderes para direcionar a organização e o seu desempenho, determinando sua posição competitiva. Elas são desdobradas em todos os níveis da organização, com planos de ação de curto e longo prazos. Recursos adequados são alocados para assegurar sua implementação. A organização avalia permanentemente a implementação das estratégias e monitora os respectivos planos e responde rapidamente às mudanças nos ambientes interno e externo. Considerando os quatro critérios apresentados, tem-se a etapa de planejamento (P) do ciclo PDCL.

23 Critério 2 – Estratégias e Planos
O Critério 2 – Estratégias e Planos examina o progresso de formulação das estratégias, enfatizando a análise do mercado de atuação e do macroambiente. Também examina o progresso de implementação das estratégias, incluindo a definição de indicadores, o desdobramento das metas e planos para as áreas da organização e o acompanhamento dos ambientes internos e externos.

24 Modelo de Excelência da Gestão®
As Pessoas que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e satisfeitas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência.

25 Critério 6 – Pessoas O Critério 6 – Pessoas examina os sistemas de trabalho da organização, incluindo a organização do trabalho, os processos relativos à seleção e contratação de pessoas, assim como o estímulo ao desempenho de pessoas. Também examina os processos relativos à capacitação e desenvolvimento das pessoas e como a organização promove a construção do ambiente propício à qualidade de vida das pessoas, interna e externamente ao ambiente de trabalho.

26 Modelo de Excelência da Gestão®
Com isso, é possível executar e gerenciar adequadamente os Processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores. A organização planeja e controla os seus custos e investimentos. Os riscos financeiros são quantificados e monitorados. Conclui-se, neste momento, a etapa referente à execução (D) no PDCL.

27 Critério 7 – Processos O Critério 7 – Processos examina como a organização identifica, gerencia, analisa e melhora os processos principais do negócio e os processos de apoio. Também examina como a organização gerencia o processo de relacionamento com os fornecedores e conduz a gestão dos processos econômico-financeiros, visando à sustentabilidade econômica do negócio. MEG

28 Modelo de Excelência da Gestão®
Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os Resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores. Os efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas.

29 Critério 8 – Resultados O Critério 8 – Resultados examina os resultados relevantes da organização, abrangendo os econômico-financeiros e os relativos aos clientes e mercados, sociedade, pessoas, processos principais do negócio e de apoio, assim como os relativos ao relacionamento com fornecedores.

30 Modelo de Excelência da Gestão®
Esses resultados, apresentados sob a forma de Informações e Conhecimento, retornam a toda a organização, para que esta possa executar as ações e buscar o aprendizado organizacional. complementando o ciclo PDCL com a etapa referente ao aprendizado organizacional (L). Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise do desempenho e a execução das ações necessárias em todos os níveis. A gestão das informações e dos ativos intangíveis é um elemento essencial à jornada em busca da excelência.

31 Informações e Conhecimento
Critério 5 – Informações e Conhecimento O Critério 5 – Informações e Conhecimento examina a gestão das informações e também examina como a organização identifica, desenvolve, mantém e protege os seus ativos intangíveis e como realiza a gestão do conhecimento. 31

32 Modelo de Excelência da Gestão®
Esta representação simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. 32

33 Modelo de Excelência da Gestão® Fundamentos x Critérios de Excelência
Correlação: Fundamentos x Critérios de Excelência 33

34 Modelo de Excelência da Gestão®
CRITÉRIOS FUNDAMENTOS CORRELACIONADOS Clientes Desenvolvimento de Parcerias Aprendizado Organizacional Pensamento Sistêmico Cultura de Inovação Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado Sociedade Responsabilidade Social Liderança Liderança e Constância de Propósitos Visão de Futuro Estratégias e Planos Pessoas Valorização das Pessoas Orientação por Processos Processos Geração de Valor Resultados Orientação por Informações Informações e Conhecimento FUNDAMENTOS CORRELACIONADOS COM TODOS OS CRITÉRIOS

35 Modelo de Excelência da Gestão®
FUNDAMENTOS CORRELACIONADOS COM TODOS OS CRITÉRIOS Correlação: Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO 35

36 Instrumentos de avaliação da gestão
Os Critérios do Compromisso com a Excelência (250 pontos) e Rumo à Excelência (500 pontos) são instrumentos utilizados para avaliação do nível de maturidade da gestão de organizações integrantes do setor público ou do setor privado, com ou sem finalidade de lucro, de pequeno, médio ou grande porte. Para tanto, em ambos os níveis o conjunto das respostas aos requisitos de cada critério de Processos Gerenciais (1 a 7) deve demonstrar a aplicação integrada das práticas da gestão da organização, visando ao aprendizado organizacional.

37 Instrumentos de avaliação da gestão
O critério de Resultados Organizacionais (8) solicita a apresentação de dados que permitam fazer comparações apropriadas do nível atual alcançado pela organização com dados oriundos de fontes externas consideradas pertinentes, assim como a avaliação da tendência. Alguns marcadores solicitam que os resultados sejam apresentados de forma estratificada, para permitir uma análise mais detalhada.

38 Compromisso com a Excelência
250 Pontos Instrumento aplicável às organizações que estão no nível inicial a intermediário de maturidade da gestão. No caso do Compromisso com a Excelência são avaliados oito critérios de excelência, cada um possuindo requisitos específicos e uma pontuação máxima. Destes, 7 são critérios de processos gerenciais e 1 é de resultados organizacionais. Neste nível é requerida a apresentação de um conjunto de resultados de pelo menos três períodos consecutivos de aplicação das práticas, coerentes com o ciclo de planejamento e análise do desempenho da organização.

39 Rumo à Excelência 500 Pontos Instrumento utilizado pelas organizações que estão no nível intermediário de maturidade da gestão. No caso do Rumo à Excelência, os oito critérios de excelência estão subdivididos em 24 itens, cada um possuindo requisitos específicos e uma pontuação máxima. Destes, 18 são itens de processos gerenciais (dos itens 1.1 a 7.3 ) e 6 de resultados organizacionais (dos itens 8.1 a 8.6). Neste nível também são requeridos três ciclos consecutivos na apresentação dos resultados.

40 EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO
Responder as questões 1, 2 e 3 do Caderno de Exercícios , que deve ser entregue ao instrutor no curso presencial.


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