A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Crítica de Artigo São José dos Campos Outubro de 2008 SER-301 - Análise Espacia l de Dados Geográficos Maikon R. de Novaes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Crítica de Artigo São José dos Campos Outubro de 2008 SER-301 - Análise Espacia l de Dados Geográficos Maikon R. de Novaes."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Crítica de Artigo São José dos Campos Outubro de 2008 SER-301 - Análise Espacia l de Dados Geográficos Maikon R. de Novaes

2 Título Problemas de Escala e a Relação Área- Indivíduo em Análise Espacial de Dados Censitários Taciana de Lemos Dias Maria da Piedade Gomes de Oliveira Gilberto Câmara Marília Sá Carvalho

3 Definição do Problema Falácia Ecológia: Análises de resultados derivados de agregação de valores por unidade de área, inferindo que estes correspondem ao nível individual.

4 Definição do Problema Setor Censitário

5 Definição do Problema Bairros

6 Definição do Problema Municípios

7 Definição do Problema Micro-região

8 Definição do Problema Meso-região

9 Definição do Problema Estado

10 Hipótese Áreas agregadas em países com grandes contrastes sociais provocam distorções em seus indicadores. Resultado de áreas heterogêneas com grupos sociais distintos – áreas nobres e favelas.

11 Hipótese Favelas Áreas Nobres DADOS AGREGADOS IMPACTO?

12 Forma de Exposição do Artigo - Definição clara de Falácia Ecológica - Exemplos que ajudam a entender o problema de correlação dos dados.

13 Forma de Exposição do Artigo - Definição clara de Falácia Ecológica - Exemplos que ajudam a entender o problema de correlação dos dados.

14 Forma de Exposição do Artigo

15

16 - Definição clara de Falácia Ecológica - Exemplos que ajudam a entender o problema de correlação dos dados. - Discussão com autores sobre o problema da escala como efeito inerente aos dados por áreas - Proposta de técnicas para minimizar o efeito da escala e da agregação de dados de áreas.

17 Principal Contribuição - Alerta para o trabalho e análise de dados agregados por área. - Chama a atenção para áreas onde possuem muita heterogeneidade de classes - Propõem técnica de estimativa bayesiana empírica global e local (somente os vizinhos) como forma de suavizar impactos de áreas com baixa população.

18 Avaliação de Métodos - O método bayesiano empírico pode ocultar informação pois nem sempre a estimativa por vizinhança irá responder de forma similar daquela área que se pretende suavizar. - O método bayesiano não seria o mais adequado para suavizar áreas onde ocorre um contraste social muito grande como, por exemplo, na agregação de setores censitários na zona sul do Rio de Janeiro.

19 Comentários Gerais Há dois problemas distintos em relação à chamada falácia ecológica: - Áreas com taxas heterogêneas devido à diferença de população (flutuação aleatória)‏ - Áreas com taxas heterogêneas devido às discrepâncias sociais inerentes. -O artigo poderia abordar o impacto nos resultados quando os setores censitários mudam de tamanho entre censos.


Carregar ppt "Apresentação Crítica de Artigo São José dos Campos Outubro de 2008 SER-301 - Análise Espacia l de Dados Geográficos Maikon R. de Novaes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google