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Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc

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Apresentação em tema: "Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc"— Transcrição da apresentação:

1 soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc sonialcantara@gmail.com

2 AULA 6 INTERVENÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)

3 CONSULTOR DE D.O. /AGENTE DE MUDANÇAS Diagnóstico Identificação do problema Plano de ação Estratégia de Implantação Intervenção Implantação das Mudanças Avaliação e Controle

4 1ª. ETAPA - DIAGNÓSTICO GERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE A CAUSAS DO PROBLEMA GERAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE A CAUSAS DO PROBLEMA AS MUDANÇAS QUE DEVEM ACONTECER PARA RESOLVER O PROBLEMA AS MUDANÇAS QUE DEVEM ACONTECER PARA RESOLVER O PROBLEMA OS RESULTADOS ESPERADOS DA MUDANÇA OS RESULTADOS ESPERADOS DA MUDANÇA

5 2ª. ETAPA – PLANO DE AÇÃO ESTABELECER A ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO ESTABELECER A ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO ENVOLVER AS PESSOAS – CHAVE ENVOLVER AS PESSOAS – CHAVE ESCOLHER OS MÉTODOS A SEREM APLICADOS ESCOLHER OS MÉTODOS A SEREM APLICADOS DEFINIR CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DEFINIR CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO

6 3ª. ETAPA – INTERVENÇÃO EXECUTAR O PLANO APROVADO EXECUTAR O PLANO APROVADO UTILIZAR OS MÉTODOS SISTEMÁTICOS DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL UTILIZAR OS MÉTODOS SISTEMÁTICOS DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL MELHORAR A EFICÁCIA DA ORGANIZAÇÃO E DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS MELHORAR A EFICÁCIA DA ORGANIZAÇÃO E DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS

7 4ª. ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE APLICAR OS CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DEFINIDOS NO PLANO DE AÇÃO APLICAR OS CRITÉRIOS OBJETIVOS DE AVALIAÇÃO DEFINIDOS NO PLANO DE AÇÃO COLETAR OS DADOS PARA COMPARAR SITUAÇÃO ANTERIOR E PÓS INTERVENÇÃO COLETAR OS DADOS PARA COMPARAR SITUAÇÃO ANTERIOR E PÓS INTERVENÇÃO ACOMPANHAR, ANALISAR E CONTROLAR O PROCESSO TODO. ACOMPANHAR, ANALISAR E CONTROLAR O PROCESSO TODO.

8 PRIMEIROS PASSOS PARA O DIAGNÓSTICO INDICADORES De vendas Financeiros De produtividade Posição de mercado Participação dos RH Produção DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Missão Visão Objetivos Valores Estratégias Políticas Planos AMBIENTE ORGANIZACIONAL Informações setoriais Dados macroeconômicos Concorrência Fatores de produção (insumos) Tendências dos negócios Restrições e oportunidades RECONHECIMENTO INICIAL DA ORGANIZAÇÃO CONTATOS INICIAIS Problemas declarados Expectativa Com a direção e as gerências

9 Diagnóstico através da percepção das pessoas INDICADORES DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO AMBIENTE ORGANIZACIONAL RECONHECIMENTO INICIAL DA ORGANIZAÇÃO CONTATOS INICIAIS Percepção das pessoas sobre a organização ESTRUTURA/TECNOLOGIA/COMPORTAMENTO Planejamento, Objetivos, Resultados, Ações Gerenciais, Conflitos, Comunicação, Tomada de Decisão, Técnicas de Produção, Técnicas Gerenciais, imagem, Sistema de Reconhecimento, Adoção de inovações, Tecnologias de Produtos, Liderança, Delegação, Autoridade X Responsabilidade

10 Tipos de atividades de DO DO para o indivíduo DO para o indivíduo DO para duas ou três pessoas DO para duas ou três pessoas DO para equipes ou grupos DO para equipes ou grupos DO para relações intergrupais DO para relações intergrupais DO para toda a organização DO para toda a organização

11 Classificação de intervenções de D.O. DIMENSÕES DE TAREFA X PROCESSO ÊNFASE NA TAREFA Mudanças tecno-estruturais Reunião de confrontação Sessões de treinamento e desenvolvimento Atividades intergrupais DO GRID fases 2 e 3 ÊNFASE NO PROCESSO Consultoria de processo com aconselhamento e assessoria aos indivíduos Educação: dinâmica grupal, mudança planejada Grupos de treinamento T (abertos) DO GRID fase 1 Sessões de treinamento e desenvolvimento Atividades intergrupais Consultoria de processo Grupos de treinamento T (fechados) DO GRID fases 2 e 3 Dimensão Indivíduo x grupo Foco no Indivíduo Foco no Grupo Técnica de análise de papel Educação: habilidades técnicas, Tomada de decisão, solução de Problemas, estabelecimento de Meta e planejamento do trabalho e carreira DO GRID fase 1 Enriquecimento da tarefa e administração por objetivos

12 Êxito do DO Contar com o envolvimento total e a disposição de assumir riscos, no alto escalão da empresa e no departamento de RH Contar com o envolvimento total e a disposição de assumir riscos, no alto escalão da empresa e no departamento de RH Garantir a coerência entre as informações da alta administração e seu comportamento Garantir a coerência entre as informações da alta administração e seu comportamento Contar com o entendimento e o apoio dos líderes informais Contar com o entendimento e o apoio dos líderes informais Perceber a existência de fatores desencadeadores de mudanças, ex. funcionários desanimados Perceber a existência de fatores desencadeadores de mudanças, ex. funcionários desanimados Ter percepção realista de um estado organizacional desejado Ter percepção realista de um estado organizacional desejado Perceber a separação entre fins e meios Perceber a separação entre fins e meios

13 BOAS REFLEXÕES E MUDANÇAS


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