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PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.

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1 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

2 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL “Elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional é como uma longa viagem, devemos saber onde queremos chegar, quais os caminhos necessários e do que precisaremos para esta longa jornada. Também temos que estar cientes de que atrasos e acidentes podem ocorrer no caminho”

3 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL VALIDADE: 5 ANOS PERÍODO: DE 2009 ATÉ 2013 Decreto: 5773 / 2006 Artigo 16 – Estabelece os elementos mínimos que deverão constar no PDI

4 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL missão (a partir do existente) objetivos (expresso em lei) e metas da instituição em sua área de atuação (a partir do existente, mas quantificadas) histórico de implantação e desenvolvimento (a partir da existente)

5 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL projeto pedagógico da instituição (a partir do existente, sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Ensino) cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos (constar no envio do PDI de cada Campus) - programação de abertura de cursos - aumento de vagas - ampliação das instalações físicas - previsão de abertura dos cursos fora de sede

6 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL organização didático-pedagógica da instituição (constar no envio do PDI de cada Campus) - indicação de número de turmas previstas por curso - número de alunos por turma - locais e turnos de funcionamento - eventuais inovações consideradas significativas * a flexibilidade dos componentes curriculares * oportunidades diferenciadas de integralização do curso * atividades práticas e estágios * desenvolvimento de materiais pedagógicos * incorporação de avanços tecnológicos.

7 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL perfil do corpo docente (constar no envio do PDI de cada Campus) - titulação - experiência no magistério superior - experiência no magistério de nível médio - experiência profissional não-acadêmica - critérios de seleção e contração - existência de plano de carreira - o regime de trabalho - procedimentos para substituição eventual dos professores do quadro

8 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL organização administrativa da instituição (constar no envio do PDI de cada Campus) - identificando as formas de participação dos professores e alunos nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos - procedimentos de auto-avaliação institucional e de atendimento aos alunos

9 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL infra-estrutura física e instalações acadêmicas, especificando: (constar no envio do PDI de cada Campus) a) com relação à biblioteca: acervo de livros, periódicos acadêmicos e científicos e assinaturas de revistas e jornais, obras clássicas, dicionários e enciclopédias, formas de atualização e expansão, identificado sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos; vídeos, DVD, CD, CD- ROMS e assinaturas eletrônicas; espaço físico para estudos e horário de funcionamento, pessoal técnico administrativo e serviços oferecidos;

10 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL infra-estrutura física e instalações acadêmicas, especificando: (constar no envio do PDI de cada Campus) b) com relação aos laboratórios: instalações e equipamentos existentes e a serem adquiridos, identificando sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos, os recursos de informática disponíveis, informações concernentes à relação equipamento/aluno; e descrição de inovações tecnológicas consideradas significativas.

11 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL infra-estrutura física e instalações acadêmicas, especificando: (constar no envio do PDI de cada Campus) c) plano de promoção de acessibilidade e de atendimento prioritário, imediato e diferenciado às pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida, para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte; dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, serviços de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

12 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial; (constar no envio do PDI de cada Campus) oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; (constar no envio do PDI de cada Campus) demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. (UNIÃO)

13 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO -Os campi, quando em pleno funcionamento, terão, no mínimo, a seguinte relação aluno (equivalente) por professor: a - 600 alunos para 40 professores; b - 1000 alunos para 60 professores; e c - Para campus com número de professores maior do que estes, usar a relação de 1000 alunos para cada 60 professores;

14 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO A oferta e a expansão de vagas deverão estar em consonância com os arranjos produtivos locais da região do Campus, priorizar a abertura de cursos que possibilitem a verticalização do ensino, e observar as seguintes diretrizes:

15 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO 1 - Educação Profissional Técnica de Nível Médio: a - ofertar, no mínimo, 50% das vagas do ingresso, prioritariamente, na forma integrada; b - atender o público de jovens e adultos; e c - ofertar cursos de especialização e aperfeiçoamento (nível médio).

16 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO 2 - Qualificação Profissional: a - prever cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores.

17 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO 3 - Educação Superior de Graduação: a - atender o artigo 8º da Lei 11.982 (20% das vagas ofertadas devem ser para Licenciatura) que institui os Institutos Federais; b - Ofertar prioritariamente: b.1 programas especiais de formação pedagógica de docentes do ensino médio para professores em exercício e da educação profissional em nível médio; b.2 - licenciaturas de Biologia, Física, Matemática e Química; b.3 - ofertar cursos de Bacharelado; e b.4 - ofertar cursos superiores de Tecnologia (tecnólogos) dinâmicos, para atender as demandas apresentadas pelo arranjos produtivos, na área de abrangência do Campus;

18 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE ENSINO OBSERVAÇÃO: 1 - a abertura de cursos de graduação deverá ocorrer, prioritariamente, na área em que o Campus tiver melhor infra-estrutura de pessoal docente e de área física (onde foram feitos os maiores investimentos em laboratórios); e 2 - as metas de expansão de ensino poderão ocorrer na modalidade presencial e a distância.

19 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES GERAIS DA PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO Contribuir para o desenvolvimento da sociedade constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino; Buscar interação sistematizada do IFPI com a comunidade por meio da participação dos servidores nas ações integradas com as administrações públicas, em suas várias instâncias, e com as entidades da sociedade civil;

20 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES GERAIS DA EXTENSÃO Integrar o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico e o saber popular; Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais-cidadãos; Participar criticamente de projetos que objetivem o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões; Articular políticas públicas que oportunizem o acesso a educação profissional estabelecendo mecanismos de inclusão.

21 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA EXTENSÃO 1 - A extensão não remunerada, de interesse do IF Sul-rio- grandense, deve ser planejada em articulação com a área de ensino dos campi, sendo desenvolvida dentro da carga horária do servidor. Os programas/projetos de extensão deverão ser validados e acompanhados pela coordenação/departamento do proponente(s), em articulação com a área de extensão dos campi.

22 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA EXTENSÃO 2 - A extensão remunerada, de interesse do IFPI, deve ser acompanhada e validada pela coordenação/departamento do proponente(s), em articulação com a área de extensão dos campi, sendo realizada fora do horário do servidor.

23 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA EXTENSÃO OBS: AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DEVERÃO OBEDECER A REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E OS PARECERES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (a ser instituído).

24 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Pós-graduação -Os cursos de pós-graduação devem ser oferecidos para a comunidade de forma gratuita. -Os cursos de pós-graduação devem ter compromisso com a justiça social, equidade, cidadania e ética proporcionando o desenvolvimento da cultura do pensar e do fazer. -Os cursos stricto sensu deverão estar em consonância com as exigências da CAPES.

25 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Pós-graduação -A relação aluno professor em cursos de especialização deve estar compreendida, como referência, entre 3 e 5 sendo que cada professor não poderá ter mais de 5 orientações (objetivar a qualidade do curso). -Priorizar a abertura de cursos de pós-graduação que viabilizem a verticalização do ensino em cada campus. -A abertura dos cursos de pós-graduação deverão ocorrer, prioritariamente, nas áreas em que os Campi tiverem melhor infra- estrutura de pessoal docente e de área física. - A abertura dos cursos de pós-graduação deverão atender demandas da região do Campus.

26 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Pesquisa e Inovação -Desenvolvimento de Pesquisa, preferencialmente a aplicada, visando atender as demandas local e regional e que venham a contribuir para o desenvolvimento e qualidade de vida da comunidade. - Desenvolvimento de pesquisa, preferencialmente, através de grupos de pesquisas devidamente cadastrados na Instituição e no CNPq.

27 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETRIZES DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Pesquisa e Inovação -Desenvolvimento de pesquisas que oportunizem o desenvolvimento científico e inovação tecnológica. -Promover a transferência das tecnologias desenvolvidas para a sociedade. - Oportunizar aos alunos de ensino técnico e de graduação a iniciação na pesquisa científica e tecnológica.


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