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O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;

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2 O Ambiente Econômico Global Mercado Global

3 Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo; Aprender maneiras de classificar os países de acordo com seus desenvolvimentos de mercado; Comprender padrões de consumo em diferentes países; Conhecer os principais acordos de cooperação econômica.

4 Introdução Dimensão Econômica: Talvez a característica mais marcante do Ambiente Global Importância do Dinheiro: - Produtos de luxo x Consumidor de baixa renda - Hipermercados : clientes capazes de fazer compras e transportá-las em seus veículos - Produtos industriais sofisticados: Indústrias Sofisticadas Países em Desenvolvimento : altas taxas de crescimento x Países Desenvolvidos : crescimento moderado + estabilidade

5 Shoppinng Cidade Jardim – São Paulo

6 Loja da Rolex

7 Shoppinng Cidade Jardim – São Paulo

8 Contraste da Sociedade Brasileira

9 Riqueza x Pobreza Índia

10 A economia mundial: uma visão geral Durante os últimos 50 anos Emergência de mercados globais Integração da economia mundial (10% - 1920 / 50% - Atual) Movimentos de capitais são a força impulsionadora Comércio: US$ 4,0 trilhões Mercado Eurodólar: US$ 400 Bi/dia = 100 trilhões/ano Câmbio: US$ 1,0 trilhão/dia = US$ 250 trilhões/ano Valor da moeda = movimento de capitais A produção é “desvinculada” do emprego Macroeconomias de países individuais não controlam os resultados econômicos

11 Sistemas econômicos Três tipos de sistemas econômicos: Capitalista Socialista Misto Classificação baseada no método dominante de alocação de recursos Alocação por mercados Alocação comandatária Sistema misto

12 1. Alocação por mercados Conta com os consumidores para alocar recursos Papel do Estado Promover a concorrência Assegurar a proteção do consumidor Economias de mercado predominantes EUA, países da Europa Ocidental, Japão

13 2. Alocação comandatária O Estado tem amplos poderes para servir aos interesses públicos Decide qual produto produzir Decide como produzi-lo Elementos do composto de marketing não são usados como variáveis estratégicas Países que adotaram os sistemas de alocação comandatária durante décadas China, Rússia e Índia

14 Joint venture Embraer Harbin Aircraft Industries (HEAI) - HARBIN NORTE DA CHINA

15 Índice de liberdade econômica Livre: Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Bahrein, Luxemburgo, EUA Na maior parte livre – Canadá, Chile, El Salvador, Taiwan Na maior parte sem liberdade – Camboja, México, Eslováquia, Eslovênia, Suazilândia Reprimido – Coréia do Norte, Iraque, Líbia, Somália, Cuba, Bolívia (Fonte: Wall Street Journal)

16 Refinaria da Petrobrás em Santa Cruz - BO

17 Foto do Ano

18 Estágios de desenvolvimento de mercado Os mercados globais dos países estão em diferentes estágios de desenvolvimento; O PIB per capita oferece uma maneira útil de agrupar os países em quatro categorias As categorias constituem uma base útil para: Segmentação de mercado Determinação de mercados-alvo

19 Os dez maiores PIBs do mundo em 2006 Os 10 países com maior PIB Bilhões de US$ 1 Estados Unidos13.244,550 2 Japão4.367,459 3 Alemanha2.897,032 4 China2.630,113 5 Reino Unido2.373,685 6 França2.231,631 7 Itália1.852,585 8 Canadá1.269,096 9 Espanha1.225,750 10 Brasil1.067,706

20 OS MAIORES PAÍSES RENDA PER CAPITA DO PIB (2005)  Paises desenvolvidos ou economias centrais, imperialistas.  Estados Unidos 39.710  Reino Unido 31.460  Canadá 30.660  Japão 30.040  França 29.320   Paises em desenvolvimento, do sul, periféricos.   Austrália 29.220  Coréia do Sul 20.400  África do Sul 10.960   Paises da AMERICA LATINA,   Argentina 12.460  Chile 10.500  México 9.590  Brasil 8.020   Países da ASIA  China 5.530  Índia 3.100   Fonte: dados do FMI e Banco Mundial - ESP 23 de março de 2006

21 Distribuição do PIB Per Capita - PCC Fonte: CIA Factbook, 2007.

22 Estágios de desenvolvimento de mercado + $ 24.000,00: países de alta renda (países avançados) Tríade (EUA, Japão, Suécia) Outros + $ 9.000,00: países de renda média alta (industrializados) + $ 4.000,00: países de renda média baixa < $ 4.000,00: países de baixa renda

23 Estágios de desenvolvimento de mercado: países de alta renda PIB per capita acima de $ 24.000 Noruega: $ 38.070, EUA: $ 29.953 Países industrializados Importância do setor de serviços: mais que 50% do PIB Ascendência do conhecimento sobre o capital

24 Estágios de desenvolvimento de mercado: países de renda média alta PIB per capita entre $ 9.000 e $ 24.000 Características Salários altos Altos índices de alfabetização Educação avançada Rápido crescimento econômico e voltado para as exportações Excelentes competidores

25 Estágios de desenvolvimento de mercado: países de renda média baixa PIB per capita entre $ 4.000 e $ 9.000 Características Estágios inicias de industrialização Mercados consumidores em expansão Principal vantagem competitiva no comércio de produtos maduros, padronizados e que precisam de muita mão-de-obra

26 Estágios de desenvolvimento de mercado: países de baixa renda PIB per capta menor que $ 4.000 Características I ndustrialização limitada Altas taxas de crescimento populacional Baixos índices de alfabetização Forte dependência de ajuda externa Instabilidade política Concentração na África, ao sul do Saara

27 Estágios de desenvolvimento de mercado: casos perdidos Um país com problemas econômicos, sociais e políticos tão sérios que o tornam incapaz de atrair investimentos e operações; Países com baixa renda e sem crescimento (por exemplo, Etiópia); Países bem-sucedidos e em fase de crescimento, mas que se tornaram divididos por lutas políticas;

28 Renda e paridade de poder aquisitivo Renda O mais valioso e importante indicador do mercado potencial Equivalências de poder de compra Comparação entre bens e serviços que podem ser comprados com a moeda local em diferentes países Produto Interno Bruto (PIB) Soma de todas as riquezas (bens e serviços) produzidas durante um ano

29 Dimensão Econômica Os dez maiores países em termos de paridade do poder aquisitivo 1. Luxemburgo 6. Suíça 2. EUA 7. Dinamarca 3. Cingapura 8. Japão 4. Noruega 9. Bélgica 5. Hong Kong 10. Áustria


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