A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contas de Resultado Objetivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contas de Resultado Objetivo"— Transcrição da apresentação:

1 Contas de Resultado Objetivo
Serão abordados os ajustes contábeis para o encerramento do exercício de uma empresa. Serão estudadas as contas que compõem o resultado, chamadas contas de resultados. São elas: receitas, custos e despesas.

2 As contas de resultado representam basicamente as receitas, custos e despesas ocorridos num determinado período na empresa. São contas oriundas da movimentação das origens e das aplicações de recursos que a empresa possui.

3 Tabela 1 – Demonstração do Resultado do Exercício de acordo com a Lei das S/As.

4 Receitas As receitas são provenientes das vendas efetuadas pela empresa em determinado espaço de tempo. Essa receita pode ter sido recebida à vista ou ter prazo futuro de recebimento. Pelo regime de competência dos exercícios, a empresa reconhece a receita independentemente do prazo de recebimento. Isso significa que a realização da venda será contabilmente registrada no momento de sua geração e não do efetivo recebimento.

5 Nos Livros Diário/Razão: C= Receita de Vendas
Receitas As receitas representam, teoricamente, o incremento no patrimônio líquido, aumentando-o. O registro contábil para qualquer receita proveniente de vendas de mercadorias ou de prestação de serviços será: Nos Livros Diário/Razão: D= Caixa ou Clientes C= Receita de Vendas

6 Receitas No Livro Razão (razonete):

7 Deduções: Descontos Concedidos e Devoluções
As deduções sobre as vendas representam retificações na Receita Bruta, ou seja, ajustes efetuados na receita bruta e não em despesas sobre elas. Para efeito de análise de balanços, é extremamente importante essa segregação, pois as contas retratam de certa maneira, o grau de eficiência da empresa ou sua política de descontos e abatimentos em determinados períodos.

8 Deduções As deduções sobre a receita bruta de vendas apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício são classificada em duas categorias a saber: 1) Devoluções: representam as vendas que foram canceladas pelos clientes, por motivo de desacordo com o pedido, divergência em quantidades contratadas, preços etc. Esses valores comporão as deduções na DRE, diminuindo a Receita Bruta do Período.

9 2) Descontos Concedidos:
são compostos por duas categorias básicas: descontos concedidos e abatimentos sobre vendas. Normalmente a empresa adota prática de vendas para atrair mais clientes ou alavancar vendas, podendo esporadicamente trabalhar com descontos nas vendas dos produtos, ou seja, no momento da venda o valor da transação já é realizado pelo líquido da transação, resultando em um mero desconto comercial, não cabendo nesse caso, registro contábil.

10 2) Descontos Concedidos: outra categoria de descontos é o que chamamos de abatimentos sobre venda. Por vários motivos, por exemplo, produto fora do padrão, desacordo com pedido etc a empresa vendedora poderá conceder descontos (abatimentos) sobre as vendas já realizadas. Esse desconto concedido após a venda será contabilizado como uma dedução da receita bruta do período.

11 Impostos Incidentes sobre Vendas
representam os valores que a empresa deverá recolher ao órgão competente de fiscalização e que foram gerados em função da receita do período. Dentre eles, apresentam-se:

12 Impostos Incidentes sobre Vendas
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Serviços (ISS); Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS); Programa de Integração Social (PIS/Faturamento); Imposto sobre Exportação.

13 EXEMPLO DE CONTABILIZAÇÃO DE IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE VENDAS

14 Custo dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados
Os custos dos produtos vendidos representam todos os custos incorridos pela empresa para se ter fabricado um produto no caso da indústria. Representam os custos das mercadorias que estão sendo vendidas no caso do comércio e na prestação de serviços representam os custos envolvidos no processo da efetiva prestação do serviço a qual a atividade desempenha.

15 Ainda no tocante a controle de estoques, necessário se faz a explicação da contabilização de devolução de mercadorias vendidas e abatimentos ou descontos concedidos após a venda da mercadoria.

16 Despesas Despesas são sacrifícios que a empresa incorre para poder obter receita no futuro. São desembolsos necessários que contribuirão para a apuração da receita. Sem a ocorrência de determinadas despesas, seria muito difícil vender produtos ou prestar serviços.

17 Despesas Operacionais
As que participam efetivamente da operação da empresa, contribuindo para a manutenção da atividade operacional a qual se propõe a desempenhar. A classificação na DRE apresenta-se da seguinte forma:

18 Despesas Operacionais
A classificação na DRE apresenta-se da seguinte forma:

19 Despesas de Vendas As despesas de vendas representam os desembolsos efetuados ou comprometidos pela empresa para colocar seu produto até ao consumidor final ou lhe prestar um serviço. As contas mais comuns são: despesas com pessoal de vendas, comissões sobre as vendas realizadas, propaganda e publicidade, provisão para devedores duvidosos etc.

20 Despesas Administrativas
São as despesas provenientes da gerência efetiva do negócio. As contas mais comuns são: despesas com pessoal administrativo, despesas com aluguel do escritório, seguros, depreciação de equipamentos de informática e móveis da administração etc.

21 Despesas Financeiras Líquidas
A conta de despesas financeiras líquidas representa, num primeiro momento, as despesas financeiras provenientes do custo da captação de terceiros. As contas representativas são: juros pagos, comissões bancárias, descontos concedidos a terceiros etc.

22 Despesas Financeiras Líquidas
Num segundo momento, representam as receitas financeiras que por sua vez deverão ser compensadas para efeito de demonstração do resultado. Devido a essa compensação, a conta chama-se despesas financeiras líquidas. As receitas financeiras são provenientes de: aplicações financeiras, descontos obtidos, juros recebidos etc.

23 Outras Despesas Operacionais
São despesas que estão no contexto operacional, mas que não se enquadram em contas especificadas anteriormente. São exemplos de outras despesas operacionais as despesas tributárias que não se relacionam com as receitas de vendas, prejuízos provenientes de participações em outras empresas etc.

24 Outras Receitas Operacionais
Representam receitas que estão no contexto operacional, mas que igualmente a outras despesas operacionais, não estão diretamente relacionadas com contas especificadas anteriormente. São exemplos: receitas eventuais provenientes de vendas de sucatas, lucro auferido na participação em outras empresas etc.

25 Demais contas da DRE Após a contabilização de todas as despesas operacionais, apura-se o lucro operacional. O conceito de lucro é muito amplo e o seu aprofundamento conceitual é mais indicado no estudo da teoria contábil. De maneira geral, o lucro operacional é o resultado proveniente da confrontação entre as receitas totais do período menos os custos e despesas operacionais desse mesmo período.

26 Demais contas da DRE Após o reconhecimento das receitas, custos e despesas do período, ainda falta provisionar o que será destinado para pagamento de Imposto de Renda, de acordo com a legislação vigente e o que será destinado a título de participações e contribuições.

27 Ajustes Contábeis e Encerramento do Exercício
De maneira geral, a contabilidade de uma entidade segue alguns critérios específicos para cada atividade. Por exemplo, numa atividade comercial, o plano de contas deverá ser específico para a área a ser explorada e definida o máximo possível de detalhes inerentes à atividade desenvolvida. Esse conceito deve ser ampliado a qualquer tipo de atividade: serviços, indústria, agroindústria, setor público, entidades filantrópicas etc.

28 Ajustes Contábeis e Encerramento do Exercício
Porém, o processo de contabilização segue a mesma metodologia, independente da atividade operacional a ser explorada. Os procedimentos básicos de contabilidade de uma entidade podem ser enumerados da seguinte forma:          

29 Ajustes Contábeis e Encerramento do Exercício
elaboração do plano de contas contábil a ser utilizado pela entidade - Contas de Resultado registro das operações ocorridas na entidade: a.   livro diário; b.   livro razão; c.   livro razão específico de cada conta; d.   controles auxiliares; e.   controle de estoque de mercadorias; levantamento do balancete de verificação periódico para conferência de saldos dos registros contábeis efetuados;

30 4. lançamentos de todos os ajustes contábeis necessários para se efetuar a apuração do resultado do exercício no período; a.   livro diário; b.   livro razão e auxiliares; Levantamento do balancete de verificação após os ajustes contábeis efetuados Elaboração das Demonstrações Contábeis; Elaboração das Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis (se necessário).

31 Exercícios EXERCÍCIOS


Carregar ppt "Contas de Resultado Objetivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google