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Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.

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1 Gestão das organizações

2 O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através da sua actuação, determinados objectivos, e cujos membros são, eles próprios, indivíduos intencionalmente coprodutores desses objectivos e, concomitantemente, possuidores de objectivos próprios” (Sousa, 1990, p.18) Necessidade de divisão de funções, decorrente da fixação de objectivos comuns. Necessidade de ter presente a existência de pessoas, que procuram satisfazer objectivos próprios. A organização para existir necessita de motivar pessoas: Objectivos comuns Objectivos individuais

3 A empresa como organização social RAZÕES PARA EXISTÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES: RAZÕES SOCIAIS As pessoas são seres gregários e organizam-se pela necessidade de relacionamento com as outras. O desenvolvimento da actividade de uma organização conduz ao aumento da habilidade na execução de tarefas, à redução do tempo necessário para alcançar um objectivo, e à acumulação de conhecimento. RAZÕES MATERIAIS RAZÕES DE SINERGIA É o efeito multiplicador da actividade dos seus membros, resultante da actuação conjunta. Considerações

4 GESTÃO Processo para se conseguir atingir resultados (objectivos) com o esforço de todos. COMO? Interpreta os objectivos propostos e transforma-os em acções Empresariais, através de 4 funções fundamentais: Planeamento Organização Direcção Controlo

5 FUNÇÕES DA GESTÃO PLANEAR Processo de determinar antecipadamente o que deve ser feito e como fazê-lo. CONTROLAR Processo de comparação do actual desempenho da organização com standards previamente definidos, apontando acções correctivas. ORGANIZAR Estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre os recursos para atingir os objectivos propostos. DIRIGIR Processo de afectar ou Influenciar o comportamento dos outros. Onde envolve: Motivação, liderança e comunicação.

6 NÍVEIS DE GESTÃO Institucional Intermédio Operacional Caracteriza-se por uma forte componente estratégica, com o envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir. Fixa as políticas gerais para toda a empresa a médio e longo prazo (dir. geral, administração, gerentes) Predomina uma componente táctica que se caracteriza pela movimentação de recursos no curto prazo e elaboração de planos específicos relacionados com a área ou função do respectivo gestor (gestores departamento, funcionais) Predomina a componente técnica, e a actividade destes gestores traduz-se fundamentalmente na execução de rotinas e procedimentos (chefes serviço, secção).

7 FUNÇÕES DOS GESTORES POR NÍVEIS Institucional Intermédio Operacional Planeamento Organização Direcção Controlo

8 APTIDÕES DOS GESTORES CONCEPTUAL Capacidade para ver a organização como um todo. Noção como as funções da empresa se complementam, como a organização se relaciona com a sua envolvente e como uma alteração numa parte da organização pode afectar outra. TÉCNICA Capacidade para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho. (engenharia, marketing, contabilidade, informática...). RELAÇÕES HUMANAS Capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas. Envolve características relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e comportamentos dos indivíduos e dos grupos.

9 Institucional Intermédio Operacional Aptidão Conceptual Aptidões Técnicas Aptidão em Relações Humanas APTIDÕES DOS GESTORES POR NÍVEIS

10 A empresa como um sistema aberto Sistema: Conjunto de elementos Dinamicamente inter-relacionados Desenvolvendo uma actividade ou função Para atingir um ou mais objectivos Parâmetros do sistema Processamento Considerações EntradasSaídas Alinhamento ENTROPIA

11 A empresa como um sistema aberto GESTÃO PROCESSO OUTPUTSIMPUTS CONCORRÊNCIA SINDICATOS ACCIONISTAS FORNECEDORES CLIENTES FORÇA LABORAL SOCIEDADE CONSIDERAÇÕES LEGAIS AMBIENTE EXTERNO

12 O ambiente das empresas EMPRESA AMBIENTE DA TAREFA Clientes Concorrentes Grupos regulamentadores Fornecedores AMBIENTE GERAL Variáveis políticas Variáveis legais Variáveis demográficas Variáveis ecológicas Variáveis económicas Variáveis sociais Variáveis tecnológicas

13 RECURSOS - O interior das empresa Recursos: São os meios de que a empresa se serve para realizar as suas tarefas e atingir os seus objectivos. Os 5 M’s dos americanos: Materials and Machinery, Money, Men, Marketing e Management Materiais e Recursos Físicos Financeiros Humanos Comerciais Administrativos

14 O modelo LCAG Análise Externa Análise Interna Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas Opções estratégicas Políticas funcionais: Produção Marketing I & D Finanças Recursos Humanos

15 Análise S.W.O.T. PROCESSO DE DECISÃO ESTRATÉGICO StrenghsWeakness OpportunitiesThreats Materiais e Recursos Físicos Financeiros Humanos Comerciais Administrativos


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