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ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II. INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática;

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Apresentação em tema: "ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II. INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática;"— Transcrição da apresentação:

1 ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II

2 INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática; Sua matriz situa-se no Rio de Janeiro, tem uma extensão da empresa nas dependências da IBM em Hortolândia, e conta com uma unidade em São Paulo; Aqui ela atua no centro de reparos de placas, modems, máquinas, peças e partes em parceria com a IBM. A empresa possui 110 funcionários no Rio de Janeiro, 215 em São Paulo e 15 funcionários na unidade de Hortolândia; Tem como principais concorrentes: Solectron, Compuspar e Lenovo.

3 INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Na unidade Hortolândia não há um organograma definido, pois apenas possui um gerente, um supervisor e os colaboradores. Objetivo de Curto Prazo é um total comprometimento com a satisfação do cliente. Objetivo de Longo Prazo é ser um fornecedor estratégico para todos os clientes.

4 OBJETIVO GERAL O objetivo geral é propor um plano de melhorias se baseando nos conceitos do comportamento organizacional de Stephen P. Robbins na Eletro Forma de modo a melhorar a qualidade de vida no trabalho e conseqüentemente a produtividade.

5 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO Informações coletadas: A organização é constituída por um grupo formal de comando de 15 (quinze) pessoas, onde cada integrante cumpre individualmente uma das fases da prestação de serviço para empresa IBM. A empresa não disponibiliza nenhum tipo liberdade como sugestões de melhoria por parte dos funcionários. Há grau de familiaridade entre o supervisor e um dos funcionário da organização. Os serviços prestados são constituídos através de tarefas individuais. Não existe coerência na separação da vida profissional com a pessoal do supervisor-chefe, porém, o mesmo concede aos seus subordinados agirem da mesma forma. A empresa cria condições que encorajam e sustentam as normas desviantes que auxíliam as tendências anti-sociais por parte dos membros do grupo.

6 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO Melhorias propostas: Formar um novo grupo; Diminuir o tamanho do grupo, pois está afetando a quantidade de recursos disponíveis para realizar as tarefas. Para evolução do grupo é necessário desenvolver os estágios de desenvolvimento do grupo, que caracteriza-se por um processo que tem cinco etapas: formação, tormento, normalização, desempenho e interrupção. Quando surgir algum problema, ele será apresentado da seguinte forma: As pessoas se reúnem como um grupo,mas, antes de iniciar a discução, cada membro coloca, por escrito, suas idéias sobre o problema. Cada participante apresenta uma idéia ao grupo até que todas tenham sido apresentadas e registradas. O grupo discute as idéias para esclarecê-las e avalia cada uma. Em silêncio, cada participante separa e classifica as idéias apresentadas. A idéia que receber a melhor pontuação determinará a decisão final.

7 COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO Informações coletadas: É realizado uma video conferência (Equipes Virtuais) com a área administrativa, supervisor e gerente junto à matriz no Rio de Janeiro. Dificilmente existem reuniões com chefia e produção. Cada funcionário exerce sua função e se ele terminar seu serviço com antecedência ele não auxília o seu colega de trabalho.

8 COMPREENDENDO AS EQUIPES DE TRABALHO Melhoria proposta: A formação de uma equipe poderá trazer parte do sentido da instituição, reiterando os pontos positivos do trabalho em equipe, como: Melhor desempenho; Benefícios para os funcionários; Redução de custos. Nos baseamos na teoria de criação de equipes eficazes que, normalmente, engloba medidas objetivas da produtividade da equipe, avaliação dos executivos em relação ao desempenho da equipe e medidas agregadas da satisfação dos seus membros.

9 COMUNICAÇÃO Informações coletadas: As informações são documentadas através de e- mails, memorandos, transmissões de fax e jornais internos com objetivo de transmitir as informações de forma clara e objetiva. Empresa apenas utiliza a comunicação escrita. Melhoria proposta: A empresa utiliza um único tipo de comunicação, como ponto de melhoria ela terá que implementar as demais formas de comunicação interpessoal.

10 ABORDAGENS BÁSICAS SOBRE LIDERANÇA Informações coletadas: A liderança não é aplicada de forma correta, pois o líder é incapaz de executar suas tarefas de forma eficaz, porém, existe um backup que executa as tarefas do líder quando esse se ausenta, realizando as atividades com sucesso e qualidade; Os integrantes da equipe criticam a disciplina do líder e colocam como sugestão uma atenção e participação maior do líder na elaboração e execução das atividades.

11 ABORDAGENS BÁSICAS SOBRE LIDERANÇA Como proposta de melhoria utilizaremos o modelo de Vroom e Arthur Jago com o intuito de aumentar o volume de participação do líder aplicando algumas das variáveis contingenciais do modelo de participação e liderança, como: A importância da decisão; A importância da obtenção do comprometimento do subordinado à decisão. Se os subordinados têm informações suficientes para tomar boas decisões.

12 QUESTÕES COMTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA Informações coletadas: A confiança encontrada na relação da equipe é satisfatória, porém não há uma boa relação de confiança entre a equipe com o supervisor. O indivíduo que está na liderança da empresa Eletro-Forma possui as habilidades e os conhecimentos técnicos que um supervisor necessita para administrar uma organização. Porém esse indivíduo deixa a desejar no relacionamento interpessoal com a equipe. A falta de confiança surge devido a rede de rumores provocada pelo mesmo.

13 QUESTÕES COMTEMPORÂNEAS SOBRE LIDERANÇA Melhorias propostas: O supervisor tem que trabalhar a sua influencia para com os seus subordinados; Caso não fosse encontrado êxito nessa proposta, a única saída para que seja realizada a melhoria nessa situação será a substituição desse supervisor com o uso de uma seleção rígida e um treinamento direcionado ao preenchimento eficaz do cargo.

14 PODER E POLÍTICA Informações coletadas: O poder é relacionado referente ao cargo em que o individuo ocupa na organização, ou seja, o gerente detém o poder de influenciar e coagir, sendo que os cargos inferiores não o têm. As atividades de produção são efetuadas de forma individual sendo que cada individuo não compartilha os conhecimentos referente a execução das tarefas que lhe são empregadas. A única política que a empresa possui, é utilizar o uniforme. Melhoria proposta: Obter submissão com distribuição de recompensas.

15 CONCLUSÃO A proposta é a implantação de um programa que visará reduzir as exigências de trabalho individual, visando a formação de uma equipe dentro da organização. A aplicação poderá ser feita por um próprio funcionário (supervisor) que receberá treinamento para orientar as atividades e permitir que todos o façam de maneira benéfica e correta.

16 BOA NOITE INGRID DOS SANTOS LEONARDO CAMARGO THAIS CARDOSO


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