A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton."— Transcrição da apresentação:

1 CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton

2 CG Aspectos Introdutórios  A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios.  De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que a amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações tributarias, previdenciárias e legais.  Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão,inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.

3 CG Sergios Iudicibus (1987, p.15)  A Contabilidade Gerencial cita que a contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque conferido a varias técnicas tratadas na contabilidade de custos, na analise de balanço e na contabilidade financeira, num grau detalhado e mais analítico de maneira auxiliar as entidades no processo decisório

4 CG Robert N.Anthony  Um outro conceito pratico de Robert N.Anthony, considerado por muitos um dos precursores da disciplina contabilidade gerencial, é bastante sintético em sua caracterização: “A contabilidade gerencial, preocupa-se com a informação contábil útil à administração.

5 CG Robert N.Anthony  Um outro conceito pratico de Robert N.Anthony, considerado por muitos um dos precursores da disciplina contabilidade gerencial, é bastante sintético em sua caracterização: “A contabilidade gerencial, preocupa-se com a informação contábil útil à administração.

6 CG Crepaldi  A Contabilidade Gerencial é uma atividade fundamental na vida útil econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, das dividas e resultados. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas, e para identificá-las são necessários os dados contábeis, ou seja, num sentido amplo, a Contabilidade Gerencial trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos.

7 CG Em resumo podemos afirmar...  Entendemos por contabilidade gerencial, como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis, notadamente sob os aspectos destinados a tomada de decisões.  A contabilidade gerencial é uma organização de conhecimentos contábeis para conseguir efeitos práticos na direção dos empreendimentos, quer sejam lucrativo, quer visem a suprir apenas idéias. Não se constrói, portanto, uma outra contabilidade, utiliza-se da doutrina e da técnica existente para encaminhá-las a administração

8 CG Portanto...  A medida que uma empresa cresce, suas atividades tornam-se mais complexas. Para dirigi-la a cúpula administrativa necessita de informações para inteirar-se dos acontecimentos importantes nas respectivas áreas de atuação. É mediante esse fluxo de informações que consegue administrar sua empresa. A tomada de decisões depende, em grande parte da quantidade e da qualidade das informações recebidas. A tarefa de coletar dados através de relatórios, selecioná-los e retrata-los, é muito importante que a empresa alcance seus objetivos.

9 CG Em síntese Os relatórios visam fornecer à empresa melhores condições para que possa:  Calcular o lucro e as vantagens obtidas em relação aos planos estabelecidos;  Controlar as operações correntes e tomar decisões necessárias;  Avaliar desempenho por área e responsabilidade;  Fornecer base para o planejamento futuro;

10 CG Em síntese Os relatórios visam fornecer à empresa melhores condições para que possa:  Calcular o lucro e as vantagens obtidas em relação aos planos estabelecidos;  Controlar as operações correntes e tomar decisões necessárias;  Avaliar desempenho por área e responsabilidade;  Fornecer base para o planejamento futuro;

11 CG Características  Os administradores levam em conta ações futuras, informações passadas ou presentes que serão de valor para os modelos decisórios, à medida que o passado e o presente sejam estimadores daquilo que poderá acontecer no futuro.  A contabilidade gerencial se caracteriza também de forma simples e objetiva, as informações financeiras e econômicas para o processo de gestão da empresa, com conhecimento e acompanhamento amplo do contador gerencial nos processos de planejamento, execução e controle, apurando as variações ocorridas e suas possíveis causas.

12 CG Objetivos e Finalidades  Os gestores necessitam de informações de custos e lucratividade de suas linhas de produtos, segmentos do mercado e de cada produto e cliente, diante disso necessitam de um sistema gerencial, operacional e de custos que demonstrem de forma objetiva tais informações.

13 CG Objetivos e Finalidades  Os gestores necessitam de informações de custos e lucratividade de suas linhas de produtos, segmentos do mercado e de cada produto e cliente, diante disso necessitam de um sistema gerencial, operacional e de custos que demonstrem de forma objetiva tais informações.

14 CG Objetivos e Finalidades A contabilidade de custos é uma grande ferramenta para tomada de decisões, e pode ser muito útil para o administrador avaliar as conseqüências de medida tais como: A contabilidade de custos é uma grande ferramenta para tomada de decisões, e pode ser muito útil para o administrador avaliar as conseqüências de medida tais como:  1. Se a capacidade de produção da fabrica é insuficiente para atender todos os pedidos de cliente, qual produto ou linha de produtos deve ser cortado?  2. Como fixar o preço de venda de um produto?  3. Deve-se continuar comprando matérias-primas de terceiros ou interessa fabricá-los na empresa?  O processo da Contabilidade gerencial deverá ser obtido através do processamento da coleta de dados e informações que serão armazenadas e processadas no sistema de informações da empresa (ERP).

15 CG Enterprise Resource Planning (ERP)  São sistemas integrados de informação de tipo back office. Os ERP integram os dados e processos de vários ou mesmo da totalidade dos departamentos da organização num único sistema: esta integração pode ser efetuada ao nível departamental ou funcional (sistemas de Contabilidade, finanças, marketing, comercial, pessoal, produção, etc.) ou ao nível processual (sistema de tratamento de encomendas, sistema de informação de gestão, sistema de apoio à decisão, etc.). Para isso, este tipo de sistemas inclui um conjunto de aplicações de software muito variado, nomeadamente: software de controlo de produção, gestão de encomendas, gestão de stocks, contabilidade, processamento de salários, controlo de contas correntes.  Entre as principais construtoras de sistemas ERP encontram-se a SAP, a Oracle, a Microsoft e TOTVS entre outros.

16 CG Enterprise Resource Planning (ERP)

17 CG POR QUE A CONTABILIDADE GERENCIAL É IMPORTANTE?  Como a Contabilidade Gerencial é tão importante, é aconselhável que todos os administradores de todos os tipos de organização compreendam sua utilidade e suas limitações. Os presidentes de empresas, os gerentes de produção, os contadores, os controllers, os gerentes de vendas ficam mais preparados para exercer suas funções quando conseguem entender informações contábeis sob o ponto de vista gerencial. O estudo de contabilidade gerencial pode ser particularmente frutífero, pois ele nos ajuda a entender o ponto de vista dos que estão sujeitos a medidas contábeis de desempenho e que muitas vezes dependem muitíssimo de dados contábeis para se orientarem em suas decisões. Não há escapatória para a relação entre contabilidade gerencial e a administração. Os administradores ficarão prejudicados em seu relacionamento com partes de dentro e de fora da empresa se seu entendimento de contabilidade gerencial for por alto ou confuso. Portanto, o aprendizado de contabilidade gerencial é sempre um investimento que vale a pena. 

18 CG EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO  O que você entende por Contabilidade Gerencial?  Com quais ferramentas a Contabilidade Gerencial, trabalha para auxiliar os administradores nas tomadas de decisões?  Qual a importância dos relatórios gerenciais para o gestor?  A Contabilidade Gerencial utiliza outros ramos do conhecimento para auxiliá-la?  Qual a característica da Contabilidade Gerencial mais evidente na sua opinião?  Qual o principal objetivo da Contabilidade Gerencial no seu entendimento?


Carregar ppt "CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google