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PublicouAníbal Borba Pereira Alterado mais de 8 anos atrás
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GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas; Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV) Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) Professor de Finanças e Custos Consultor de Empresas
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“ Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito” autor desconhecido GESTÃO DE CUSTOS
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“Pois, quem de vós, querendo construir uma torre, não começa por sentar-se para calcular a despesa e ver se possui com que acabar” Lucas, 14,28 GESTÃO DE CUSTOS
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INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, com economias de livre mercado, onde os preços são mais função de mercado do que custo, se não mantivermos o controle de quanto custa a atividade de vender, poderemos ter falsa ilusão de lucro, perderemos clientes e/ou capacidade de gestão. GESTÃO DE CUSTOS
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CONCEITOS FUNDAMENTAIS GESTÃO DE CUSTOS
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CUSTO: todo sacrifício financeiro ligado à atividade de produção de um bem ou serviço. Aplicação de bens e serviços para a obtenção de um novo bem ou um novo serviço. DESPESA: todo sacrifício financeiro ligado às atividades de suporte da produção, não sendo diretamente ligada a elas. GESTÃO DE CUSTOS
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GASTO: Todo e qualquer sacrifício financeiro independentemente de sua natureza. Pode se transformar em custo despesa ou investimento. GESTÃO DE CUSTOS
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CLASSIFICAÇÃO Custos Variáveis: aqueles que variam assim que varia o nível de atividade. Custos Fixos: aqueles que permanecem inalterados, seja qual for o nível de atividade. GESTÃO DE CUSTOS
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Custo Direto: aquele identificado a um produto ou a um serviço – sem dificuldade para sua alocação. Custo Indireto: todo aquele se apresenta dificuldade de identificação com o produto ou serviço – necessita de direcionador (base de rateio). Para sua alocação. GESTÃO DE CUSTOS
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Depreciação: é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Amortização: também é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Investimento: Sacrifício financeiro que beneficia exercícios futuros. GESTÃO DE CUSTOS
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Margem de Contribuição: é o preço de venda de um produto menos seus gastos variáveis. Custo total ou custo comercial: todos os custos para produzir e comercializar um produto ou seja: o preço de venda – (custo do produto + gastos adm./com./fin. + gastos com venda) GESTÃO DE CUSTOS
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Recuperação de impostos: sistemática de compensação permitida por lei entre a entrada (crédito) dos impostos na compra, compensado com a saída (débito) na venda, onde o pagamento é efetuado pelo líquido. GESTÃO DE CUSTOS
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Custo de oportunidade: é a taxa de juros oferecida por um investimento alternativo de risco inferior. Ponto de Equilíbrio - Faturamento de Equilíbrio: (lucro zero) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis até ali ocorridos. GESTÃO DE CUSTOS
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Faturamento de Equilíbrio: (com retorno do investimento) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis com o retorno desejado sobre o capital investido. GESTÃO DE CUSTOS
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PREÇO: EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO Até 1980 - Preço função custo Preço = Custo + Resultado (lucro) Década de 80 – Preço é função de mercado Resultado = Preço – Custo Década de 90 – Custo é função do preço e de taxa de retorno sobre o investimento Custo = Preço - Resultado GESTÃO DE CUSTOS
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Informações Operacionais Informações Contábeis Custos e Despesas GESTÃO DE CUSTOS
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ESTRUTURA INDUSTRIAL ( ANEXO 1 ) DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO CUSTO/DESPESA ADMINISTRAÇÃO C.C. - 1 C.C. - 2 C.C. - 3 GESTÃO DE CUSTOS
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ESTRUTURA DOS GASTOS OPERACIONAIS (FIXOS/VARIÁVEIS) M.L.C. (anexo 2) Direcion / Gastos C.C. - 1 C.C. - 3 C.C. - 2Adm.TOTAL GESTÃO DE CUSTOS
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CUSTOS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS E PREVIDENCIÁRIOS (DESENVOLVIDO NO MANUAL DE ESTUDOS) GESTÃO DE CUSTOS
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DIRECIONADOR DE CUSTOS: (BASE DE RATEIO) Conceito: Critério para distribuição de custos indiretos. (Dentro do possível deve-se rastrear e direcionar o custo para a área de competência. Se não for possível efetuar o rateio). GESTÃO DE CUSTOS
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DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL Custo do Departamento Por hora Por minuto Por segundo GESTÃO DE CUSTOS
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FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL DO PRODUTO: Custo dos materiais (matérias-primas/embal.) Custo operacional * Fixo * Variável GESTÃO DE CUSTOS
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FORMAÇÃO DO CUSTO DE FABRICAÇÃO: FICHA TÉCNICA DE PRODUTO (DESENVOLVIDO NO MATERIAL DE ESTUDOS) Custo Industrial do produto + Despesas operacionais GESTÃO DE CUSTOS
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DESPESAS PROPORCIONAIS DE VENDA I. C.M.S.........................................17,00% PIS………………………………… 1,65% COFINS.........................……….... 7,60% COMISSÃO.................................. 5,00% OUTROS...................................... ? DE LUCRO DESEJADO.... ?...... 15,00% GESTÃO DE CUSTOS
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FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PV = CUSTO INTEGRAL X 100 100 – i OU = CUSTO INTEGRAL 1 - i GESTÃO DE CUSTOS
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DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO Receita de Vendas........................................... = (-) Deduções de vendas (ICMS/PIS/COFINS). = = Receita Líquida de Vendas............................ = (-) C.P.V............................................................. = = RESULT. OPERAC. BRUTO......................... = (-) Despesas Operacionais................................ = = RESULT. OPERAC. LÍQUIDO....................... = GESTÃO DE CUSTOS
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Margem Bruta e Markup (não são sinônimos) Preço de venda.....................= 100,00 Custo.....................................= 50,00 Margem Bruta.......... = 50,00 ou 50% Markup......................= 2,00 ou 100% GESTÃO DE CUSTOS
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FATURAMENTO DE EQUILÍBRIO (P.E.) Custo Fixo integral (custos e despesas) Margem de Contribuição GESTÃO DE CUSTOS
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Demonstração do Resultado GESTÃO DE CUSTOS
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