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Níveis de Agregação de Custos Prof Samir Silveira.

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Apresentação em tema: "Níveis de Agregação de Custos Prof Samir Silveira."— Transcrição da apresentação:

1 Níveis de Agregação de Custos Prof Samir Silveira

2 Apresentar a nomenclatura utilizada para descrever os níveis de agregação dos custos no processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados Objetivos

3 A nomenclatura referente aos níveis de agregação dos custos dos produtos é importante para o monitoramento do processo produtivo e para a comparação entre os produtos no que diz respeito ao consumo de recursos. Os custos assim são classificados em: – Custo Primário – Custo de Transformação Níveis de Agregação de Custos

4 Custo Primário Denomina-se primário o custo representado pela matéria- prima e pela mão-de-obra direta consumidas na fabricação de determinado produto Representa o peso da matéria-prima (MP) e da mão-de-obra efetivamente utilizada no processo de transformação (MOD). Pode ser utilizado como critério de rateio para os custos indiretos.

5 Custo de Transformação O custo de transformação representa os esforços da empresa, medidos em valores monetários, para transformar a matéria- prima em produto acabado. É constituído pelos custos de mão-de-obra direta (MOD) e pelos custos indiretos de fabricação (CIFs) Pode ser utilizado como critério de rateio para os custos indiretos.

6 Custo de Produção O custo de produção representa, em certo período o valor de todos os bens e serviços consumidos no processo de transformação da matéria-prima em produto acabado Sua utilidade está em demonstrar a margem fábrica, isto é, o lucro antes do pagamento das despesas administrativas, financeiras, comerciais e impostos

7 Custo dos Produtos Fabricados O custo dos produtos fabricados refere-se ao custo de produção das mercadorias efetivamente acabadas em determinado período. Trata-se de um ajustamento do custo de produção para incorporar a variação do inventario de produtos em processo.

8 Custo dos Produtos Vendidos O custo dos produtos vendidos (CPV) diz respeito aos custos dos produtos efetivamente vendidos, à vista ou a prazo, em determinado período. Esse valor será confrontado com a receita operacional para calcular o lucro operacional bruto do período

9 Exemplo

10 Bibliografia SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Gestão de Custos: Aplicações Operacionais e Estratégicas. Atlas 2007 – Capítulo 4


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