A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma."— Transcrição da apresentação:

1 Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma reação utiliza uma única espécie para formar o complexo ativado.

2 Bimolecular Quando a formação do complexo ativado envolver duas espécies (iguais ou diferentes) trimolecular. Quando envolver três espécies.

3 O monóxido de nitroênio (NO) reage com hidrogênio, segundo a reação: 2NO +H2  N2O +H2O Sabendo que a reação se processa em uma única etapa, determine: a)Lei da velocidade b)Ordem da reação c)Molecularidade

4

5 Certa reação é de primeira ordem com relação ao reagente A, de segunda ordem com relação ao reagente B e de ordem zero com relação ao reagente C. Qual a influencia na velocidade da reação se: a)Dobrarmos a concentração de A b)Triplicarrmos a concentração de B c)Quadruplicarmos a concentração de C K

6 Com relação à reação: 2 A + 3 B  2 C + D podemos afirmar que: a) os reagentes (A e B) são consumidos com a mesma velocidade. b) a velocidade de desaparecimento de A é igual à velocidade de aparecimento de C. c) A lei da velocidade da reação é de V=K[A] 3.[B] 2 d) os produtos (C e D) são formados com a mesma velocidade. e) a velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de D.

7

8 Determinação experimental da lei da velocidade Quando uma reação não é elementar, existe um modo prático para determinar ou confirmar a expressão da lei da velocidade. São realizados diversos experimentos variando a concentração de reagente e verificando a sua influencia na velocidade. Se a mudança de concentração de um reagente alterar a velocidade, este faz parte da equação de velocidade. Caso não ocorra alteração, significa que esse reagente não faz parte da equação.

9

10

11 Determine a equação de velocidade da reação não elementar, sabendo que os dados da tabela referem-se à cinética à temperatura de 400oC. Qual a ordem global da reação? 2NO + O 2  2NO 2 Experimento[NO] (mol/L)[O2] (mol/L)Velocidade da reação I0,020,011 x 10 -4 II0,040,014 x 10 -4 Obs.: Quando a reação é não elementar, os coeficientes estequiométricos não são, necessariamente, os expoentes da equação. V = k.[NO] 2

12

13 Se tivermos em um recipiente, à temperatura ambiente, dois gases prontos para reagir, segundo a reação elementar abaixo. O que acontecerá com a velocidade de reação dos gases se, em um dado momento, apenas dobrarmos as concentrações molares dos gases? A(g) + 3 B(g)  2 C(g)

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 ELETRICIDADE A energia elétrica pode ser usada para aumentar a energia cinética das moléculas e, em função disto aumentar a velocidade da reação. É o que ocorre nos motores dos automóveis onde a faísca elétrica provoca a combustão da gasolina.

24 LUZ A luz provoca algumas reações denominadas de REAÇÕES FOTOQUÍMICAS. As principais são: Fotossíntese, decomposição da água oxigenada em água e oxigênio

25 PRESSÃO Nas reações com gases a pressão altera o número de colisões.

26

27

28 O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água? I) Usaria água gelada. II) Usaria água a temperatura ambiente. III) Dissolveria o comprimido inteiro. IV) Dissolveria o comprimido em 4 partes. Assinale das alternativas abaixo a que responde corretamente à questão. a) I e IV. b) I e III. c) III. d) II e III. e) II e IV

29 02) Das proposições abaixo, relacionadas com cinética química, a única falsa é: a) A velocidade de uma reação pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade de tempo. b) A colisão entre as partículas químicas é necessária para que haja reação. c) Temperatura e catalisador são fatores que influenciam na velocidade de reação. d) A concentração dos reagentes afeta a velocidade de reação. e) A natureza dos reagentes não exerce influência na velocidade de reação.

30 Na decomposição térmica da amônia expressa pela equação elementar: 2 NH3 (g)  N2 (g) + 3 H2 (g) Duplicando-se a concentração molar de NH3, a velocidade da reação ficará: a) inalterada. b) duas vezes maior. c) três vezes maior. d) quatro vezes maior. e) seis vezes maior.

31

32 Dada a equação: A + B  C e o quadro cinético abaixo: Diga a expressão da velocidade que representa a reação e qual o valor da constante K da reação.

33 ( FEI-SP) Seja a decomposição de água oxigenada: 2H 2 O 2  2H 2 O + O 2 Em dois minutos, observa-se uma perda de 3,4g de água oxigenada. Qual a velocidade média dessa reação em relação ao gás oxigênio em mol/min?


Carregar ppt "Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google