A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados."— Transcrição da apresentação:

1 Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva

2 PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados simples, rápido e eficiente para se trabalhar com sistemas Web.

3 PHP e Banco de Dados A utilização do banco de dados será dividida em 5 passos:  Abrir conexão;  Selecionar uma base;  Executar uma query;  Processar atributos;  Fechar conexão;

4 Abrindo uma Conexão mysql_connect( servidor, usuario, senha); A função mysql_connect abre a conexão com o servidor MySQL. Retorna um identificador de link (link_identifier) com o MySQL se der certo, ou FALSE se falhar.

5 Seleção da Base de Dados mysql_select_db(nome_bd, conexao); Define o banco de dados ativo no servidor que é associado ao identificador de conexão(link_identifier) especificado. Retorna TRUE em caso de sucesso ou FALSE em falhas.

6 Consulta ao banco de dados mysql_query( query, conexao); envia uma query para o banco de dados ativo no servidor da conexão informada em link_identifier. Somente para os comandos SELECT, SHOW, EXPLAIN ou DESCRIBE mysql_query() retorna um identificador de recurso ou FALSE se a query não foi executada corretamente. Para outros tipos de comandos SQL, mysql_query() retorna TRUE em caso de sucesso e FALSE em erro.

7 Recuperar e Processar Atributos mysql_fetch_array(query_result); Retorna um array que corresponde a linha buscada, ou FALSE se não houverem mais linhas.

8 Fechar Conexão mysql_close(link_identifier); Fecha a conexão com o servidor MySQL que for referida no parâmetro link_identifier. Retorna TRUE em caso de sucesso ou FALSE em falhas.

9 Acesso ao MySQL <?php // (1) abrir conexão com mysql no servidor remoto ao PHP $conn = mysql_connect("localhost","root","1"); // (2) selecionar banco de dados mysql_select_db("fatesc",$conn); // (3) consulta ao bd fatesc sobre tabela costumer $cur = mysql_query("SELECT IDCOSTUMER, NMCOSTUMER FROM COSTUMER",$conn); // (4) recupera linhas da tabela while ($row = mysql_fetch_array($cur)) { // (4) imprime valores de atributos echo "| ".$row["IDCOSTUMER"]." | ".$row["NMCOSTUMER"]; echo " "; } // (5) fechar conexão mysql_close($conn); ?>

10 Parâmetros de Conexão mysql_connect requer três parâmetros:  servidor: host ou ip do servidor e a porta (normalmente é a 3306) a qual não é obrigatória. Ex.: 'localhost:3306' ;  usuário: nome do usuário da base;  senha: senha vinculada ao usuário da base;

11 Parâmetros na Seleção do Banco de Dados O primeiro parâmetro se refere ao nome da base a ser aberta. O segundo parâmetro pode ser omitido, porém é boa prática sempre utilizá-lo para evitar erros.

12 Parâmetros para Consulta mysql_query utiliza 2 parâmetro:  O primeiro parâmetro é a consulta a ser efetuada no banco de dados.  O segundo parâmetro era a conexão associada ao banco de dados a ser consultado.

13 Parâmetros para Recuperar e Processar Atributos mysql_fetch_row: retorna um array contendo linha a linha de uma tabela do banco de dados associado à consulta O parâmetro de entrada é o resultado de uma chamada a mysql_query.

14 Parâmetros para Fechar a Conexão fecha a conexão com o parâmetro retornado pela função mysql_connect;

15 Outras Funções mysql_pconnect: funciona da mesma forma que mysql_connect, porém Abre uma conexão persistente com um servidor MySQL. Não pode ser fechada com mysql_close; Conexões expiram automaticamente e tempo depende da configuração do servidor mysql;

16 Outras Funções mysql_unbuffered_query: semelhante a mysql_query, porém não utiliza buffer para recuperar resultados; Pode-se começar a trabalhar com o resultado imediatamente após a primeira linha ser retornada. Não é necessário esperar que toda a query SQL seja realizada.

17 Outras Funções mysql_change_user: muda o usuário logado da conexão ativa atual, ou da conexão dada pelo parâmetro opcional link_identifier;

18 Outras Funções mysql_free_result: utilizada para liberar espaço em memória quando o programa utiliza muitas consultas seguidas. somente precisa ser chamado se você esta preocupado em quanta memória esta sendo usada para query num grande conjunto de resultados

19 Outras Funções mysql_data_seek: permite que o usuário acesse qualquer linha da tabela diretamente. Exemplo: mysql_data_seek($res,10) retorna um array contendo todos os valores de atributos da linha 10 do conjunto de dados retornado na variável $res.

20 Tratando Erros int mysql_errno($conn): Retorna o número do erro da ultima função do MySQL, ou 0 (zero) se não houve erro. string mysql_error($conn): Retorna o texto do erro da ultima função do MySQL, ou '' (Uma string vazia) se não houve erro.

21 <?php mysql_connect("localhost", "mysql_user", "mysql_password"); mysql_select_db("arquivonaoexistente"); echo mysql_errno(). ": ". mysql_error(). "\n"; mysql_select_db("kossu"); mysql_query("SELECT * FROM tabelanaoexistente"); echo mysql_errno(). ": ". mysql_error(). "\n"; ?> O exemplo acima deve produzir a seguinte saida: 1049: Unknown database 'arquivonaoexistente' 1146: Table 'kossu.tabelanaoexistente' doesn't exist. Tratando Erros

22 <?php function exibeErro() { die("Erro ".mysql_errno()." : ".mysql_error()); } if (! ($con =@mysql_connect($_SERVER["REMOTE_ADDR"],"aluno","aluno"))) die("Conexão falhou!"); if (! (mysql_select_db("xxx",$con))) exibeErro(); ?>


Carregar ppt "Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google