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INFORMÁTICA APLICADA Prof:Felipe Lira www.felipelira.com.br.

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1 INFORMÁTICA APLICADA Prof:Felipe Lira www.felipelira.com.br

2 AULA 01 Prof: Felipe Lira Site: www.felipelira.com.br

3 HARDWARE E SOFTWARE  O que é hardware ?

4 HARDWARE E SOFTWARE  O que é hardware ?  hardware é toda parte física do computador  É tudo aquilo que podemos pegar  Exemplos: Teclado, Mouse, Fonte, Memorias, monitor...etc

5 FONTE DE ALIMENTAÇÃO  A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador.

6 CURIOSIDADE  Seu computador corresponde a apenas 1% da sua conta de energia.  Nos EUA existe o costume de deixar o computador ligado 24h.  O momento onde a fonte mais puxa energia, é quando liga.

7 PLACA MÃE  É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.  Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação.

8 PLACA MÃE - PARTICULARIDADES  BIOS (Basic Input Output System) é um tipo de chip (Flash- ROM) que contém um pequeno software responsável por controlar o uso dos dispositivos e mantém informações de data e hora. O BIOS trabalha junto com o POST (Power On Self Test), um software que testa os componentes do micro em busca de eventuais erros. Podemos alterar as configurações de hardware através do Setup, uma interface também presente na Flash-ROM.

9 PLACA MÃE - PARTICULARIDADES  A bateria interna do tipo Lítio(bateria de lítio) CR2032 tem a função de manter as informações da Flash- ROM armazenadas enquanto o computador está desligado (somente em placas-mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando). A bateria de lítio tem voltagem de três volts e é para manter funcionando sem atrasar o relógio e outros componentes como as informações gravadas na BIOS.

10 PLACA MÃE - PARTICULARIDADES  Chipset é um chip (ou conjunto de chips) responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída como o barramento de comunicação do processador, o acesso à memória, o acesso ao HD, periféricos on-board e off-board, comunicação do processador com a memória RAM e entre outros componentes da placa-mãe. Geralmente, é dividido em southbridge e northbridge.

11 SOUTHBRIDGE OU PONTO SUL Conhecido como I/O controller – HUB ou ponto norte, é responsável pelo controle de dispositivos de entrada e saída, portas paralelas e seriais controladores de IDE e ISA, RAM Bios e etc. Assim todo o controle de Placas de Som, Vídeo e Rede externa, é feita a traves da South Bridge.

12 NORTHBRIDGE OU PONTO NORTE  Conhecido como memore controller – MCH em sistemas Intel ou Ponto Norte, ele é responsável pelo trabalho mais pesado pois geralmente lida com a comunicação entre a CPU, memoria RAM, AGP,PCI EXPRESS e o South Bridge. Por conta disso geralmente requer um dissipador de calor para não esquentar muito.  Cabe ao ponte norte as tarefas de controle do FSB (front side bus) velocidade na qual o processador se comunica com a memória e com componentes da placa – mãe.

13 DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA  O que são dispositivos de entrada e saída ?

14 DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA  O que são dispositivos de entrada e saída ?  Entrada/saída, sigla E/S (em inglês: Input/output, sigla I/O) é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.

15 DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA  Híbridos, dispositivos com as duas características existentes.  Ex: Dispositivos E – Teclado, Mouse Dispositivo S – impressoras, Monitor Híbridos E/S – Pendrives, impressoras multifuncional

16 HD – DISCO RÍGIDO  Local de Armazenamento de dados e informações.  Gravação do Sistema Operacional e Arquivos.  Parte interna parecida com uma radiola antiga.  Sensível a quedas.

17 MEMORIA RAM  A Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

18 MEMORIA ROM  A memória somente de leitura ou ROM (acrônimo em inglês de read-only memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

19 MEMORIA RAM  A RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de RAM.

20 MEMORIA CACHE  Cache de memória é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.  Em poucas palavra ele memoriza o que foi gravado na memoria RAM

21 MEMÓRIA FLASH  É uma memória do tipo EEPROM ( Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory ), desenvolvida pela Toshiba, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação.

22 MEMÓRIA FLASH  Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), SSD, MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.

23 MEMORIA VOLÁTIL E NÃO VOLÁTIL  Memoria volátil: Toda memoria que perde seus dados assim que deixam de ser alimentadas pela fonte do computador.  não volátil: Toda memoria que NÃO perde seus dados assim que deixam de ser alimentadas pela fonte do computador.

24 PROCESSADOR - CPU  Unidade Central de Processamento  O microprocessador, geralmente chamado simplesmente de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente. 

25 PROCESSADOR - CPU  Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.

26 PROCESSADOR - CPU  O CPU inclui duas unidades: a Unidade de Controle (UC) e a Unidade de Lógica e Aritmética (ULA).  Unidade de Controle (UC), em inglês: control unit (CU), responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU; a apoiá-la/o terá a colaboração de uma outra estrutura/actor (o decodificador de instruções).  A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré- programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução.

27 PROCESSADOR - CPU  A unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é um circuito digital que realiza operações lógicas e aritméticas. A ULA é uma peça fundamental da unidade central de processamento (CPU), é na verdade, uma "grande calculadora eletrônica", e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.  Em poucas palavras executa operações aritméticas e operações lógicas.

28 UNIDADE DE MEDIDAS  Conceito

29 OUTROS  Monitor  Gabinete  Teclado  Mouse  Drive de CD/DVD  Estabilizador

30 SOFTWARE  Toda parte lógica do computador  Responsável por gerenciar todo o hardware  São os Sistemas, Programas e etc...  Você não pode pegar  Principal software existente é o Sistema Operacional

31 SISTEMA OPERACIONAL  Sistema operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

32 SISTEMA OPERACIONAL  Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa.

33 PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS  Linux, Mac OS, Windows  Linux:  É um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux;  Convivem sem nenhum tipo de conflitos com outros sistemas operacionais;  Não é vulnerável a vírus;

34 PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS  Mac OS :  É totalmente gráfico e conhecido pela sua relativa simplicidade de operação;  Foi otimizado por chips, que tem mais velocidade;

35 PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS  Melhor sistema operacional  Custo Elevado  Só funciona em máquinas fabricadas pela própria Apple;

36 PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS  É um sistema operacional criado pela Microsoft;  É um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões;  É o sistema operacional mais usado em computadores pessoais no mundo;  Muitas de suas copias são ilegais;  Sua interface é baseada em itens visuais, como ícones janelas, menus;

37 PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS  Para arquivar não poderá usar dois objetos com o mesmo nome na mesma pasta;  Não poderá usar os caracteres * / ? : “|><;  Deve estar sempre a proteção de antivírus pois é muito vulnerável aos vírus;  Tem a grande vantagem de serem compatíveis com programas comerciais e jogos;  É monousuário, pode ate ter varias contas, mas poderá entrar somente com usuário de cada vez

38 AULA PRATICA COM WINDOWS  Windows xp, 7, 8, 8.1 e 10  Conceitos gerais  Data e Hora  Personalizar Windows

39 ATIVIDADE 1.O que são Hardwares ? der ao menos dois exemplos. 2.Qual o Principal Sistema operacional e porque ? 3.Para que serve a bateria da Placa Mãe ? 4.O que é CPU ? 5.Qual o sistema operacional mais seguro e porque ? 6.O que são dispositivos de entrada e saída ? 7.Dê exemplos de dispositivos de entrada, de saída e híbridos. 8.O que é e para que serve o Disco Rígido ?

40 ATIVIDADE 9. Como Criar uma Pasta no Windows ? 10. Como renomear um arquivo no Windows? 11. Em uma loja um HD tem 2 Terabyte (TB) de tamanho de armazenamento e um HD externo tem 5000 GigaByte (GB), Qual o mais vantajoso na hora de comprar sem levar em consideração o preço ? 12. Diga as principais características dos Principais Sistemas operacionais.

41 INTERATIVIDADE E-mail: edufelipelira@gmail.com Site: www.felipelira.com.br  Obrigado a todos !


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