A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”"— Transcrição da apresentação:

1 Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”
4 Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”

2 Salmo 8.1-9 Salmo Salmo 8.3-4 “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?”

3 conscientizar-se de que, apesar de toda a pequenez do homem, Deus em Sua infinita bondade, o valoriza; aprender que somente em Jesus o homem realiza todo o seu potencial.

4 INTRODUÇÃO

5 As descobertas científicas dos últimos séculos...
O que essas descobertas indicam? O homem quer se igualar ao Criador? Por que Deus permite que o homem pesquise e avance em suas descobertas científicas? Que implicações essas descobertas podem ter em relação à nossa compreensão de quem é Deus?

6 O avanço da ciência tem influenciado em questões éticas, tais como o aborto, a eutanásia e em todas as decisões judiciais (os direitos de uma pessoa dependem de como entendemos “pessoa”).

7 O salmo 8 gira em torno de duas grandes verdades
A grandeza extraordinária do Deus Criador O lugar destinado ao homem na terra por Deus criada

8 A GRANDEZA DO DEUS CRIADOR
(Sl 8.1-2)

9 A grandeza do Deus Criador
O nome do Senhor A sabedoria do Senhor A pessoa do Senhor

10 A grandeza do Deus Criador
O nome do Senhor Inclui tudo que Ele é, tudo que Ele faz (Ex ; Sl ) Abrange a terra toda com Sua fama (Rm 1.20; 1Rs ) e também os céus (Sl 89.9; Ap ) É refúgio do crente (Pv 18.10; Is 50.10) É definido por Jesus no Novo Testamento (Pv 30.4; At 4.12) Majestoso é usada em outros textos para descrever os vagalhões do mar, reis poderosos, os cedros imponentes do Líbano, navios de grande porte - tudo que se impõe pela grandeza, beleza e poder impressionante.

11 A grandeza do Deus Criador
O nome do Senhor A sabedoria do Senhor Deus tem os seus inimigos (2Ts 2.3-4) Tal grandeza se manifesta na sabedoria de Deus, que usa o que é fraco para derrotar o adversário forte.

12 Quem odeia a Deus odeia também os que são de Deus
(Jo ; 1Pe 5.8)

13 A grandeza do Deus Criador
O nome do Senhor A sabedoria do Senhor Deus tem os seus inimigos (2Ts 2.3-4) Estes inimigos, e especialmente o Diabo, usam antes de tudo a palavra para desafiar a Deus e para tentar os homens (Dn 7.8; Ap ) Estes inimigos são vingativos (Sl ; 69.4) As grandes vitórias de Deus são ganhas pelos que são fracos, mas dependem totalmente dEle (Sl 8.2; Mt ; 2Co )

14 “Fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe.”
(Salmos 131:2 RA) Ninguém é mais dependente do que uma criança de peito (Mt ; Sl 131.2).

15 Por que Deus age assim? (2Co 4.7; Ef 2.8-9)

16 A grandeza do Deus Criador
O nome do Senhor A sabedoria do Senhor A pessoa do Senhor JEOVÁ EU SOU NOSSO SENHOR

17 Relacionamento pessoal com esse Deus
(Sl 23.1; Mt 6.9)

18 A GRANDEZA DO HOMEM CRIADO

19 “ Que é o homem, para que com ele te importe?”
1 “ Que é o homem, para que com ele te importe?” (Salmos 8:4 NVI) Davi coloca o ser humano, criatura aparentemente tão insignificante, contra o pano de fundo das demais coisas criadas

20 Como um Deus tão grande pede contas a um ser tão pequeno?
Faz diferença para Deus alguém ser justo ou não? (Jó )

21 O papel que Deus projetou para o homem
2 Gn O papel que Deus projetou para o homem

22 a) O homem tem posição de destaque na hierarquia da criação, logo abaixo de Deus

23 b) Ao homem foi dado o domínio sobre todas as criaturas da terra e dos mares (Gn ; Sl 8.6-8)

24

25 A RESPOSTA Há, no Antigo Testamento, questionamentos e anseios que só acham resposta no Novo Testamento, em Cristo (Jó ; Mt 13.17; 1Pe ).

26 Uso do Salmo 8 no Novo Testamento
O escritor aos Hebreus contempla o homem neste salmo e percebe a discrepância entre o domínio que ele deve exercer e a realidade atual

27 Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas
(Hb NVI)

28 Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.” (Hb 2.9 – NVI) Pelo Seu sangue derramado na cruz, Jesus assumiu, como homem, o que o Pai planejou para todos os homens. Deus está trazendo muitos filhos para a glória (Hb NVI; 2Tm ).

29 Uso do Salmo 8 no Novo Testamento
O escritor aos Hebreus contempla o homem neste salmo A vitória do Homem por excelência, Jesus, possui dimensões muito maiores, cósmicas e eternas

30 Deus O ressuscitou “fazendo-o
Deus O ressuscitou “fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.” (Ef NVI).

31 Uso do Salmo 8 no Novo Testamento
O escritor aos Hebreus contempla o homem neste salmo A vitória do Homem por excelência, Jesus, possui dimensões muito maiores, cósmicas e eternas A vitória de Jesus foi sobre a própria morte

32 “Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte” ( 1Co ) Ler com atenção 1Co

33 Uso do Salmo 8 no Novo Testamento
O escritor aos Hebreus contempla o homem neste salmo A vitória do Homem por excelência, Jesus, possui dimensões muito maiores, cósmicas e eternas A vitória de Jesus foi sobre a própria morte Nestas três cartas do Novo Testamento, Jesus não só vence como homem. Também traz os salvos com Ele

34 OS QUE O TÊM COMO SENHOR E SALVADOR ESTÃO UNIDOS COM ELE NESTA VITÓRIA:
Ele os chama de “irmãos” (Hb ) Ele é “cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo” (Ef ) “Em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem” (1Co NVl).

35 CONCLUSÃO

36 EM CRISTO DEUS DEMONSTROU COMO O HOMEM DEVE SER:
Sem pecado, reinando com bondade e responsabilidade sobre o resto da criação (Gn ) Unido ao Pai e ao Filho, porque "a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo... para que a nossa alegria seja completa“ (1Jo 1.3-4)

37 Tenho me empenhado para explorar positivamente todo o meu potencial?
Se tenho tanto valor para Deus, estou também valorizando o que Ele fez por mim? Tenho me empenhado para explorar positivamente todo o meu potencial? Que importância tenho dado à natureza de Deus?

38 Que posso fazer para transmitir aos outros a grandeza de Deus?
Que tenho, como indivíduo, feito para demonstrar respeito à criação de Deus? Que posso fazer para transmitir aos outros a grandeza de Deus? Como posso demonstrar com meu viver que Deus é um ser grandioso?

39

40

41 Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR
Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 20/11/2012 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2013 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo que teremos o maior prazer em ajudá-los


Carregar ppt "Salmo 8 – Salmo doutrinário – “Que é o homem?”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google