A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mateus 2, 13-15.19-23. A Sagrada Família. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Guridi. Díez melodías vascas: Amorosa. Deus fala-nos por meio das pessoas que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mateus 2, 13-15.19-23. A Sagrada Família. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Guridi. Díez melodías vascas: Amorosa. Deus fala-nos por meio das pessoas que."— Transcrição da apresentação:

1

2 Mateus 2, 13-15.19-23. A Sagrada Família. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Guridi. Díez melodías vascas: Amorosa. Deus fala-nos por meio das pessoas que pôs ao nosso lado, olha-nos sobretudo com a olhar das pessoas que vivem junto a nós. Deus abençoa-nos colocando-nos junto de pessoas de luz, pessoas boas, e às vezes abençoa-nos colocando-nos junto de pessoas que têm necessidade de nós.

3 Depois de os Magos partirem, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: “Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto e fica lá até que eu te diga, “Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto e fica lá até que eu te diga, A vida da Sagrada Família, como a de tantas outras famílias, teve os seus problemas e dificuldades. Nada humano é alheio a Jesus: nasce fora de sua casa, é rejeitado, perseguido pelos poderosos, foge para um país estrangeiro, vive como refugiado, com todas as dificuldades dos que emigram ou se exiliam.

4 A lista de pessoas refugiadas, de famílias que sofrem a marginalização e a exclusão, aumenta em dez mil pessoas cada dia. A lista de pessoas refugiadas, de famílias que sofrem a marginalização e a exclusão, aumenta em dez mil pessoas cada dia. Delas, vinte milhões consideram-se refugiadas por terem tido que cruzar a fronteira do seu país para escapar à perseguição, à violência ou à morte. Vinte e quatro milhões de pessoas vivem deslocadas no interior de seus próprios países. Muitas outras são vítimas da pobreza ou da destruição do meio ambiente. Jesus continua a encarnar hoje... Sinto-me filho de Deus? Creio que todas as pessoas do mundo são filhas de Deus? Sinto-me de verdade irmão dos outros? Creio que a humanidade inteira forma uma só família? Tolero as diferenças brutais entre irmãos mortos de fome e fartos de caprichos? Que família é essa?

5 Na actualidade continuam a existir “herodes”, continuam a acontecer violências e abusos físicos, psíquicos, sexuais, contra as crianças. Também continuam a existir as crianças da rua, o tráfico de órgãos infantis, as redes de prostituição infantil... Continuam a morrer de fome todos os dias É necessária a defesa dos seus direitos, para que todos recebam o amor, a ternura, a segurança, a atenção e o cuidado que necessitam para crescer com dignidade, alegria e liberdade. pois Herodes vai procurar o Menino para O matar.

6 José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto e ficou lá até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta: “Do Egipto chamei o meu filho”. A Palavra põe em movimento, conduz pelos caminhos mais imprevistos. Nunca é demasiado noite para impedir o projecto de Deus. Em Jesus cumprem-se os anúncios e esperanças dos profetas. Sei quando tenho de fugir, de quê e de quem? Que importância tem a voz de Deus nas minhas idas e vindas?

7 Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egipto e disse-lhe: - Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e vai para a terra de Israel, pois aqueles que atentavam contra a vida do Menino já morreram”. José distingue-se pela escuta e por pôr em prática a Palavra. Descobre a presença e a ajuda de Deus também nas situações difíceis Em qualquer momento, em qualquer lugar, a qualquer hora, em sonhos, no silêncio, em momentos de reflexão, no barulho quotidiano, nas pessoas que se cruzam no meu caminho, Deus continua a dirigir-me a sua Palavra boa e nova. Estou à escuta?

8 José levantou-se, tomou o Menino e sua Mãe, e voltou para a terra de Israel, Mas, quando ouviu dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai, Herodes, teve receio de ir para lá. E, avisado em sonhos, retirou-se para a região da galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que fora anunciado pelos Profetas: “Há-de chamar-Se Nazareno”. José volta a confiar em Deus e desvia o seu caminho. A preocupação de José é proteger Jesus. Através de Jesus chega-nos o amor de José, amor que pensa na necessidade do outro, em se sacrificar sem se importar o que custa. Vendo o amor de Maria e José, aprenderia Jesus a chamar “Abbá” a Deus. N NNAZARÉAZARÉNNAZARÉAZARÉ

9 PARA NÃO SE PERDER NA VIDA Filho, estás equipado por mim para a tua vida, mas só para a tua vida. Tens tudo o necessário para viver a tua própria aventura pessoal, para seres tu mesmo e realizar assim o meu sonho sobre ti. Mas recorda e escuta os teus seres queridos: «Nós somos nós, e tu és tu. Nós não podemos impor-te a nossa vida nem impedir-te viver a tua. Podes fazer o que escolheres. Em qualquer caso, não te vamos proteger das consequências da tua escolha e vamos reservar-nos o direito de nos protegermos nós mesmos dos efeitos da tua escolha». Meu filho, minha filha, não esqueças de dizer seja a quem for - próximo, afastado, sábio, necessitado, rico, pobre - esta dura e terna verdade: Eu sou eu, e tu és tu. Eu não estou na vida para satisfazer as tuas necessidades nem tu estás na vida para satisfazer as minhas. Se por casualidade nos encontramos, será maravilhoso; se não, não podemos fazer nada. Mau filho, minha filha, escolhe e faz o teu caminho com liberdade, com alegria, com responsabilidade, com sabedoria, com paz. Ulibarri Fl.


Carregar ppt "Mateus 2, 13-15.19-23. A Sagrada Família. Autora: Asun Gutiérrez. Música: Guridi. Díez melodías vascas: Amorosa. Deus fala-nos por meio das pessoas que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google